Sistemas Modelizantes
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
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1. A linguagem da Escola Semiótica de Tártu-Moscou e as traduções de Iúri Lotman no Brasil
RESUMO O uso de linguagem codificada e esópica nos trabalhos dos semioticistas que integraram a Escola Semiótica de Tártu-Mosou foi motivado pelo desejo de serem compreendidos pelo círculo e não compreendidos por possíveis intrusos indesejáveis dos órgãos de controle soviéticos. Um dos termos centrais utilizados pela Escola - os “sistemas modeliz
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 14/11/2019
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2. Iúri Lotman e a Escola de Tártu-Moscou
Resumo: Objetivamos descrever a atuação de Iúri Lotman na qualidade de iniciador e um dos participantes de destaque da Escola Semiótica de Tártu-Moscou (1960-1980). O trabalho conta com documentos e fotografias do arquivo pessoal de Serguei Nekliúdov, também integrante da Escola, que ilustram as atividades dos semioticistas no context
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-06
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3. Alguns aspectos da semiótica da cultura de Iúri Lótman / Some aspects of Yuri Lotman\ s semiotics of culture
O presente trabalho tem por objetivo a análise da evolução da semiótica da cultura na obra de estudioso da cultura e literatura, crítico e filósofo russo Iúri Lótman por meio de traduções e dos comentários concernentes aos seus ensaios, escritos em diferentes épocas e dedicados aos principais conceitos da semiótica da cultura, tais como o fenôm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/06/2012
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4. O design de aparência de atores e a comunicação em cena
Esta pesquisa pretende analisar a linguagem utilizada para construir a aparência de atores e personagens no âmbito de espetáculos, a qual denominamos caracterização visual de atores, bem como dimensionar sua importância na edificação dos significados de uma dada obra artística. A expressão caracterização visual refere-se, mais especificamente, ao
Publicado em: 2008
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5. Traços idrogramáticos na linguagem animês
O objetivo desta tese consiste em mostrar os princípios ideogramáticos na construção da linguagem dos animês. Partimos da hipótese de que se a escrita ideogramática japonesa se expressa no desenho, eles também carregam traços dessa escrita. Definimos como universo de análise seis animês, compreendendo o período dos anos sessenta à primeira déca
Publicado em: 2005