Traços idrogramáticos na linguagem animês

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O objetivo desta tese consiste em mostrar os princípios ideogramáticos na construção da linguagem dos animês. Partimos da hipótese de que se a escrita ideogramática japonesa se expressa no desenho, eles também carregam traços dessa escrita. Definimos como universo de análise seis animês, compreendendo o período dos anos sessenta à primeira década do ano dois mil: a saber, Ribon no Kishi (A Princesa e o Cavaleiro), Kidou Senshi Gundam (Móbile Suit Gundam), Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco), Ranma 1/2; Shin Seiki Evangelion (Neon Genesis Evangelion) e Sen to Chihiro no Kamikakushi (A Viagem de Chihiro). Para isso, nossa trajetória de pesquisa baseou-se em elaborar uma lista dos principais desenhos japoneses, com a finalidade de encontrar os animês mais importantes historicamente, e já consagrados como grandes fenômenos de audiência. O critério de seleção também se deu obedecendo às regras e denominações de classificação dos mangás, determinadas de acordo com os diferentes temas abordados pelas histórias e pela divisão por faixa etária e sexo. Outro momento da pesquisa foi estabelecer um critério de classificação das obras, agrupando-as nos seguintes gêneros: robôs, heróis, heroínas, esportes, família, vida cotidiana, ficção científica e mangás históricos. Nosso primeiro objetivo foi aproximar os animês sob a perspectiva teórica da semiótica da cultura elaborada pelos semioticistas da Escola de Tartu Moscou, definindo o objeto central da tese. Inicialmente buscamos na vasta bibliografia dos estudos russos, a compreensão de alguns conceitos fundamentais, tais como: cultura, sistemas semióticos, modelizações e linguagem. Definimos a categoria de estudo de sistemas modelizantes para nosso processo investigativo. Partimos da noção da língua natural como sistema modelizante de primeiro grau (entendendo assim, o alfabeto japonês), por dispor de uma organização estrutural a partir da qual nos possibilitará compreender como são gerados os demais sistemas semióticos da cultura; considerados sistemas modelizantes secundários, representados neste estudo pelos animês. Neste sentido, é que pudemos elencar cinco aspectos característicos da linguagem do alfabeto ideogrâmico; hibridização, sobreposição, colisão, laconismo e iconicidade, como critério de análise dos animês. Para finalizar, diríamos que cumpre continuar a estudar as diversas formas em que se processa os aspectos característicos da linguagem ideogrâmica ao desenho animado japonês, no que se refere aos elementos constitutivos de sua narrativa

ASSUNTO(S)

sistemas modelizantes linguagem animê mangá desenhos animados - japão ideograma artes do video

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