Sistemas De Computacao Interativos
Mostrando 1-12 de 33 artigos, teses e dissertações.
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1. Hybrid derivative-free methods for nonlinear systems / Métodos híbridos e livres de derivadas para resolução de sistemas não lineares
O objetivo desta tese é tratar da resolução de sistemas não lineares de grande porte, em que as funções são continuamente diferenciáveis, por meio de uma abordagem híbrida que utiliza um método iterativo com duas fases. A primeira fase consiste de versões sem derivadas do método do ponto fixo empregando parâmetros espectrais para determinar o ta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2012
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2. Classificador de gestos das mãos baseado em imagens para aplicação em interfaces.
A atual interação entre homens e computadores ocorre por meio de dispositivos físicos como mouses, teclados, trackballs, entre outros. Claramente, essa forma de comunicação difere daquela com que os homens se comunicam entre si, que se baseiam na fala; em expressões faciais e corporais; em gestos das mãos, etc, não sendo, portanto, naturais. Consider
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/12/2010
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3. Artefatos e linguagens de interação com sistemas digitais contemporâneos : os anéis interativos ajustáveis para a televisão digital interativa / Artifacts and languages of interaction with contemporary digital systems : the adjustable interactive rings for interactive digital television
A digitalização da transmissão da televisão terrestre no Brasil e, consequentemente, a possibilidade de oferta de interatividade na televisão estabelece um novo paradigma de interação do telespectador com essa mídia com extremo potencial de impacto social, especialmente para a população brasileira. Entretanto, a existência de artefatos digitais co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2010
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4. Um Modelo Para o Ensino do Progresso de Negociação Policial Baseado em Redes de Petri. / Teaching Model Of The Policie Nagotiation Based on Petri Nets.
Modelo de Ensino do Processo de Negociação Policial Baseado em Redes de Petri é um estudo que tem como meta auxiliar o ensino do processo de negociação estratégica em situações críticas envolvendo reféns, permitindo o aprimoramento de Policiais Militares do Estado de Alagoas em ocorrências policiais não rotineiras. Na construção metodológica d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/06/2010
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5. Um sistema de apoio ao jogador para jogos de estratégia em tempo real
Apesar da crescente popularidade dos jogos de Estratégia em Tempo Real (RTS) como plataforma para pesquisa em Inteligência Artificial (IA), os trabalhos tendem a focar na criação de um agente inteligente (ou, neste caso, bot) capaz de ganhar um jogo RTS ou a implementar alguma das competências de um jogador de RTS em algum bot. Outras abordagens usam ap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/05/2010
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6. A usabilidade nos estudos de uso da informação: em cena usuários e sistemas interativos de informação
Descreve os sistemas interativos de informação pela interface com os usuários da informação, sob a perspectiva da interação homem-computador. Apresenta as origens dos estudos de uso da informação a partir das referências da Ciência da Informação e da Ciência da Computação, expondo as contribuições prático-epistemológicas desses estudos, e
Perspectivas em Ciência da Informação. Publicado em: 2010-04
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7. Atores virtuais autônomos para sistemas narrativos interativos
Interactive Storytelling (IS) is a multidisciplinary research area that has attracted a large number of researchers in recent years. There are two main research lines within the major area: emergent and non emergent stories. However, there are few works exploring the perspective of creating IS systems that conduct emergent stories using autonomous intelligen
Publicado em: 2009
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8. Tolerância a falhas com um modelo de agentes
Anualmente, os computadores sâo utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento humano e são imprescindíveis em várias atividades fundamentais na sociedade. Particularmente em aplicações industriais, o sistema computacional têm que ser confiável e tolerante à falhas, ou seja permitir que o sistema permaneça operando mesmo na presença de falhas
Publicado em: 2009
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9. Uma Nova abordagem para modelagem e simulação interativa visual / A new approach to visual interactive modeling and simulation
Nos últimos anos, vários esforços têm sido realizados para desenvolver ambientes de simulação mais amigáveis para seus usuários (modeladores e tomadores de decisões). Técnicas de computação gráfica tem sido largamente utilizadas na interface com o usuário, tanto para a apresentação dos resultados da simulação em pós-processamento ou durant
Publicado em: 2009
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10. Algoritmos de espaço quase ótimo para hashing perfeito
Uma função hash perfeita (FHP) h : S ? [0, m - 1] para um conjunto de chaves S ? U de tamanho n, onde m = n e U é um universo de chaves, é uma função injetora que mapeia as chaves de S para valores únicos. Uma função hash perfeita mínima (FHPM) é uma FHP com m = n, o menor intervalo possível. Funções hash perfeitas mínimas são amplamente util
Publicado em: 2008
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11. Uma estratÃgia para otimizaÃÃo de sistemas interativos para televisÃo digital usando repositÃrios ativos de componentes
Atualmente observa-se por parte dos desenvolvedores de sistemas, uma tendÃncia de utilizar componentes prÃ-fabricados de software com vistas a promover o reuso, diminuindo o custo e acelerando o processo de desenvolvimento do software. Sistemas podem ser desenvolvidos atravÃs da interconexÃo de componentes obedecendo a uma arquitetura definida pelo desen
Publicado em: 2008
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12. Real-time Interactive Systems for Integrated Audiovisual Processing / Sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado
A popularizaÃÃo das artes mediadas por computador e, em especial, do visual-jÃquei (VJ), estimula o desenvolvimento de novos sistemas multimÃdia de tempo real. Esta demanda vem sendo atendida por programas especÃficos para o controle de exibiÃÃo de vÃdeos e efeitos como Resolume, ArKaos e diversas variantes; e com linguagens de programaÃÃo visual c
Publicado em: 2007