Serious Game
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
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1. Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1
Resumo Objetivo Construir serious games educativo para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Métodos Pesquisa metodológica, fundamentado no design centrado no usuário e efetivado em três etapas: revisão de literatura e envolvimento dos sujeitos; concepção e produção do protótipo; avaliação da usabilidade. Resultados a produção do ser
Acta paul. enferm.. Publicado em: 12/08/2019
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2. E-baby integridade da pele: inovação tecnológica no ensino de enfermagem neonatal baseado em evidências
Resumo Objetivo: Desenvolver e validar o serious game e-Baby: integridade da pele junto a um painel de experts. Método: Pesquisa metodológica contemplando as etapas de desenvolvimento: definição de escopo, formato do jogo e suas funcionalidades, descrição do roteiro e comunicação com desenvolvedores, prototipagem com avaliação e produção; e val
Esc. Anna Nery. Publicado em: 23/07/2018
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3. Learning lean with lego: developing and evaluating the efficacy of a serious game
Abstract This study presents the use of a serious game developed to teach Lean philosophy. The structure of this game was built from theoretical elements and predefined learning events. Learning outcomes and student motivation were considered in the evaluation of the efficacy of the game. This serious game was applied to four groups of students with differen
Prod.. Publicado em: 10/04/2017
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4. USO DE SERIOUS GAMES PARA ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
RESUMO Objetivo: identificar na literatura científica estudos que utilizam como estratégia o serious game na prevenção e/ou tratamento da obesidade infantil Método: revisão integrativa. A busca nas bases de dados resultou em 466 estudos e elegeu-se 17 trabalhos para análise Resultados: a utilização de serious games para a promoção da saúde pod
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 27/03/2017
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5. Simulação por computador e em laboratório no ensino em enfermagem neonatal: as inovações e o impacto na aprendizagem
RESUMO Objetivos: avaliar a aprendizagem cognitiva de estudantes de enfermagem na avaliação clínica neonatal a partir de um curso semipresencial com uso de simulação por computador e em laboratório; comparar a aprendizagem cognitiva dos estudantes em grupo controle e experimental ao testar a simulação em laboratório; e avaliar o curso semipresenci
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 10/10/2016
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6. Desenvolvimento de serious game como estratégia para promoção de saúde e enfrentamento da obesidade infantil
RESUMO Objetivos: desenvolver e avaliar um serious game (Jogo sério) sobre alimentação saudável e exercício físico para promoção da saúde e auxílio ao enfrentamento da obesidade infantil. Método: estudo descritivo, aplicado e metodológico. Para o desenvolvimento do jogo, foram percorridas as seguintes etapas: conceituação, pré-produção c
Rev. Latino-Am. Enfermagem. Publicado em: 15/08/2016
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7. Effectiveness of a serious game for medical education on insulin therapy: a pilot study
Objective We report the preliminary assessment of InsuOnline©, a serious game designed for medical education on insulin therapy.Materials and methods We conducted a pilot study with 41 undergraduate medical students and Internal Medicine residents to assess the educational effectiveness of InsuOnline©, as compared to a traditional educational activity (lec
Arch. Endocrinol. Metab.. Publicado em: 2015-10
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8. Realidade virtual na avaliação e no tratamento da esquizofrenia: uma revisão sistemática
Objetivo Realizar uma revisão sistemática sobre a utilização da realidade virtual (RV) na avaliação, tratamento e/ou reabilitação de pessoas com esquizofrenia, enfocando: as áreas, domínios e objetivos; as questões metodológicas; as características da RV utilizada; a viabilidade e eficácia desse recurso. Métodos Foram realizadas buscas por ar
J. bras. psiquiatr.. Publicado em: 2015-03
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9. Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro
Objetivo: avaliar a opinião dos estudantes sobre a tecnologia educacional e-Baby. Método: estudo descritivo exploratório que teve como amostra 14 estudantes de enfermagem portugueses que utilizaram a tecnologia educacional digital e-Baby em um curso extracurricular. Para atender ao objetivo, a coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento de o
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2015-02
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10. A SERIOUS GAME FRAMEWORK FOR INFORMATION MARKET WITH APPLICATION IN BUSINESS ETHICS / UM FRAMEWORK DE JOGOS SÉRIOS PARA MERCADO DE INFORMAÇÕES COM APLICAÇÃO EM ÉTICA EMPRESARIAL
A dissertação Um Framework de Jogos Sérios para Mercado de Informações com Aplicação em Ética Empresarial propõe-se a desenvolver um framework para agilizar o desenvolvimento de jogos, utilizando o modelo de Mercado de Informação. Este consiste, basicamente, em utilizar o senso comum e a sabedoria dos participantes numa estrutura de mercado especu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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11. Usabilitygame: jogo simulador para apoio ao ensino de usabilidade / Usabilitygame: game simulator to support the teaching of usability
Há um reconhecimento crescente da importância do ensino de Usabilidade, que vem sendo abordada nas mais variadas formas nas disciplinas de graduação em assuntos relacionados à informática. Usabilidade é um conceito essencial que os profissionais da área precisam aprender já que produzem artefatos para os mais diversos tipos de usuários e contextos,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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12. Integrando multiagentes em ambientes 3D: um serious game para estimulação cognitiva / Integrating multi-agents in 3D environments: a serious game for cognitive stimulation
Sistemas Multiagentes estão recebendo cada vez mais a atenção de pesquisadores e desenvolvedores de jogos virtuais. O uso de agentes permite controlar o desempenho do usuário, adaptando a interface e alterando automaticamente o nível de dificuldade das tarefas. Este trabalho descreve uma estratégia de integração de sistemas multiagentes e ambientes v
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/06/2011