Saramago Jose Critica E Interpretacao
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13. Personagem e voz na figura feminina dos romances de Ana Miranda e José Saramago
Neste trabalho fizemos uma análise da estrutura narrativa dos romances Desmundo de Ana Miranda e Memorial do Convento de José Saramago e das respectivas personagens Oribela e Blimunda. Utilizamos o método comparativo como instrumento de análise com o propósito de promover o diálogo entre as literaturas brasileira e portuguesa. Os romances fazem uma rev
Publicado em: 2007
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14. O discurso paródico no Cristo de José Saramago
The purpose of this dissertation is to analyze the parody on the novel O Evangelho Segundo Jesus Cristo by José Saramago. We pretend to establish a comparison between Jesus from the gospels tests and Jesus made by Saramago, emphasizing the through test speech, which is used as a basis for dialog mechanisms, responsible for the critic-metalanguage-ironic of
Publicado em: 2007
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15. Ricardo Reis : ficção da ficção
Fernando Pessoa, em uma de suas muitas definições sobre a questão da heteronímia, diz que seus heterônimos são “personagens fictícias sem drama”. São personagens que fazem poemas. Em O Ano da Morte de Ricardo Reis, Saramago se apropria do mais clássico dos heterônimos e insere este personagem em uma narrativa. Ficção da ficção, enquanto o p
Publicado em: 2007
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16. O trágico e o demoníaco em "O evangelho segundo Jesus Cristo", de Saramago
Este estudo realiza uma análise de O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, partindo do pressuposto de que a obra recupera circunstâncias presentes no trágico grego, lhe oferecendo nova roupagem. Avaliamos, através deste estudo, que determinados fatores pertinentes à época grega, tais como a culpa e a inevitável submissão a um destino ine
Publicado em: 2007
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17. Todos os nomes: um percurso Bakhtiniano em torno da personagem de José Saramago
Estudar o romance Todos os nomes de José Saramago foi percorrer o labirinto da palavra como um desafio aceito. Nosso trabalho teve como objetivo analisar a personagem José e sua participação discursiva nos diálogos que estabelece consigo mesma e com outrem. Elegemos como problema as seguintes questões: Como a personagem José se constrói enquanto disc
Publicado em: 2006
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18. O duplo em Saramago / The double in Saramago
The objective of this work is to study the myth of the double as character in the novel The Double, of Jose Saramago, published in 2002. To explain the form of this myth in the Contemporarity we cover the trajectory of the myth since the sprouting of the reason and the conscience of itself in the beginning of the man. As hypothesis, we understand the myth of
Publicado em: 2006
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19. Fantasmagorias de um pintor exótico: o grotesco insólito no Ensaio sobre a Cegueira
This research takes charge of an interpretative analysis of the novel Ensaio sobre a Cegueira (1995) by the Portuguese author José Saramago, and uses as the main stream of this assignment the aesthetic construction of the grotesque, imbricated in the allegory, as metaphor of the white blindness that conducts the narrative. In the analysis of the corpus, we
Publicado em: 2006
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20. Memorial do Convento: do lírico-grotesco ao sublime
O presente estudo tem como objetivo elucidar a (con)figuração lírico-grotesca no Memorial do Convento (1982) de José Saramago, revelando-a não só como instrumento de construção do híbrido ficcional no discurso romanesco contemporâneo, mas também como ponto de articulação dos contrários que, unidos, operam o efeito de sublimidade no romance. Par
Publicado em: 2006
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21. Profane Rosary: hermeneutics and dialetics in Jose Saramago / Rosario Profano : hermeneutica e dialetica em Jose Saramago
O objetivo desta Tese é demonstrar a existência de uma dialética do sagrado e do profano e de uma hermenêutica nos romances de José Saramago. Deve-se entender por dialética os movimentos de sacralização e dessacralização que organizam a estrutura narrativa e que, visando a uma critica radical da idéia de transcendência, afetam a própria modalida
Publicado em: 2005
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22. Exercícios de ser poeta: Manuel de Barros e José Saramago na literatura infantil
A modernidade implica valores que nos desafiam. O novo aparece e começa a fazer parte de nossas vidas, tão marcadamente, que torna impossível qualquer atitude de passividade. Assim é com a pintura, com a música e com a literatura - expressões de linguagens que propõem novidades a cada uma de suas novas manifestações. O que fazer frente às novidades
Publicado em: 2005
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23. O efeito estético e a catarse: a singulariedade em "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", de José Saramago
Este trabalho busca destacar os recursos literários utilizados na enunciaçào de () Evangelho Segundo Jesus Cristo. de José Saramago, para a obtenção de um efeito estético original e concomitantemente catártico. A escolha dos elementos enunciativos a serem analisados está baseada no ensaio de Edgar Allan Poe. A Filosofia da Composição. que define u
Publicado em: 2004