Sao Paulo Cidade Usos E Costumes
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1. Um protótipo do paraíso à brasileira: convergências e divergências entre o Solo Sagrado de Guarapiranga da Igreja Messiânica Mundial do Brasil e os Solos Sagrados originais da Igreja Messiânica Mundial, no Japão / A paradise prototype in the brazilian way: convergences and divergences between the Guarapiranga Sacred Grounds of the Church of World Messianity of Brazil and the original Sacred Grounds of the Church of World Messianity, in Japan
Esta dissertação de mestrado aborda o Solo Sagrado de Guarapiranga, construído na cidade de São Paulo pela Igreja Messiânica Mundial do Brasil, buscando encontrar convergências e divergências com os Solos Sagrados originais que o inspiraram, construídos pela igreja-mãe, a Igreja Messiânica Mundial, no Japão. Os Solos Sagrados, como modelos do para
Publicado em: 2009
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2. O italiano falado em Curitiba por um grupo de falantes nativos que vive no Brasil há cerca de cinquenta anos / The Italian spoken in Curitiba by a group of native speakers who living in Brazil for fifty years
No final do século XIX e durante o século XX, a história do Brasil se caracterizou pela intensa imigração de homens e mulheres de diferentes idades, provenientes de muitas partes do mundo e que procuravam aqui um lugar para viver, trabalhar e encontrar condições de vida menos duras do que aquelas presentes nos lugares que, com tristeza, tiveram de dei
Publicado em: 2009
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3. Cultura e memória: a festa de Nossa Senhora do Rosário na cidade de Silvianópolis MG
The research has as objective to study the customs, the performance, the arts of living and making, constituted in the daily one of the urban and agricultural space; from the values, trajectories of life and social fights of the historical agents who participate of the feast; I understand culture as integrant part of a field of changes and social disputes an
Publicado em: 2007
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4. Hospitalidade e acolhimento na comunidade libanesa em SÃo Paulo (1973 a 1992)
Este estudo teve como objetivo verificar, no processo sÃcio-cultural de adaptaÃÃo de um grupo de imigrantes libaneses em SÃo Paulo, a reproduÃÃo e as modificaÃÃes das prÃticas de hospitalidade de seu paÃs de origem. Procurou-se perceber os processos de integraÃÃo, a transmissÃo de usos e costumes dos padrÃes de hospitalidade e a leitura desses
Publicado em: 2007
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5. FORTALEZA NOS PRIMEIROS TEMPOS DA TV: COTIDIANO, MEMÃRIA E CULTURA (1958-1965) / FORTALEZA NOS PRIMEIROS TEMPOS DA TV: COTIDIANO, MEMÃRIA E CULTURA (1958-1965)
Esta dissertaÃÃo tem como objetivo refletir sobre o cotidiano de Fortaleza nos primeiros tempos da tv, a partir do movimento para instalaÃÃo da pioneira TV CearÃ, num perÃodo que se inicia em 1958, passa pela inauguraÃÃo da emissora, em 1960, com a programaÃÃo toda produzida na cidade; estendendo-se atà 1965, quando chegam aqui os programas gravad
Publicado em: 2007
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6. Sagrado/profano no trato do corpo e da saúde na metrópole negra: Salvador nos anos 1950/1970
O presente estudo busca apreender, na Salvador de 1950 a 1970, diferenças básicas entre concepções de saúde e doença, para a medicina oficial e para a medicina tradicional, de matrizes africanas. Nesse sentido, procura apreender, nas vias desta urbe tradicional os principais espaços e atividades profissionais que permitiram a recriação e revitaliza�
Publicado em: 2007
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7. Do púlpito ao baquiço: religião e laços familiares na trama da ocupação do sertão da ressaca
Esta tese trata do processo cultural e das tradições religiosas existentes em Vitória da Conquista, município localizado no Sudoeste da Bahia, área identificada como Sertão da Ressaca e onde viviam os índios Botocudos, Pataxós e Mongoiós que interagiram, destacadamente, com portugueses, italianos, espanhóis e africanos, em sua maioria congoleses e
Publicado em: 2007
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8. Festa de preto na São Paulo antiga: um exemplo de resistência na Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (1887-1907)
Esta dissertação é um estudo da presença da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, fundada em 1711, cuja igreja, que congregava negros e negras escravos e forras e que existia no atual centro velho de São Paulo, naquele momento, considerado, o campo da cidade. A pesquisa mostra a luta dos Irmãos em preservar sua igreja, símbolo de sua
Publicado em: 2006
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9. Body, the eating and the food: a study about the body and eating practices at the Salvador city, Bahia, Brazil / O corpo, o comer e a comida: um estudo sobre as práticas corporais e alimentares cotidianas a partir da cidade de Salvador - BA
This study investigates how women and men experiment, feel and act on the phenomena related to the body and eating practices as well as the relation of these with the urban space. The first scenario of this study was Salvador City in Bahia, Brazil. Semi- structured interviews with 24 women and men from different social classes, and documental analysis were u
Publicado em: 2006
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10. Pela Navalha - Cotidiano, Moradia e Intimidade.
Discutir o cotidiano de Belém do Pará na década de 1930 é o desafio desses escritos, bem como a expansão urbana da cidade, que foi aparecendo com suas contradições entre mudanças e permanências. Essa investigação busca contribuir para a historiografia regional da Amazônia, também com as discussões sobre cotidiano, família, sensibilidades, urba
Publicado em: 2005
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11. Mães, médicos e charlatães: configurações culturais e múltiplas representações dos discursos médicos-sanitaristas - São Paulo, 1920-1930
A partir da Primeira Grande Guerra, o desenvolvimento da Higiene como "Ciência da Saúde" estabeleceu princípios gerais, que serviram como guias para a Reforma do Serviço de Saúde Pública de São Paulo, em 1925. Esta dissertação tem como proposta questionar o processo de construção das representações dos discursos médicos-sanitaristas na cidade d
Publicado em: 2001
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12. Sepultamento na cidade de São Paulo: 1800/1858
No dia 15 de agosto de 1858, dava-se por aberto o Cemitério da Consolação em São Paulo. Primeiro cemitério público extra-muros da cidade, sua construção foi tema de um intenso e aguerrido debate desde os primeiros anos do século XIX, no bojo de uma discussão onde claramente se percebem projetos e ações que pretendiam uma "medicalização" da vida
Publicado em: 1995