Romance De Cavalaria
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. Edição da crônica de Dom Duardos (segunda e terceira partes) / Edition of Crônica de Dom Duardos (second and third parts)
O objetivo principal desta tese foi editar a segunda e a terceira partes da Crônica de Dom Duardos, escrita por Dom Gonçalo Coutinho no final do século XVI ou início do XVII, completando o trabalho iniciado por Raúl Cesar Gouveia Fernandes, que, em sua tese defendida em 2006, editara a primeira parte desse livro de cavalarias inédito. Dividimos o traba
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/03/2012
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2. As muitas faces de uma pedra: o universo lexical da obra em prosa de Ariano Suassuna / The many sides of a stone: the lexical universe of the prose works by Ariano Suassuna
Os estudos estilísticos, inseridos na área de estudos da língua portuguesa, têm por objetivo verificar como a escolha lexical e os neologismos literários podem causar diversos efeitos sobre os leitores de obras literárias. Entre outros autores, Alves (1990), Barbosa (1981), Lapa (1977), Mattoso Câmara Jr. (1985) e Martins (2000), discorreram a respeit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/11/2011
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3. Explorando um gênero literário: os romances de cavalaria
Focando a produção da obra literária em perspectiva histórica, o artigo aborda uma série de aspectos relacionados ao universo temático dos romances de cavalaria. Em abordagem generalizante, o texto analisa o advento e evolução do gênero romance de cavalaria, expõe alguns elementos centrais de sua estrutura interna, concluindo com algumas das funç�
Tempo. Publicado em: 2011
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4. Cavalaria e picaresca no romance DA Pedra do Reino de Ariano Suassuna / Chivabric and picaresque in Ariano Suassenas novel DA Pedra do Reino
O propósito deste trabalho é mostrar que na concepção do Romance d A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta, do escritor paraibano Ariano Suassuna, estão presentes, como elementos constitutivos, dois (sub)gêneros narrativos de origem hispânica, os livros de cavalaria e o romance picaresco, antagônicos, em sua origem. Fortemente vincula
Publicado em: 2011
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5. A saña no ideal cavaleiresco ibérico do final da idade média a partir da novela "O Amadis de Gaula"
A Igreja cristã classificou a ira, e os atos coléricos em geral, como pecados, ao menos até o séc. XIII, quando os Sete Pecados Capitais deixaram de fazer parte da doutrina oficial. Mas aquela classificação cristalizou-se no imaginário medieval e continuou a ser utilizada. Ao mesmo tempo, o ideal cavaleiresco exalta atos de bravura, de provação e o
Publicado em: 2011
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6. A recepção da Canção de Leonoreta através dos tempos: Amadis de Gaula, O Romance de Amadis e Amor em Leonoreta / Receipt of the song through the ages Leonoreta: Amadís de Gaula, O Romance de Amadis e Amor em Leonoreta
Por meio do estudo de algumas das tópicas medievais a presente dissertação se propõe a analisar o lai do trovador Joan Lobeyra intitulado Canção de Leonoreta. O desenvolvimento do trabalho levou à busca de diversas reinterpretações dadas à canção em diferentes momentos da histórias do mundo ibérico. Desse modo, o caminho percorrido conduziu à
Publicado em: 2010
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7. O Amadis de Gaula entre as fendas de dois códigos: o da cavalaria (O Livro da Ordem de Cavalaria de Ramon Llull) e o do amor cortês (Tratado do Amor Cortês de André Capelão) / Amadis de Gaula between the gaps of two codes: the one of the chivalry (O Livro da Ordem de Cavalaria by Ramon Llull) and the one of the courteous love (Tratado do Amor Cortês by André Capelão)
A partir dos pressupostos teóricos dos pesquisadores da Nova História e dos estudos literários do comparativismo, este trabalho analisa o Amadis de Gaula entre os dois códigos: o da cavalaria de Ramon Llull expressão do ideal cristão do cavaleiro virtuoso e perfeito , e o do amor cortês, de André Capelão, que expressa os ensinamentos do refinado amo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/06/2007
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8. Galaaz : a cristianização do herói do Graal
O objetivo deste trabalho é analisar e identificar a cristianização da novela de cavalaria portuguesa A Demanda do Santo Graal, na figura de sua personagem principal, Galaaz, em relação a dois outros romances: Perceval, de Chrétien de Troyes e Parsifal, de Wolfran von Eschenbach. Em nossa análise utilizamos os estudos de Mikhail Bakhtin, Walter Benjam
Publicado em: 2007