Role Playing Game
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13. Histórias do mar : divagação científica, biotecnologias e RPG / Stories from the sea : scientific digression, biotechnologies and RPG
Aqui nos lançamos por entre o RPG (Role Playing Game), a divulgação científica e as biotecnologias - e nos perdemos. Mesmo quando queremos, não é fácil encontrar um caminho: às vezes precisamos singrar contra as palavras, contra os conceitos; pensar é, de certa forma, sangrar. Há ainda outro tipo de esforço, tão difícil quanto, que é quando nã
Publicado em: 2011
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14. Um Estudo sobre o Processo de SingularizaÃÃo de CrianÃas atravÃs do Jogo Protagonizado / A Study on The ChildrenÂs Singularization Process Through Role-playing Game
Esse estudo objetiva compreender o processo de singularizaÃÃo de crianÃas na educaÃÃo infantil a partir de suas interaÃÃes na situaÃÃo lÃdica de jogo protagonizado. A base teÃrica engloba autores da teoria histÃrico-cultural da mente â principalmente Vigotski, Leontiev e Elkonin â, assim como alguns outros teÃricos que tratam do desenvolviment
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
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15. Sagas de rpgistas: um estudo junguiano acerca do encontro com o herói via Role Playing Games / RPGS saga: a jungian study about the encounter with the hero via Role Playing Games
This study aimed to seek an understanding of the meaning of the experience of R.P.G. games the light of Jungian Theory and as a secondary objective, list the steps of the hero journey of Joseph Campbell and the reports of the study subjects about the experience of R.P.G. games and try to understand what the exercise of heroic figure and the experience of the
Publicado em: 2010
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16. Jogo das representações (RPG) e aspectos da moral autônoma / Roleplaying game (RPG) and aspects of autonomous morality
O objetivo do presente estudo, fundamentado na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1932-1994), foi averiguar se o Roleplaying Game (RPG), também denominado Jogo das Representações, constitui recurso favorável ao desencadeamento de atividades relacionadas à cooperação e à capacidade de negociação, entendidas como próprias do desenvolvimento da
Publicado em: 2010
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17. A concepção do role-playing game (RPG) em jogadores sistemáticos
O Role-Playing Game (RPG) vem ganhando cada vez mais espaço entre os jovens no Brasil e na área da pedagogia, na qual vem sendo utilizado como ferramenta de aprendizado nas salas de aula. Este trabalho teve como objetivo determinar qual a concepção que os jogadores sistemáticos possuem a respeito dos jogos de interpretação de personagens, ou Role-Play
Psicologia: Ciência e Profissão. Publicado em: 2009
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18. Bem vindos a Azeroth: aspectos da economia lúdica nos mundos fantásticos / Welcome to Azeroth: economy ludic aspects in a fantastic world
Esse trabalho tem como finalidade a análise de aspectos econômicos e sociais do mundo sintético World of Warcraft, um Massively Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG). A escolha desse jogo se dá pela sua popularidade no mundo, contando com mais de 11 milhões de jogadores segundo dados divulgados pela Blizzard Entertainment, em outubro de 2008. A
Publicado em: 2009
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19. The Game of Life: uses and meanings / O jogo da vida: uso e significações
This dissertation proposes a historical reflection on board games, more specifically two games named "Game of Life". The first game is located in the MEB/FEUSP (Museum of Education and Toys / College of Education at the University of São Paulo) and was conceived by the Congregação das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus (Catholic Congr
Publicado em: 2009
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20. O que (não) é um rpg: polêmica e produção de sentidos em discursos sobre o role playing game / What is (not) a RPG: polemics and sense production in discourses on Role Playing Game
The object of this work is to characterize modes of subjectivity production that go through the speech present in role playing games, known as RPG, constituted mainly in the controversy of the opposition between different voices, focusing the analysis on texts from Dragão Brasil magazine, a national publication specialized in the game. In order to do that,
Publicado em: 2008
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21. Intersubjectivity and desire in social relationships: the Role-Playing Game case / Intersubjetividade e desejo nas relações sociais: o caso dos jogos de representação de papéis
Uma das principais vias de transformação no desenvolvimento humano ocorre através da busca pela intersubjetividade. O objetivo deste trabalho foi compreender alguns processos de construção de conhecimento acerca do outro e de si através de um estudo de relações intersubjetivas grupais. Para tanto, trabalhamos com a perspectiva construtivista semióti
Publicado em: 2008
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22. INCORPORAIS RPG: DESIGN POÉTICO PARA UM JOGO DE REPRESENTAÇÃO / INCORPORAIS RPG: POETIC DESIGN FOR A ROLE-PLAYING GAME
From a definition, based upon the media ecology, of role- playing game (RPG) as a media with narrative language, printed technology and an interactive form of reception, it is proposed that this game can be though as a narrative hypermedia with its componentes acting as links to other informations, promoting a creative reality refiguration. A proposition is
Publicado em: 2008
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23. School motivation and the playfull : the RPG game as a pedagogical strategies for the education of History / Motivação escolar e o ludico : o jogo RPG como estrategica pedagogica para ensino de Historia
: Esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual de Campinas-SP, no período compreendido entre 2005 e 2008. O objetivo da pesquisa consistiu na aplicação de uma estratégia de ensino na disciplina de História, baseada no jogo RolePlayingGame (RPG), em uma sexta série do ensino fundamental. A avaliação dessa estratégia foi base
Publicado em: 2008
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24. Uma brincadeira para a infancia : uma proposta que inclui a linguagem de imagem e som para a produção infantil / A game for the childhood : the inclusion of the audiovisual language for the children s production
Society is deeply emerged in communication means, increasing even more in intensity, it is sophisticated and fast to emit audio-visual content and expensive marketing value of progress new tecnologies. This medias can lead the human being since very early to limited exercise of his/her capacity to see, hear, and be able to inhibit to create, or else, new oth
Publicado em: 2008