Role Playing Game Rpg
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Role Playing Game (RPG) como estratégia pedagógica na formação do enfermeiro: relato da experiência de criação do jogo
Trata-se de um relato de experiência sobre a criação de um jogo de Role Playing Game utilizado como estratégia pedagógica para favorecer aos alunos de graduação em Enfermagem o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico-reflexivo em sua formação. A criação do jogo ocorreu na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais,
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 2015-06
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2. Aprendizagem através de role-playing games: uma abordagem para a educação ativa
Avaliamos o uso dos role-plying games (RPGs) como uma metodologia de ensino e aprendizagem em Biologia Celular. Alunos do primeiro ano de Medicina participaram de aula expositiva tradicional (grupo referência) ou de aula com RPG (grupo RPG). Comparações foram feitas pela análise de questionários pré- e pós-aula com RPG, das notas nas provas regulares,
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 2013-03
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3. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática a distância: aspectos importantes do uso do Role Playing Game como procedimento metodológico de pesquisa
Este artigo evidencia aspectos do Role Playing Game (RPG), jogo de representação de personagens, que o tornam um importante procedimento de investigação em termos de Pesquisa Qualitativa em Educação (no caso, Educação Matemática) a Distância. Esse jogo foi adotado em uma pesquisa (ROSA, 2008) que estudou as relações estabelecidas entre a constru�
Educ. rev.. Publicado em: 2012-09
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4. ROLE-PLAYING GAME AS A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE CO-CONSTRUCTION OF STORIES IN THE CONTEXT OF DEAFNESS / O ROLE-PLAYING GAME COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE CO-CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS NO CONTEXTO DA SURDEZ
O estudo consiste em mostrar e discutir o desenvolvimento e a implementação de uma proposta pedagógica de co-construção de histórias através do role-playing game (RPG) no contexto terapêutico-fonoaudiológico de letramento de surdos com orientação bilíngue. A pesquisadora, além de experienciar a prática do RPG e de desenvolver uma proposta do jo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/04/2011
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5. Desenvolvimento de role-playing game para prevenção e tratamento da dependência de drogas na adolescência
O objetivo desse estudo é apresentar o desenvolvimento do Role-Playing Game (RPG) Desafios por uma pesquisa qualitativa que adotou como estratégias: grupos focais, observação direta e questionários. Participaram adolescentes, de ambos os sexos: quatro internados para a dependência química e quatro estudantes do Ensino Médio. Os instrumentos foram: RP
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Publicado em: 2011-09
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6. Histórias do mar : divagação científica, biotecnologias e RPG / Stories from the sea : scientific digression, biotechnologies and RPG
Aqui nos lançamos por entre o RPG (Role Playing Game), a divulgação científica e as biotecnologias - e nos perdemos. Mesmo quando queremos, não é fácil encontrar um caminho: às vezes precisamos singrar contra as palavras, contra os conceitos; pensar é, de certa forma, sangrar. Há ainda outro tipo de esforço, tão difícil quanto, que é quando nã
Publicado em: 2011
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7. Sagas de rpgistas: um estudo junguiano acerca do encontro com o herói via Role Playing Games / RPGS saga: a jungian study about the encounter with the hero via Role Playing Games
This study aimed to seek an understanding of the meaning of the experience of R.P.G. games the light of Jungian Theory and as a secondary objective, list the steps of the hero journey of Joseph Campbell and the reports of the study subjects about the experience of R.P.G. games and try to understand what the exercise of heroic figure and the experience of the
Publicado em: 2010
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8. Jogo das representações (RPG) e aspectos da moral autônoma / Roleplaying game (RPG) and aspects of autonomous morality
O objetivo do presente estudo, fundamentado na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1932-1994), foi averiguar se o Roleplaying Game (RPG), também denominado Jogo das Representações, constitui recurso favorável ao desencadeamento de atividades relacionadas à cooperação e à capacidade de negociação, entendidas como próprias do desenvolvimento da
Publicado em: 2010
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9. A concepção do role-playing game (RPG) em jogadores sistemáticos
O Role-Playing Game (RPG) vem ganhando cada vez mais espaço entre os jovens no Brasil e na área da pedagogia, na qual vem sendo utilizado como ferramenta de aprendizado nas salas de aula. Este trabalho teve como objetivo determinar qual a concepção que os jogadores sistemáticos possuem a respeito dos jogos de interpretação de personagens, ou Role-Play
Psicologia: Ciência e Profissão. Publicado em: 2009
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10. O que (não) é um rpg: polêmica e produção de sentidos em discursos sobre o role playing game / What is (not) a RPG: polemics and sense production in discourses on Role Playing Game
The object of this work is to characterize modes of subjectivity production that go through the speech present in role playing games, known as RPG, constituted mainly in the controversy of the opposition between different voices, focusing the analysis on texts from Dragão Brasil magazine, a national publication specialized in the game. In order to do that,
Publicado em: 2008
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11. INCORPORAIS RPG: DESIGN POÉTICO PARA UM JOGO DE REPRESENTAÇÃO / INCORPORAIS RPG: POETIC DESIGN FOR A ROLE-PLAYING GAME
From a definition, based upon the media ecology, of role- playing game (RPG) as a media with narrative language, printed technology and an interactive form of reception, it is proposed that this game can be though as a narrative hypermedia with its componentes acting as links to other informations, promoting a creative reality refiguration. A proposition is
Publicado em: 2008
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12. Intersubjectivity and desire in social relationships: the Role-Playing Game case / Intersubjetividade e desejo nas relações sociais: o caso dos jogos de representação de papéis
Uma das principais vias de transformação no desenvolvimento humano ocorre através da busca pela intersubjetividade. O objetivo deste trabalho foi compreender alguns processos de construção de conhecimento acerca do outro e de si através de um estudo de relações intersubjetivas grupais. Para tanto, trabalhamos com a perspectiva construtivista semióti
Publicado em: 2008