Representacoes De Musica
Mostrando 1-12 de 65 artigos, teses e dissertações.
-
1. Entre a negrofilia e a negrofobia: caricaturas dos anos 1920 em perspectiva transnacional
RESUMO Esse artigo examina caricaturas publicadas nos anos 1920 em revistas ilustradas de países integrantes de um circuito interatlântico de performances afro-diaspóricas. Contemplamos representações que versavam sobre personagens negros, protagonistas de expressões de música e dança de matriz africana que ganhavam popularidade junto a esferas eliti
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
-
2. Imagens do Brasil na música erudita do século XX: reflexões conceituais sobre identidades culturais brasileiras
Resumo:O presente artigo trata do processo de construção de imagens na elaboração da identidade cultural expressa na música erudita brasileira, durante o século XX. Para isso, buscou-se apontar algumas questões conceituais, relacionadas à narrativa, às criações de imagens e à identidade cultural, que são fundamentais para o entendimento da cultu
Per musi. Publicado em: 2015-12
-
3. Sonoridades da vida conjugal registradas em versos de canções brasileiras produzidas entre 1940 e 1960
O objetivo do presente estudo foi identificar elementos de representações sociais de casamento, marido e esposa, presentes em letras de canções populares gravadas nos anos de 1940 e 1950. Foram selecionadas 306 letras de canções, a partir de consulta a acervos particulares. Na análise dos dados foi utilizado o softwareAlceste, que apontou a existênci
Estud. psicol. (Campinas). Publicado em: 2015-09
-
4. A Produção da "Música Cabocla": a polifonia formadora do Carimbó nas representações de literatos, jornalistas e folcloristas no Pará (1900-1960)
Este texto aborda o percurso histórico de debates artísticos e intelectuais desenvolvidos em torno da transformação do carimbó em expressão típica da musicalidade cabocla do Pará e da Amazônia. O intercâmbio de ideias entre folcloristas, jornalistas e escritores promoveu, entre 1900 e 1960, os sentidos que se articularam em torno da ideia do carimb
História. Publicado em: 2015-06
-
5. As necessidades/expectativas de formação de professores em música da rede municipal de Santos
Este texto trata das representações sociais de professores de Música e/ou daqueles que atuam no ensino de Música, na rede municipal de Santos, sobre as necessidades/ expectativas de formação frente aos desafios da implantação da Lei 11.769/08 (BRASIL, 2008), que trata da obrigatoriedade da música no currículo. Dentro de uma perspectiva histórica e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2012
-
6. Representações sociais de música em processos de educação musical formal e não formal de uma escola de educação básica / Social representations of music in formal and non formal processes of music education in a Basic Education school
Esta dissertação tem como objetivo geral compreender como as representações sociais de música que permeiam as relações sociais de uma escola de educação básica de um município do interior do Estado de Santa Catarina se relacionam com as práticas formais e não formais do ensino de música nela desenvolvidas. Os objetivos específicos buscaram com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
-
7. Síntese do leste e oeste: uma análise dos eixos simétricos no terceiro quarteto de cordas de Béla Bartók / Synthesis of East and West: an axes of symmetry analysis of Bartóks Third String Quartet
Esta dissertação contém um estudo analítico do Quarteto de Cordas n 3 de Bela Bartók, a fim de encontrar eixos simétricos que atuam como organizadores das alturas. Tal busca está conectada com o estudo da música tradicional do Leste Europeu efetuado por Bartók, influência essencial para a formulação da linguagem musical do compositor. Para tanto,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
-
8. Mídias sociais: saberes e representações
Hoje, a grande maioria dos setores da sociedade já foi influenciada, direta ou indiretamente, pelas mídias sociais. E é neste contexto que surge a necessidade de debater, dentro e fora da academia, este fenômeno. Dentre os assuntos abordados, estão a interatividade e a participação em contexto de convergência midiática, a sociabilidade em RPGs on-line, a interação pessoal mediada pelos blogs, a prática religiosa em tempos de internet, o fenômeno das compras coletivas e a circulação de música nos sites de redes sociais.
Autor(es):
EDUFBA. Publicado em: 2012
-
9. A construção da representação gráfica da música da criança : estudo de caso
O presente estudo teve por objetivo verificar quais são as estratégias que crianças alfabetizadas (6 a 9 anos), desenvolvem, estando numa situação de ambiência nas múltiplas leituras, para elaborar uma representação gráfica para os sons. Consiste em uma pesquisa qualitativa na modalidade estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de entrevi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/11/2011
-
10. Aquarelas de um país tropical : Brasil, que país é esse? / Watercolors of a tropical country : Brazil, what country is this?
A presente tese de doutorado consiste de um estudo qualitativo de natureza interdisciplinar, ancorado na teoria da Análise do Discurso Materialista e com contribuições decisivas de trabalhos das Artes e Humanidades (em especial da História, Antropologia, Sociologia da Cultura e Música). O objetivo central do trabalho foi investigar as condições de pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/11/2011
-
11. As representações linguístico-sociais e a constituição do Ethos discursivo em letras de música de Gabriel, O Pensador
Este dissertação tem como tema o estudo das representações linguístico-sociais, que propiciam a construção da cenografia e a legitimação do ethos discursivo em letras de músicas produzidas por Gabriel, o Pensador. Para o desenvolvimento de nossa investigação, examinamos, à luz da Análise do Discurso de linha francesa, precisamente nos postulado
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/10/2011
-
12. SUSSAS E CURRALEIRAS KALUNGAS: na Folia do Divino Pai Eterno da cidade de Cavalcante-GO e na Festa de Santo Antônio da comunidade do Engenho II / Sussas andd Curraleiras Kalungas: at the Folia of Divino Pai Eterno of Calvacante and Festa de Santo Antônio of Engenho II community
Esta é uma pesquisa musical da comunidade Kalunga no contexto da Folia do Divino Pai Eterno de Cavalcante-GO e da Festa de Santo Antônio do Engenho II. Durante estas festividades são apresentadas a Curraleira e a Sussa, dois gêneros musicais com estrutura, forma, harmonia, melodia, ritmo e instrumentação hibridizados. A contextualização histórica e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011