Repeticao No Cinema
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Estratégias de ressignificação no cinema de found footage feito por mulheres
RESUMO Neste artigo, propomos o levantamento e análise da prática do found footage na obra de cineastas e artistas mulheres. Aproximamos os estudos de found footage aos estudos de gênero através da ideia de ressignificação presente na obra de Judith Butler, para quem as identidades de gênero são construídas socialmente por meio da repetição de ide
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. Ato, atalho e vento: as fórmulas de páthos na história do cinema
Resumo O artigo tematiza o conceito de pathosformel, de Aby Warburg, na leitura do filme “Ato, atalho e vento” (2014), de Marcelo Masagão. Assim como no conhecido “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” (1999), Masagão realiza, nessa nova proposta, uma colagem com 143 filmes. Uma característica marcante na montagem de “Ato, atalho e vento”
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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3. Movimentos Sociais: clichês e redes educativas no filme Queimada!
Resumo: Através das imagens e sons, tecendo diálogo com as lutas por independência política na América do século XIX, Queimada! (dirigido por Gillo Pontecorvo, Itália, 1969), nos ajuda a compreender a importância das redes educativas na tessitura dos movimentos sociais ao longo da história. A ideia de uma repetição criadora, entre os movimentos do
Educ. Real.. Publicado em: 2017-06
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4. O cine-pensamento de Deleuze: contribuições a uma concepção estético-política da subjetividade
O presente artigo propõe a leitura dos livros
Cinema I: Imagem-Movimento e Cinema II: Imagem-Tempo , de Gilles Deleuze, como uma proposta do filósofo para que encontremos no cinema da imagem-tempo uma imagem não dogmática do pensamento anunciada na obraDiferença e Repetição , encaminhando, assim, novas concepçõesPsicol. USP. Publicado em: 2015-04
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5. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
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6. Indústria cultural, repetição e totalização na trilogia Pânico / Culture industry, repetition and totalization in the Scream trilogy
Throughout last century, the culture industry s modus operandi was responsible for a standardizing movement in cultural artifacts, constituting a tensional axis between repetition and innovation that embraces all arts, but mainly in film, having the latter a greater need for returns in its production investments. That way, regarding the American cinema as th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2011
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7. Por um outro cinema - jogo da memória em Chris Marker / For another cinema Memory Game in Chris Marker
O presente trabalho é uma reflexão crítica sobre o estatuto da imagem e sua relação com amemória e a história na sociedade contemporânea, em que a influência dos meios de comunicação demassa, da indústria cultural e dos recursos audiovisuais é dominante. Em contraponto a essa produçãoaudiovisual, que produz consenso acerca da memória e da his
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/06/2011
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8. A representação da realidade social em The Big Lebowski / The representation of social reality in The Big Lebowski
Esta dissertação busca analisar o filme The Big Lebowski (O Grande Lebowski, 1998), escrito e dirigido por Joel e Ethan Coen. Devido à grande quantidade de recursos estilísticos utilizados na construção da narrativa, o filme é considerado um exemplo inequívoco de uma obra pós-moderna. A narrativa não apenas se alimenta de incontáveis referências
Publicado em: 2010
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9. Ensino de medicina baseado em afetividade: a filosofia de Espinosa na educação médica
A medicina está fundada em um paradoxo provocado pela natureza dualista da constituição humana. Ao mesmo tempo somos corpo, enquanto conjunto de órgãos e sistemas e, por outro lado temos necessidades singulares difíceis de serem compreendidas pelas ciências empíricas. A prática da clínica médica e, por conseguinte, o ensino da medicina se depara e
Publicado em: 2009
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10. Art and new media: Vermeer s work under different semiotic sistems
O século XX foi responsável pelo retorno das artes visuais, especialmente depois do advento do cinema que passa a emprestar técnicas para a literatura. Este retorno é ilustrado pelas traduções intersemióticas de Moça com Brinco de Pérola, uma vez que um filme britânico independente chama a atenção do público geral para um retrato feito no sécul
Publicado em: 2007
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11. A imagem fundamental e o traumático: possibilidades de sentidos em \"Festa de Família\" e na Trilogia Coração de Ouro, de Lars von Trier / The traumatic and the fundamental image: possibilities of meaning in \"Celebration\" and Lars von Trier\ s Heart of Gold Trilogy
Esta pesquisa associa a enunciação fílmica ao âmbito do traumático e da repetição, procedimento que produz variações que constituem uma imagem fundamental. Esta imagem não pode ser configurada materialmente no relato, só vislumbrada através justamente das variações, das repetições com diferenças. A inacessibilidade da imagem fundamental resi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/02/2003