Realismo Fantastico Literatura
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
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1. Modernidade e indeterminação em “O lobo da estepe”
Resumo Dada a posição excêntrica de Hermann Hesse dentro da literatura de língua alemã no século XX, quase como um “outsider” retrógrado, o objetivo do presente artigo é tentar situar O lobo da estepe (1927) nas discussões sobre a “modernidade literária”. Para esse fim, serão realizadas considerações que demonstram como o livro represent
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2021-08
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2. Entre humanos e bestas: o insólito ficcional em The Great God Pan e Shame
Resumo O objetivo deste artigo é analisar duas obras ficcionais, a novela The Great God Pan, de Arthur Machen, e o romance Shame, de Salman Rushdie, que contêm situações e eventos insólitos, examinando-as de modo a discutir como os elementos fantásticos presentes em ambos os textos relacionam-se ao contexto de produção das obras, ou seja, respectivam
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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3. Realismo, serialidade e fantástico. Variedades da narrativa de língua alemã na atualidade
Resumo Este artigo é baseado em duas publicações anteriores (Baßler 2013a; 2013b) e analisa o realismo como procedimento narrativo do nosso presente; para esse fim, são tratadas obras da literatura de expressão alemã e da televisão. O autor constata, tanto na chamada alta literatura quanto em gêneros como fantasia e séries televisivas um realismo q
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2016-05
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4. Novas insólitas veredas: leitura de A varanda do frangipani, de Mia Couto, pelas sendas do fantástico / New uncanny paths: reading from under the frangipani, by Mia Couto, for the paths of the fantastic
A presente pesquisa percorre os interiores de uma fortaleza colonial, cenário de A varanda do frangipani, do escritor moçambicano Mia Couto. Nessa obra, o autor estabelece com o leitor um pacto ficcional (ECO, 1994) e o convida a iluminar-se com as diversas micro-narrativas que traçam um paralelo entre o ontem e o hoje de uma varanda que protege e aprisio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2012
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5. Representações dos espaços fantásticos do Oriente sob a ótica ocidental: uma análise de O mandarim e A relíquia de Eça de Queirós
A maior parte das narrativas de Eça de Queirós é voltada para o que se convencionou chamar de Realismo/Naturalismo. Ao final do século XIX, Eça tem o seu auge com a publicação definitiva de O crime do Padre Amaro (1880), obra esta que foi alvo de grandes críticas sociais. Mas, o que nos interessa no presente trabalho é o fato de, nesse mesmo momento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/03/2012
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6. Os movimentos narrativos em Os lados do círculo / La narración se mueve de "Los lados del círculo"
Este trabalho visa refletir sobre a composição da narrativa no livro de contos "Os lados do círculo" (2004) do escritor Amílcar Bettega Barbosa, além de sua inserção na literatura brasileira, principalmente nas décadas de 90 a 2000. A partir da análise dos contos, foi possivel pensar algumas de suas caracteristicas, tais como o uso da metaficção,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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7. Vinte e zinco, de Mia Couto: mito e maravilhoso na construção da identidade nacional moçambicana / Twenty-zine, by Mia Couto: myth and wonderful construction of national identity in Mozambique
Este trabalho apresenta uma leitura das manifestações do insólito ficcional, a partir de mitos e do maravilhoso moçambicano, em Vinte e zinco, de Mia Couto. Essas manifestações podem ser vistas como pertencentes ao Realismo Maravilhoso, Mágico ou Animista, uma vez que podem ser observadas através da representação literária de mitos que perpassam o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2011
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8. A postmodernist myth in Gilfriend in a Coma
A investigação do romance Girlfriend in a Coma permitiu perceber alguns elementos centrais que estruturam a obra como mito e paródia. O mundo ficcional é caracterizado por uma sociedade à beira de um colapso devido a sua incapacidade de mudar seu comportamento e sequer consegue perceber o que está errado. Na narrativa são utilizados recursos estético
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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9. Sem medo das palavras: Introdução à Obra de Lourdes Ramalho
Esta dissertação é uma breve introdução à obra de uma das mais importantes dramaturgas da atualidade: Lourdes Ramalho (Maria de Lourdes Nunes Ramalho, Jardim do Seridó-RN, 1926). A sua produção literária para adultos (peças de teatro e/ou cordéis) foi pensada aqui considerando três aspectos que, relacionados, dão à sua escrita uma forma singul
Publicado em: 2011
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10. Caminhos de Mia Couto: estratégias narrativas em torno da paisagem moçambicana / Ways of Mia Couto
A obra romanesca de Mia Couto é o objeto da investigação desta tese, ponto de partida para tentar compreender a contribuição do autor na afirmação do romance africano e na reconstrução da identidade de seu país, Moçambique. Para tanto, o estudo discute a importância da revelação de uma paisagem oculta ao leitor, de matriz cultural e complexo en
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/02/2010
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11. Factum e fictum; fictum e factum: entre reinos, heróis e histórias O insólito nas narrativas de Mário de Carvalho e Xosé Luís Méndez Ferrín / Factum and fictum; fictum and factum : between kingdons, heroes and stories - The unusual by Mário de Carvalho e Xosé Luís Méndez Ferrín
Os escritores Mário de Carvalho e Xosé Luís Méndez Ferrín apresentam, em sua escrita, uma marca que os aproxima sobremaneira: a inserção, na teia narrativa de grande parte de sua obra, de elementos insólitos não ocasionais, ou seja, traços essenciais à efabulação ficcional. Suas obras, quase sempre, dialogam com tradições místicas, míticas e
Publicado em: 2010
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12. Editorial
Publicado em: 2009