Realidade Aumentada
Mostrando 25-36 de 60 artigos, teses e dissertações.
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25. Estudo dos harmônicos entre diferentes sistemas de excitação de máquinas síncronas
Neste trabalho são estudadas inicialmente, através de simulações computacionais e medições em campo, as distorções harmônicas geradas por diferentes configurações de sistemas de excitações utilizados em máquinas síncronas atualmente. A seguir, é proposto e estudado um sistema com uma configuração que melhor atenda as atuais exigências da q
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/04/2011
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26. Odometria visual baseada em técnicas de structure from motion
Odometria Visual é o processo pelo qual consegue-se obter a posição e orientação de uma câmera, baseado somente em imagens e consequentemente, em características (projeções de marcos visuais da cena) nelas contidas. Com o avanço nos algoritmos e no poder de processamento dos computadores, a subárea de Visão Computacional denominada de Structure f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/02/2011
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27. Realidade aumentada distribuída na Web com independência de servidor para manipulação de objetos virtuais na camada cliente
Esta dissertação apresenta uma arquitetura para a distribuição de ambiente de Realidade Aumentada, utilizando como mecanismo de distribuição e execução a Web. Considerando os trabalhos relacionados com o referido tópico, percebe-se que os trabalhos utilizam a web como mecanismo de distribuição, e o ambiente é instalado e configurado em suas esta�
Publicado em: 2011
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28. Realidade Aumentada
Planta Daninha. Publicado em: 2010-06
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29. Tecnologia de realidade ampliada para utilização com os níveis de dano econômico de plantas daninhas
A tecnologia de realidade aumentada (AR) tem aplicações em vários e diversos campos, como aeronáutica, turismo, medicina e educação. Nesta revisão, é resumido o estado atual da AR e propõe-se uma nova aplicação dela na ciência das plantas daninhas. Os elementos básicos para a implementação de algoritmos de AR já estão disponíveis para desen
Planta Daninha. Publicado em: 2010-06
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30. Comparação e classificação de técnicas de estereoscopia para realidade aumentada e jogos. / Comparison and classification of stereoscopy techniques for augmented reality and games.
A estereoscopia é a área do conhecimento que aborda a visão em três dimensões, mas se limita, por definição, apenas às técnicas que possibilitam a reconstituição de uma cena tridimensional observada através de pelo menos dois pontos de vista distintos, que no caso dos seres humanos é a cena reconstituída no cérebro a partir das imagens obtidas
Publicado em: 2010
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31. NeuroR - stroke patientsupper-limb rehabilitation support system. / NeuroR - sistema de apoio à reabilitação dos membros superiores de pacientes vítimas de acidentes vasculares encefálicos.
Acidentes vasculares encefálicos têm causado a incapacidade física em adultos e até mesmo em crianças, em todo o mundo. As deficiências motoras provocadas por essa patologia se caracterizam por paralisia ou fraqueza no lado do corpo oposto ao da lesão, gerando déficits no movimento do membro superior e na marcha. A reabilitação desempenha um papel
Publicado em: 2010
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32. CAVE desktop para jogos 3D em primeira pessoa / CAVE desktop for first person shooter 3D games
Os jogos estão por toda a parte, e com a sensível melhora nos gráficos nos últimos anos, um novo desafio é o de criar interfaces melhores que ampliem a experiência sensorial dos jogadores. Nesse contexto, este trabalho propõe um sistema de CAVE para desktop fazendo uso de três monitores com calibração dinâmica do posicionamento e da angulação en
Publicado em: 2010
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33. Técnicas de reconstrução e renderização de vídeo-avatares para educação e jogos eletrônicos. / Video-avatar reconstruction and rendering techniques for education and games.
Propiciar uma boa experiência de imersão ao usuário, quando este interage com conteúdos ou ambientes virtuais, é um dos principais desafios dos desenvolvedores e pesquisadores de tecnologias interativas, com destaque para realidade virtual e aumentada. Em especial nas áreas de educação e entretenimento, nas quais o engajamento do usuário e a signifi
Publicado em: 2010
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34. Age and gender as risk factors for the transmission of HIV in a sample of drug users of Porto Alegre, Brazil / Idade e gênero como fatores de risco para a transmissão do HIV em uma amostra de usuários de drogas, Porto Alegre, Brasil
Objetivo: Verificar se idade e gênero estão relacionados à soropositividade para HIV em usuários de drogas que procuram centros de atendimento em saúde de Porto Alegre. Método: Estudo transversal com amostragem por conveniência de 695 homens e mulheres acima de 15 anos, com uso recente de drogas e comportamento de risco para exposição ao HIV. Para o
Publicado em: 2010
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35. Comparative evaluation of the locomotor pattern of activities of daily living in diabetic neuropathic subjects through surface EMG and kinematics / Avaliação comparativa do padrão de locomoção em atividades da vida diária de diabéticos neuropatas por meio de eletromiografia de superfície e cinemática
A neuropatia diabética é umas das principais complicações crônicas da Diabetes Mellitus que causa prejuízo nos sistemas somatossensorial e motor resultando em alterações biomecânicas nos padrões de locomoção. Atividades de locomoção da vida diária que provocam maior desafio mecânico e de estabilidade podem ser consideradas como um fator de ri
Publicado em: 2010
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36. Finding an adequate escape pod to real time augmented reality applications
Tradicionalmente, sistemas de Realidade Aumentada posicionam objetos virtuais no mundo real atravÃs do uso de marcadores fiduciais. Hoje em dia, com o objetivo de evitar que tais marcadores interfiram no ambiente, tÃcnicas de rastreamento sem marcadores tÃm sido aplicadas aos denominados sistemas de Realidade Aumentada Sem Marcadores. A remoÃÃo dos marc
Publicado em: 2009