Popular Theater
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1. Quando Camponeses Entram em Cena: trabalho teatral do MST e a interface com a linguagem audiovisual
Resumo: Neste artigo é analisada a presença dos camponeses no teatro brasileiro, em perspectiva histórica desde os anos pré-golpe de 1964 até o período recente, no qual as conexões foram estabelecidas entre movimentos sociais como o MST e coletivos de teatro político e vídeo popular. São objeto de análise do trabalho as relações do MST com esses
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 31/10/2019
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2. A biocultural approach to the use of natural resources in Northeast Brazil: A socioeconomic perspective
ABSTRACT We employed a biocultural approach to understanding the dynamics of knowledge ans use of natural resources associated in immaterial aspects of culture. We investigated whether factors such as sex, income, age, religion, occupation and time of participation in cultural practice influence the richness of species known and used by members of Cavalo Mar
Acta Bot. Bras.. Publicado em: 01/08/2019
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3. A educação estética dos trabalhadores nas páginas do jornal Il Grido del Popolo (Piemonte, Itália, 1892-1905).
RESUMO O artigo foca nas diferentes iniciativas para a educação estética dos trabalhadores do Piemonte entre o final do séc. XIX e os primeiros anos do séc. XX, tendo como fonte privilegiada a série do semanário Il Grido del Popolo, de orientação socialista, publicado pelos trabalhadores tipógrafos daquela região da Itália. No ideário ali expres
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
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4. A performance poética do ator-MC
Twelve years ago, Núcleo Bartolomeu de Depoimentos an artistic collective based in São Paulo - started a research which came from the dialogue of two kinds languages: epic theater (more precisely the one broadcasted by german playwright Bertolt Brecht) and hip-hop (urban popular culture born in the early 70s in the United States), giving rise to a mixed la
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/12/2012
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5. NOS PALCOS DA CIDADE: A REPRESENTAÇÃO DA MORALIDADE E DOS COSTUMES NO TEATRO DE FORTALEZA NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930) / STAGES IN THE CITY: A REPRESENTATION OF MORALITY AND CUSTOMS IN THEATRE OF FORTALEZA IN FIRST REPUBLIC (1889-1930)
At the turn of the 19th century to the 20th century, Fortaleza, the capital of Ceara, Brazil, was in the midst of political clashes brought about by the acciolina oligarchy (i.e. the oligarchy led by Nogueira Accioly) and the transformations which took place by the economic development from the cotton activity. It was in this scenario that the theater conque
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/10/2012
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6. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934) / The musical scene of São Paulo: musical theater and popular songs in the city of São Paulo (1914-1934)
Esta tese investiga as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo entre 1914 e 1934, período que antecede e acompanha a consolidação do disco e do rádio no Brasil. Procura compreender a importância dos palcos paulistanos sob dois aspectos: de um lado, em sua relação com o processo mais amplo de formação da modern
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012
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7. O ato da sociedade paulista - Opinião pública e censura ao teatro de 1957 a 1968: manifestações populares presentes nos processos do Arquivo Miroel Silveira da Biblioteca da ECA/USP / The act of paulista society The public opinion and theater censorship between 1957/1968: popular manifestations in the processes of Arquivo Miroel Silveira, Library of ECA/USP. 2012
Na sociedade de massas, os processos de comunicação dos grupos estão, de modo imediato, sob a influência dos meios de comunicação de massa ou intermediados por líderes de opinião. Partindo de questões como a opinião pública, a identidade cultural e a contextualização histórica e social, esta pesquisa focou-se nos processos de censura ao teatro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2012
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8. Teatro sem arquitetura: as Brincadeiras do grupo Tá na Rua (1980-1983)
Este trabalho investiga o grupo teatral Tá na Rua nos primeiros anos de formação (1980 a 1983) com o objetivo de entender a elaboração e consolidação de uma identidade que se intitula popular. Com essa análise procuro desvelar o posicionamento político do grupo num debate que se inseri nas concepções de resistência cultural do pós-1964. Para tan
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2012
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9. Um ator de fronteira: uma análise da trajetória do ator Grande Otelo no teatro de revista brasileiro entre as décadas de 20 e 40 / Um ator de fronteira: uma análise da trajetória do ator Grande Otelo no teatro de revista brasileiro entre as décadas de 20 e 40
Essa pesquisa aborda o trabalho do ator Grande Otelo no teatro de revista brasileiro produzido entre as décadas de 20 e 40, analisando suas atuações em três momentos, a participação na Companhia Negra de Revistas, os trabalhos desenvolvidos na Companhia Jardel Jércolis e a fase do ator como artista fixo do Cassino da Urca.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/11/2011
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10. Teatro de uma saudade. Experiências de memória brasileira em \"Assombrações do Recife Velho\" &\"Memória da Cana\" / Teatro de uma Saudade Experiências de memória brasileira em Assombrações do Recife Velho &Memória da Cana
This work aims to develop a study of the concept of creative memory following the creative pattern used in the play \"Memoria da Cana\" (Sugar Cane Memory), a revisit of the text \"Album de Família (Family Album) by playwright Nelson Rodrigues, and based on the studies of the patriarchal family and family memories of the artists/researchers involved in the
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/06/2011
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11. As fontes culturais elaboradas sincreticamente no teatro anchietano / The cultural sources syncretically elaborated in Anchieta\ s theater
The aim of this work is the understanding on José de Anchieta, a catholic priest, who has developed his literary composition which was distributed in twelve theatrical plays. He connected the European culture strongly influenced by the Christianity with the Brazilian indigenous culture. Some myths and habits described by the historians who had travelled thr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
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12. Do idílio ao porrete: a dramaturgia para títeres de Frederico García Lorca / Do idílio ao porrete: a dramaturgia para títeres de Frederico García Lorca
Nascido em 1898 no interior de uma Espanha rural excessivamente católica e aristocrática, Federico García Lorca tornou-se um dos expoentes máximos da literatura espanhola e mundial. Sua obra teatral, impossível de ser separada de sua poesia, tornou-se bastante conhecida por sua envergadura trágica e por sua universal e recorrente temática de amor, mor
Publicado em: 2011