Popular Music
Mostrando 25-36 de 261 artigos, teses e dissertações.
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25. Improvising in popular music : a study of choro, frevo and baião and its relation to música instrumental brasileira (brazilian instrumental music) / Improvisando em música popular : um estudo sobre o choro, o frevo e o baião e sua relação com a "música instrumental" brasileira
Este trabalho apresenta um levantamento de elementos musicais do choro, do frevo e do baião, três gêneros populares que foram importantes no desenvolvimento da "música instrumental" produzida a partir da década de 1970 no Brasil. Por conseguinte, são apresentadas sugestões para a utilização deste material na prática da improvisação "idiomática".
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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26. Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem / Adoniran Barbosa : neither work nor truancy
This dissertation proposes an extended treatment on the aesthetic and thematic features of songs by Adoniran Barbosa, mainly in his lyrics, which led to interest of cultural agents in the rescue of the "authentic" samba, throughout the process of redefinition of MPB (Brazilian Popular Music), from the 60?s to the late 70?s. In order to do so, the song lyrics
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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27. Essas pessoas na sala de jantar: espaços históricos em canções tropicalistas (1963-1973)
Tropicália diz respeito à tentativa de compreensão do Brasil e de uma identidade nacional caracterizada pela transitoriedade de tempos e espaços, de ação rizomática, de um perpétuo esgarçamento de fronteiras culturais e que ao mesmo instante age de forma sincrônica a instâncias como a da política e ao do social. A palavra criada pelo artista plá
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/11/2011
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28. Aquarelas de um país tropical : Brasil, que país é esse? / Watercolors of a tropical country : Brazil, what country is this?
A presente tese de doutorado consiste de um estudo qualitativo de natureza interdisciplinar, ancorado na teoria da Análise do Discurso Materialista e com contribuições decisivas de trabalhos das Artes e Humanidades (em especial da História, Antropologia, Sociologia da Cultura e Música). O objetivo central do trabalho foi investigar as condições de pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/11/2011
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29. Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980)
O trio musical Sá, Rodrix e Guarabyra e o estilo musical criado por eles, o chamado rock rural, serão estudados nesta dissertação. O grupo, formado na década de 1970, teve uma trajetória artística permeada por canções que perceberam um Brasil em transformação no cenário político e social. Mediante a análise de suas canções e entrevistas, se b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
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30. O Reggae no Maranhão: música, mídia, poder / The Reggae in Maranhão: music, media, power
O presente trabalho tem como tema a dimensão política que perpassa a relação entre música, cultura popular e produção midiática. O recorte empírico para a pesquisa utiliza-se dos vínculos entre poder mercadológico-midiático e política institucional. Para tanto, é estudado o reggae desde sua gênese até os dias atuais, em especial, os trânsito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/10/2011
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31. A (re)construção do passado: música, cinema, história / A (re)construção do passado: música, cinema, história
Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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32. Suíte para violoncelo solo de Gaspar Cassadó: linguagem nacionalista e a cultura popular espanhola
The main objective of this research is to formulate interpretative principles and proposals from a comprehensive bibliographic study of folklore and stylistic elements of Spanish music. This research is established from a melodic and structural analysis of the Suite for Solo Cello by Gaspar Cassado, from the performers perspective, since the work is based on
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/09/2011
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33. ExpressÃo musical e musicalizaÃÃo atravÃs de prÃticas percussivas coletivas na Universidade Federal do CearÃ. / Music expression and music education through percussion collective practices at the Federal University of CearÃ.
O presente trabalho tem como propÃsito narrar a trajetÃria de desenvolvimento de prÃticas musicais percussivas coletivas entendidas como movimento artÃstico e de educaÃÃo musical na Universidade Federal do CearÃ, buscando saberes, expressÃes musicais e estratÃgias de ensino e aprendizagem de grupos e sujeitos envolvidos com a mÃsica percussiva. Bus
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/09/2011
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34. As composições de Nailor Azevedo "Proveta" para a Banda Mantiqueira / The compositions of Nailor Azevedo "Proveta" to Banda Mantiqueira
O objetivo desta pesquisa é compreender as composições do músico Nailor Azevedo "Proveta", "Bixiga" e "À Procura", ambas para a Banda Mantiqueira, grupo com uma formação instrumental derivada das big bands tradicionais americanas. Para o entendimento das composições realizaremos a digitalização das partituras manuscritas do arquivo pessoal de Nail
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/08/2011
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35. Vaidade e ressentimento dos músicos populares e o universo musical do Rio de Janeiro no início do século XX / Vanity and resentment of popular musicians and musical world of Rio de Janeiro in the early twentieth century
Esta pesquisa teve como objeto as condições sociais de produção da música popular no Rio de Janeiro nas três primeiras décadas do século XX e se desdobrou em três dimensões distintas: os significados culturais da música popular na sociedade da época, a organização do espaço de produção dessa música e as experiências profissionais de alguns
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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36. Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970 / Who saw you, who sees you : Samba seeks passage to the 1970s
Depois de ter experimentado certa queda de popularidade ao final da década de 1960, o samba voltou a aparecer com grande força no mercado da música dos anos 1970, revelando uma série de novos artistas e figurando constantemente nas paradas de sucesso do período. Todavia, uma parte desse repertório veio acompanhada por juízos negativos de alguns críti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2011