Poesia E Performance
Mostrando 1-12 de 38 artigos, teses e dissertações.
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1. Migrações e periferias: o levante do slam
Resumo Este artigo trata, de maneira comparada, da prática de poesia performática slam presente nas periferias de alguns países da Europa e o Brasil. Observam-se as preocupações contíguas das comunidades marginalizadas e como exprimem de modo poético sua forma de ocupar um lugar no mundo. Apoiado em conceitos como terceira diáspora (Guerreiro, 2010)
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 28/10/2019
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2. Tradução de poesia e performance: “Still I Rise”, de Maya Angelou
Resumo: Neste artigo, realizo uma avaliação de cinco traduções para o português brasileiro do poema “Still I Rise” da escritora afro-americana Maya Angelou (1928-2014). Em seguida, e com base nessa crítica, apresento e discuto o poema em minha tradução, cujo objetivo principal foi produzir um texto para performance, isto é, que funcionasse oralm
Ilha Desterro. Publicado em: 29/08/2019
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3. DO OUVIR E LER POESIA: LUIZ GAMA E MACHADO DE ASSIS
Resumo Luiz Gama tende à oratória, à performance pública do verso. É o teatro interlocutório, a voz impostada no espaço para convencer (movere) a audiência. Machado de Assis prefere a leitura, o contato íntimo com o texto. É a experiência individual, a mensagem que cala no leitor para deleite (delectare) do sujeito. A versificação, assim, ganha
Machado Assis Linha. Publicado em: 2018-05
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4. As performances da voz no espaço da poesia brasileira contemporânea
resumo Este artigo tem como proposta evidenciar na poesia de Ademir Assunção, em seu livro ganhador do Prêmio Jabuti de 2013, A Voz do Ventríloquo, os conceitos de performance e de voz como elementos que emergem dos sujeitos do discurso e dos sujeitos da cultura.
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-12
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5. Poesia ao vivo: algumas implicações políticas e estéticas da cena literária nas quebradas de São Paulo
resumo Este artigo é resultado da observação recente da cena literária dos saraus e slams de poesia na cidade de São Paulo. Organizados e frequentados especialmente por jovens de classes economicamente menos privilegiadas de regiões pobres e periféricas da cidade, saraus literários e slams de poesia sugerem interessantes questões de natureza políti
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-12
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6. Sopapo Poético: sarau de poesia negra no extremo sul do Brasil
resumo Apresentamos o Sopapo Poético, sarau de poesia negra que acontece em Porto Alegre desde 2012. Entendemos que nesse evento ocorre um encontro de duas tendências: a recente difusão dos saraus periféricos em São Paulo e outras cidades do Brasil com a tradição da poesia negra brasileira, especialmente a produzida desde a década de 1970. Esse encon
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-12
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7. Desterrados del parnaso (el verso “popular” rioplatense: voces/ hojas/ mensajes)
Resumo As diferentes formas de consagração tem sérias dificuldades com textos de autores anônimos ou sem trajetória, textos que provém da oralidade e tentam alcançar certo tipo de público por precárias vias editoriais. Este artigo indaga diferentes variantes do problema. Em primeiro lugar, o do payador, isto é o intérprete que por volta de 1885, e
Alea. Publicado em: 2016-08
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8. Uma Arte do Encontro
RESUMO A partir da abertura para pesquisas dos arquivos da segunda parte da vida de Grotowski, este texto se debruça sobre as concepções de teatro do mestre polonês, nas quais ele o descreve como a arte do encontro. Trata-se, ao mesmo tempo, de colocar essa proposição nas interrogações de uma época e de mostrar como esse encontro é o anátema que r
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2013-04
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9. A performance do leitor diante da oralidade poética: passagens de indecisão
Este estudo traz para o centro das reflexões um tema considerado às bordas da cultura brasileira: as poéticas orais e sua performance. Objetivamos descrever, analisar e fundamentar os procedimentos teóricos e práticos aplicados ao trabalho com a poesia oral, no espaço formal e informal de educação e cultura, e ainda, verificar a sua contribuição na
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/07/2012
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10. Ode marítima: do atual ao inaugural a poesia como poiesis e performance
O objetivo deste trabalho é demonstrar por que Ode Marítima é considerada o poema expressão máxima do movimento sensacionista, idealizado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, no início do século XX, estabelecendo uma relação entre o atual e o inaugural, o moderno e o arcaico, o tempo e o não-tempo, o tempo cronológico e o tempo mítico. P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
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11. A performance do suicídio em Ariel, de Sylvia Plath
Esta dissertação propõe investigar a escritura do livro Ariel (1965), de Sylvia Plath, como um tipo de poesia performática e ritual que fragmenta e reconstrói a experiência privada, manipulando a memória do corpo autobiográfico como forma de ensaiar e restaurar a subjetividade. Nossa proposta assume que, em Ariel, a transfiguração hiperbólica, par
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/09/2011
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12. Poesia oral e performance no Brasil : a mandiga da voz e do corpo na capoeira Angola = : Poesie orale et performance au Brésil : l incantation de la voix et du corps dans la capoeira Angola
Esta pesquisa procura analisar e descrever os processos de produção, transmissão e recepção da poesia oral da capoeira. Neste caso, a forma de transmissão do poema oral é a performance. Partindo dessa ideia, procuramos analisar as performances poéticas de mestres e capoeiristas na roda de capoeira angola, no intuito de compreender os tipos de perform
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/07/2011