Peirce Charles Sanders 1839 1914
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1. A Arquitetônica de Peirce como resposta ao Enigma dA Esfinge de Emerson &mais além / Peirces Architectonic as the Answer to Emersons Riddle of The Sphynx and Beyond
Nossa Tese de Doutorado dando prosseguimento à nossa Dissertação de Mestrado (2008) - tem como principal objetivo mostrar que a resposta completa que Charles Sanders Peirce (1839-1914) deu ao Enigma (da Existência) proposto por Ralph Waldo Emerson no poemafilosófico deste, A Esfinge (1841, 1846, 1867) está em sua admirável Arquitetônica. Nosso trabal
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/11/2012
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2. Outro(s) lugar(es) de enunciação: a emergência do dialogismo em ambientes hipermidiáticos
A lógica hipertextual, orientada por nexos associativos não-lineares, favorece certa cartografia de navegação menos ocupada com mapas e representações que com desvios inopinados e estados de deriva. Na mão inversa, o pensamento ocidental inaugurou a ordem como ágnus-dei do século XIX, desde Descartes (e o nascimento da filosofia moderna) ao binarism
Publicado em: 2009
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3. O desenho analógico e o desenho digital : a representação do projeto arquitetônico influenciado pelo uso do computador e as possíveis mudanças no processo projetivo em arquitetura
O uso do computador para o desenho de arquitetura, por meio de programas específicos, tem sido observado e analisado por estudiosos no campo da Arquitetura, o que os tem levado a considerar mudanças no método da criação arquitetônica, na medida em que percebem novas maneiras possíveis no ato de projetar. Na dimensão da nossa experiência docente com
Publicado em: 2009
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4. Sobre o conceito de acaso na filosofia de Charles S. Peirce
O tema desta tese é o conceito de Acaso na filosofia do pensador norte-americano Charles Sanders Peirce (1839-1914), associado à doutrina que ele denomina Tiquismo. Propomo-nos, neste trabalho, interpretar sentidos diferentes da noção de acaso encontráveis na obra do autor, buscando relê-los à luz de seu sistema filosófico. Defendemos, também, a hip
Publicado em: 2008
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5. A adaptação fílmica e as três dimensões da tradução intersemiótica: a representação dos Evangelhos no filme "A Paixão de Cristo"
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação dos Evangelhos no filme "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson. Para tanto, o estudo sustenta-se sobre a semiótica de Charles Sanders Peirce, observando-se três dimensões da adaptação fílmica: estérica, transpositiva e contextual. Atentando-se às semioses que se desenvolvem entre o texto escrit
Publicado em: 2008
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6. Mudança de hábito como evolução e autocontrole no pragmatismo de Peirce / Habit-change as evolution and self-control in Peirces pragmatism
This research approaches the process of habit-change in the thought of Peirce (1839-1914) starting from the hypothesis that there is a strong relation between self-control and pragmatism and that habit-change takes place by a stimulus, even though vague, to use reason with the aim of reaching a coherent and admirable conduct. Peirce who was a well-known chem
Publicado em: 2008
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7. "A Agathotopia de Charles Sanders Peirce"
Se não pela via das crenças subjetivas psicológica e religiosa, como uma crença filosófica lógica objetiva pode atribuir ao amor, a função de lei sob a qual se dá o continnum desenvolvimento evolucionário da vida? Não afeita a imperativos categóricos ideológicos quer de ordem filosófico-moral e psicológica (como o kantiano), quer de ordem reli
Publicado em: 2008
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8. Uma reflexão sobre o Estatuto dos meios de comunicação de massa à luz do pragmatismo de Peirce
A idéia de significado presente no Pragmatismo é eminentemente semiótica e envolve semiose. Portanto, é possível conceber qualquer sistema que tenha um significativo conteúdo, de várias convenções de signos estabelecidos por línguas em relação a vários tipos de objetos. Compreender a base do significado nada mais é do que inquirir sobre o signi
Publicado em: 2008
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9. Formulações de C. S. Peirce para conceitos-chave do século XIX: o instante e a evolução
O século XIX viu nascer a produção industrial de bens materiais e a explosão demográfica. Trouxe também à luz os primeiros meios técnicos de comunicação, o telégrafo e a fotografia. Aliados às máquinas impressoras, esses meios foram responsáveis pela explosão do jornal e pelo advento da comunicação de massa. Ao mesmo tempo, revolucionaram-se
Publicado em: 2007
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10. Montagem, imagem e representação nas narrativas literária e cinematográfica
Esta dissertação apresenta um estudo montagem nas narrativas da literatura e do cinema, através de uma abordagem dos conceitos de imagem e de representação.Tais conceitos são pormenorizados levando-se em conta a sua inserção espistêmica nas épocas e escolas que os utilizaram. O processo de narratização dos primórdios do cinema é apresentado e d
Publicado em: 2007
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11. Uma Análise Semiótica da Evolução do Software
A motivação principal da presente dissertação foi a crescente popularização, entre os cientistas, de uma teoria de que a evolução biológica pode ser guiada pela evolução cultural. Conhecida como efeito Baldwin, ela afirma que, quando as coisas a serem aprendidas se tornam relativamente fixas, cria-se uma pressão evolutiva para que elas sejam inco
Publicado em: 2007
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12. Um Tratamento dos Grafos Existenciais na Obra de Charles Sanders Peirce
O objetivo deste trabalho é apresentar os Grafos Existenciais de nível alfa e beta de Charles Sanders Peirce. Primeiramente, tratamos da origem dos grafos propriamente dito; depois de suas regras de formações, regras de transformações e relações com o cálculo sentencial e o cálculo de predicados clássico
Publicado em: 2006