Oduvaldo Vianna Filho
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1. Esboço de uma definição de tragédia à brasileira: Álbum de família, de Nelson Rodrigues, encontra o modernismo dos anos 1970
Resumo Este texto se propõe a examinar, através de leitura crítica e cerrada, três dramas brasileiros situados em dois momentos históricos de efervescência modernista - ambos ocorridos no Brasil durante o século XX - e que têm em comum a temática da família. A partir disso, objetivou-se mapear as singularidades do que seria uma tragédia à brasile
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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2. Mais humor, menos política: Uma certa tendência no drama contemporâneo brasileiro
Resumo A partir do estudo de adaptações teatrais e televisivas realizadas nos últimos anos, o artigo procura investigar uma tendência existente no drama contemporâneo brasileiro: a atualização de obras escritas por autores oriundos do Teatro de Arena, voltadas originalmente para a centralidade da crítica ideológica, a partir do esvaziamento da conte
Varia hist.. Publicado em: 2016-08
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3. Rasga Coração, de Vianinha, e Hair: aproximação e distanciamento num contexto de contracultura
Considerando a estrutura formal e conteudística das obras, e os movimentos políticos e culturais dos jovens dos anos 1960 e 1970 - dentre eles, a contracultura - no contexto norte-americano e no processo histórico brasileiro (este último incluindo a plena vigência de uma ditadura militar), o presente artigo procura analisar como o musical Hair (1967), d
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-12
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4. Análise formal de Death of Salesman, de Arthur Miler, e Rasga Coração, de Oduvaldo Vianna Filho: a utilização do épico / Formal analysis of Death of a Salesman by Arthur Miller and Rasga Coração by Oduvaldo Vianna Filho: the use of the epic
O objetivo deste trabalho é analisar e comparar as peças Death of a Salesman [Morte dum caixeiro viajante] (1949), do dramaturgo americano Arthur Miller (1915-2005), e Rasga Coração (1974), do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) (1936-1974), especialmente em relação aos elementos épicos presentes nelas. Ambas as obras possuem uma es
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/04/2012
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5. Allegro Ma Non Troppo: ambiguidades do riso na dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho
O objetivo desta tese é abordar o humor enquanto elemento central na obra de Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha, por meio da análise das comédias escritas no período anterior ao golpe de 1964 (Bilbao, Via Copacabana -1957, A Mais Valia vai Acabar Seu Edgar 1960, Cia.Amafeu de Brusso - 1961) e no pós-1964 (Dura Lex Sed Lex no Cabelo só Gumex 1967, Allegro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
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6. O encontro do teatro musical com a arte engajada de esquerda: em cena, o Show Opinião (1964)
A presente pesquisa buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade partindo do espetáculo musical Show Opinião realizado em 1964 pelo Grupo Opinião e pelo Teatro de Arena de São Paulo na cidade do Rio de Janeiro. O musical de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa marcou a cena teatral brasileira não só pelo caráter inovador de sua d
Publicado em: 2011
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7. Pode ser a Gota Dágua: em cena a tragédia brasileira da década de 1970
A PESQUISA buscou construir um diálogo entre Arte e Sociedade, partindo da reflexão dos textos dramáticos Medéia de Eurípides (431 a. C.), Medéia de Oduvaldo Vianna Filho (1972), e Gota Dágua de Chico Buarque e Paulo Pontes (de 1975), compreendendo de que forma a idéia de tragédia se resignifica com o movimento de dois tempos históricos diferentes:
Publicado em: 2009
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8. O Teatro de Arena na arena do Brasil
Esta dissertação tem por finalidade contribuir para a reflexão das possíveis conexões existentes entre História e Teatro. Propõe a análise das utopias do Teatro de Arena durante a década de 1950 no Brasil, com o intuito de discutir momentos de nossa história contemporânea. Partindo do pressuposto de que a produção estética e, neste caso especí
Publicado em: 2008
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9. Corpo a corpo (1970) de Oduvaldo Vianna Filho: do texto dramático à encenação do Grupo Tapa de São Paulo em 1995
In the 1960s and 1970s aesthetic changes marked arts in Brazil, including drama, which we discuss by analyzing Corpo a corpo (1970), a play that conveyed those changes and that was written by Oduvaldo Vianna Filho, a man of drama and a Communist Party enthusiast who intended to deal with ideas of the so-called drama vanguard at the time. To begin with, we di
Publicado em: 2006
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10. Com os séculos nos olhos: teatro musical e expressão política no Brasil, 1964-1979
The practice of musical theater in Brazil began on the second half of the 19th century, particularly in the last two decades. A genre of irregular effectiveness, the musical has had its productive moments, followed by less abundant periods. One of its most fertile phases, in this country, was during the 1960s and 1970s. At that time, Brazilian theater was of
Publicado em: 2006