Rasga Coração, de Vianinha, e Hair: aproximação e distanciamento num contexto de contracultura
AUTOR(ES)
Oliveira, Éwerton Silva de
FONTE
Estud. Lit. Bras. Contemp.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-12
RESUMO
Considerando a estrutura formal e conteudística das obras, e os movimentos políticos e culturais dos jovens dos anos 1960 e 1970 - dentre eles, a contracultura - no contexto norte-americano e no processo histórico brasileiro (este último incluindo a plena vigência de uma ditadura militar), o presente artigo procura analisar como o musical Hair (1967), dos atores norte-americanos James Rado e Gerome Ragni, e a peça Rasga coração (1974), do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha), sobretudo por meio de suas personagens jovens, representam a presença da contracultura (em suas inovações e contradições, semelhanças e diferenças) nos Estados Unidos e no Brasil. O diferente enfoque de ambas as peças a este movimento político-cultural também é enfatizado no artigo.
ASSUNTO(S)
teatro brasileiro teatro norte-americano contracultura oduvaldo vianna filho.
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