Narrative Games
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
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1. THE HUNGER GAMES IS A UTOPIA? THE FEMININE AS A BRIDGE TO THE RETURN TO NATURE IN CONTEMPORARY DYSTOPIA
RESUMO A distopia contemporânea distingue-se dos textos canônicos do gênero, uma vez que problematiza a tecnologia e é permeada pelo pós-humanismo. Esta atualização no gênero distópico possui um subtexto utópico na narrativa. Nela, a utopia só é alcançada por um retorno à natureza; tal conexão entre a humanidade e a natureza só será restaura
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 23/09/2019
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2. De la lucha al testimonio. Las representaciones audiovisuales e interactivas del cáncer en los videojuegos
Neste artigo analisamos a interseção entre o câncer - uma das principais causas de mortalidade nas sociedades contemporâneas - e uma das mídias mais significativas da cultura popular no século 21: os videogames. A análise de conteúdo das mensagens foi composta por oito videogames que, nos últimos 15 anos, revelam uma abordagem narrativa em torno da
Interface (Botucatu). Publicado em: 29/07/2019
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3. As fontes culturais elaboradas sincreticamente no teatro anchietano / The cultural sources syncretically elaborated in Anchieta\ s theater
The aim of this work is the understanding on José de Anchieta, a catholic priest, who has developed his literary composition which was distributed in twelve theatrical plays. He connected the European culture strongly influenced by the Christianity with the Brazilian indigenous culture. Some myths and habits described by the historians who had travelled thr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/04/2011
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4. ROLE-PLAYING GAME AS A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE CO-CONSTRUCTION OF STORIES IN THE CONTEXT OF DEAFNESS / O ROLE-PLAYING GAME COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE CO-CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS NO CONTEXTO DA SURDEZ
O estudo consiste em mostrar e discutir o desenvolvimento e a implementação de uma proposta pedagógica de co-construção de histórias através do role-playing game (RPG) no contexto terapêutico-fonoaudiológico de letramento de surdos com orientação bilíngue. A pesquisadora, além de experienciar a prática do RPG e de desenvolver uma proposta do jo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/04/2011
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5. BETWEEN WORLDS: AN ANALYSIS OF THE DESIGN OF ALTERNATE REALITY GAMES / ENTRE MUNDOS: UMA ANÁLISE DO DESIGN DE ALTERNATE REALITY GAMES
A proposta desse estudo foi analisar a narrativa e o design dos jogos baseados em realidades alternadas (Alternate Reality Games - ARGs). A narrativa foi analisada com base no uso dos suportes e suas contribuições para as áreas do design e da educação. No estudo, procurei explicitar como o ARG se estruturou a partir do uso dos suportes, assim como os ca
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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6. A estética da personalização do avatar nos processos imersivos em jogos eletrônicos
The customization has been presented in several kinds of games, pleasing players with distinct profiles and showing its potential as a feature that may bring huge inovations to these virtual environments. Realizing that such feature may bring a deeper overlay between the player and its representative character, this paperwork has as purpose, investigate the
Publicado em: 2011
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7. TV digital interativa brasileira: Um estudo sobre as possibilidades da narrativa na TV digital interativa brasileira: considerando o SBTVD-T (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre)
This research relates the concept of Interactive Digital TV, in its aspects technicalcomputing, linking them with new forms of expression of content in order to allow the production of new genres, sub-genres of narrative in television products. It shows that television, from computational systems, becomes from a connected device to a transmission system in a
Publicado em: 2010
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8. Sport narration on the radio: subjectivity and singularity of the narrator. / Narra??o esportiva no r?dio: subjetividade e singularidade do narrador.
This work analyses the sportive narration by the two AM radio announcers and the way the narrative construction occurs. The radio language, the use of verbal and non-verbal languages, the professional background and the constitution of the narrative character are considered factors which contribute on the composition of this speech. For this analysis, two na
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2009
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9. Jogos digitais e aprendizagens: o jogo Age of Empires III desenvolve idéias e raciocínios históricos de jovens jogadores?
This research is situated in a field of work not only little explored but also permeated by some "pre" concept of the academy: the video games (computer games) and his relationship with the learning of history. My daily comments supported by some authors to suggest that young people with access to various digital media relations to create new knowledge, new
Publicado em: 2009
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10. Na contramÃo das limitaÃÃes: a produÃÃo de sentido na deficiÃncia mental / The Production Of Sense In Mental Incapacity
Historically mental deficiency has been characterized by maturative delays and cognitive deficits (abstractions and generalizations), dissociated from the historical-cultural context. Among the prototypical "limitations" of mental deficiency, the ones related to linguistic productions are notable (the narratives, as the production of sense in spoken texts).
Publicado em: 2009
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11. Uso de senso comum no apoio a jogos narrativos para crianças em idade escolar
Neste trabalho é descrito como o conhecimento de senso comum pode apoiar na criação e condução de histórias em jogos do tipo narrativo. Para verificar a viabilidade do uso de senso comum foi desenvolvido um jogo narrativo Web, chamado Contexteller, que tem como objetivo permitir ao educador ensinar aos alunos algumas habilidades que fazem parte do proc
Publicado em: 2009
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12. Explorando mundos especiais: estruturas narrativas aplicadas à concepÃÃo e avaliaÃÃo de games
This research aims to release a theoretical basis for a methodology of conception and evaluation of narrative aspects in games. We start with a review of the state of art, assuming that the academy is only in first steps on the studies regarding storytelling. Then, we adopt narratology as an epistemological guide, verify its functionality in previous narrati
Publicado em: 2008