Musicalidade
Mostrando 13-24 de 76 artigos, teses e dissertações.
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13. Musicalidade(s) e ressonâncias psíquicas: variações subjetivas e destinos à pulsão
O presente artigo presta-se a relacionar alguns importantes conceitos da psicanálise, tais como a pulsão invocante, a experiência pática do estranho e as possibilidades de gozo e destinos da pulsão, enredados pela via da Psicanálise Implicada circunscrita ao campo teórico de Freud e Lacan. Tomamos a música como uma enigmática poética do indizível
Rev. latinoam. psicopatol. fundam.. Publicado em: 2016-09
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14. Voz e memória cultural em Litoral: Reseña de una vida inútil (1926-1959), de Luis Palés Matos
RESUMO O artigo propõe uma análise da questão da sonoridade em uma seleção dos escritos do poeta porto-riquenho Luis Palés Matos (1898-1959) através da relação com a memória coletiva das Antilhas. Examino a importância da musicalidade em dois níveis diferentes: no nível da forma estética - na sonoridade, no ritmo - e no nível das representaç�
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-04
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15. Poética oral do samba de roda das margens do Velho Chico
Realizando uma viagem pelas águas poéticas do Velho Chico, a obra apresenta um estudo sobre as narrativas orais em prosa e verso e as canções do samba ribeirinho, que retratam a experiência cotidiana desse lugar e os sentidos diários que se configuram como as formas que as sambadeiras e sambadores veem o mundo. Sendo assim, o livro foca nas representações e simbologias presentes nas cantigas do grupo de samba de roda “É na pisada ê”, assim como os aspectos estruturais da lírica de sua poética, tais como: estrofe, rima, versificação, musicalidade, dentre outros.
Autor(es): Araújo, Nerivaldo Alves
EDUFBA. Publicado em: 2016
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16. A Produção da "Música Cabocla": a polifonia formadora do Carimbó nas representações de literatos, jornalistas e folcloristas no Pará (1900-1960)
Este texto aborda o percurso histórico de debates artísticos e intelectuais desenvolvidos em torno da transformação do carimbó em expressão típica da musicalidade cabocla do Pará e da Amazônia. O intercâmbio de ideias entre folcloristas, jornalistas e escritores promoveu, entre 1900 e 1960, os sentidos que se articularam em torno da ideia do carimb
História. Publicado em: 2015-06
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17. Ensaio sobre Adoniran um estudo antropológico sobre a "Saudosa maloca"
Este artigo analisa o samba "Saudosa maloca", de Adoniran Barbosa, a partir de dois ângulos: primeira versão (de 1951), com arranjo de Nelson Miranda, e a versão arranjada pelo grupo Demônios da Garoa (de 1955), que transformou o samba num sucesso. A letra da canção narra um encontro dramático entre um sem-teto e o establishment imobiliário na São P
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2014-02
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18. Mário de Andrade: o sequestro do desejo e a música popular em versos
Em Remate de males (1930), quarto volume de poemas do modernista Mário de Andrade, o texto de abertura do grupo Tempo da Maria - "Moda do corajoso" - apresenta voz lírica que hesita entre a consciência do despropósito de seu amor por uma mulher casada e, ao mesmo tempo, a constatação de estar subjugada por ele. Como leitor de Freud, Mário deixa transp
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2013-12
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19. Música e invocação: uma oficina terapêutica com crianças com transtornos de desenvolvimento / Music and invocation: a therapeutic workshop with children with developmental disorders
A presente pesquisa visa acompanhar os efeitos de uma oficina de música sobre um grupo de crianças com transtornos de desenvolvimento. O objetivo foi o de estabelecer algumas hipóteses sobre a compreensão que a atenção à dimensão da musicalidade pode fornecer sobre esses casos, bem como que tipo de contribuição é capaz de proporcionar em termos de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012
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20. Usina do Trabalho do Ator: reconhecimento de uma identidade
RESUMO Este artigo tem como objetivo contar a trajetória da UTA - Usina do Trabalho do Ator, em seus pontos fundamentais, traçando um breve panorama de suas realizações cênicas até o momento. Busca-se reconhecer, ao mesmo tempo, as características determinantes da identidade da Usina, construída e sedimentada ao longo deste percurso, tais como: a pla
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
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21. Evolução da musicalidade humana: seleção sexual e coesão de grupo / The evolution of human musicality: sexual selection and group cohesion
A musicalidade, concebida como o conjunto da capacidade cognitiva subjacente à dança e à comunicação sonora por meio de melodias harmonizadas e ritmadas, satisfaz vários critérios que caracterizam as adaptações biológicas. A música é muito antiga, universal e um importante aspecto em todas as culturas e épocas conhecidas. Ela provoca emoções e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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22. Narciso ctônico: Os Sertões e a (r)evolução estética do teat(r)o oficina Uzyna Uzona uma escritura desconstrucionista. / Chthonic Narcissus: Os Sertões and the aesthetic (r)evolution of the teat(r)o Oficina Uzyna Uzona a deconstructive writing.
No decorrer desta análise desconstrucionista da evolução artística do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona e de sua obra contemporânea, exemplificada pelo espetáculo Os Sertões, o mitograma de Narciso é utilizado como tropo organizador para repensar a estética da companhia. Concorrentemente, a obra do Oficina serve como estímulo para identificar os aspecto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/08/2011
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23. O mar que me navega: sintonias filosóficas em Paulinho da Viola / It is the sea who navigates me: philosophy in the songs of Paulinho da Viola
Este trabalho interpreta, à luz da filosofia, temas recorrentes na obra musical de Paulinho da Viola. Detentor de um vasto repertório de referência, o compositor e intérprete expressa em seus sambas uma abordagem sobre o mundo que se vincula a correntes de pensamento tão distintas como as de Epicuro, Heráclito, Benedictus de Spinoza, Tomás de Aquino,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/07/2011
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24. A "maravilha" na poesia de Manuel Botelho de Oliveira
Trata-se de mostrar como a poesia de Manuel Botelho de Oliveira (Bahia, 1636-1711) visa construir a maravilha principalmente por meio das consonâncias que surpreendem, numa poesia assentada em analogias com a "música", o "canto", o "verso", a "lírica", o "ritmo", a "doçura" - conceitos presentes em tratados retóricos, poéticos e filosóficos antigos, e
Per Musi. Publicado em: 2011-12