Musical Transcription
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1. As práticas de reelaboração musical / The Practices of musical re-elaboration
Este trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo das práticas de reelaboração musical relacionadas aqui como: transcrição, orquestração, redução, arranjo, adaptação e paráfrase, promovendo um resgate de sua valorização e estimulando sua expansão. Para isso, serão abordadas questões teóricas, históricas e estéticas acerca dessa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/04/2011
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2. O processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 de Johann Sebastin Bach
Este trabalho trata do processo de digitação para violão da Ciaccona BWV 1004 (original para violino) de Johann Sebastian Bach (1685-1750). O objetivo foi desenvolver uma digitação de mão esquerda capaz de refletir as intenções musicais do presente autor. Para tal, foi estabelecido um modelo de análise, onde a textura musical é dividida e classific
Publicado em: 2011
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3. Axé, orixá, xirê e música : estudo da música e performance no candomblé queto na Baixada Santista / Axé, orixá, xirê and music : a study of music and performance in Candomblé Queto
By means of this study, I intent to bring to discussion some elements found in the interaction between music and ritual in the afro-Brazilian religion called candomblé queto. The study was carried focusing forms of such religiosity in cult places in the region of São Paulo state called Baixada Santista, mainly in the religious house Ilè Asè Alaketú Omo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/03/2010
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4. Explorando master-classes de violão em festivais de música: um estudo multi-casos sobre estratégias de ensino.
The present work studies master-classes in guitar. This musical instrument teaching format is defined and its particularities are delineated with the purpose of mapping the relation between the students performance and the teaching strategies adopted by the instructor-musician. The current study aspires to answer the following question: What are and how are
Publicado em: 2010
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5. O processo de transcrição da parte da harpa para violão de sete cordas do concerto em dó maior K299 para flauta, harpa e orquestra de W.A. Mozart
Este trabalho trata do processo de transcrição do Concerto em Dó Maior K 299 para Flauta e Harpa de Wolfgang Amadeus Mozart. O objetivo geral foi a transcrição da parte da harpa do concerto para violão de sete cordas. Por meio da análise comparativa de transcrições do próprio compositor do concerto e do estudo de referencial teórico, foram classif
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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6. Transcrições para piano: histórico e uma proposta de execução para a mão esquerda de alguns prelúdios de Chopin
This document presents a brief history about musical transcription since Renaissance up to the 20th century and launches a discussion upon methodological approaches pointing out musical examples of outstanding composers. One of the main issues intends to demonstrate both the importance and validity of musical transcriptions. It intends to contribute to enric
Publicado em: 2009
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7. Frevo para piano de Egberto Gismonti: uma análise de procedimentos populares e eruditos na composição e performance
This work is a study about the recognition of classical and popular elements in Gismontis performance of his work Frevo for solo piano. It is a descriptive analysis, based on musical characteristics of the genre frevo and on composicional comparisons with classical composers. It has been used as primary sources: a) the recording of Frevo, performed by the au
Publicado em: 2009
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8. A transcrição musical como processo criativo / The musical transcription as a creative process
This dissertation aims at discussing the compositional creative processes involved in the activities of musical transcription, above all on those related to the production of repertoire to symphonic bands. Believing that the transcriptions belong to the universe of artistic re-creation, the argument that runs through this analysis is sustained by a historica
Publicado em: 2008
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9. Da leitura de partituras musicais à transcrição/arranjo para conjuntos de câmara.
The practice of transcribing/arranging piano scores into chamber music compositions for young ensemble performing students was not been done in class, in the Musical Training Courses I and II or in the Advanced Music Course at the Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP Brazil). The ideal of providing a chamber music experience to young instrument
Publicado em: 2008
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10. Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcrições para violão / Sérgio Abreu: sua herança histórica, poética e contribuição musical através de suas transcrições para violão
Sérgio Rebello Abreu e seu irmão Eduardo Abreu se notabilizaram como dois dos maiores violonistas em atividade nos anos 60-70. A carreira do duo se interrompeu em aproximadamente 1975 e Sérgio Abreu prosseguiu como solista e camerista até 1981. O impacto que eles causaram no meio musical permanece até hoje, mas sua contribuição não foi analisada sist
Publicado em: 2007
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11. O uso da scordatura para a execução no violão de obras compostas para alaúde barroco : transcrição e exemplos extraídos da obra de Silvius Leopold Weiss
Este trabalho visa analisar os problemas envolvidos na transcrição para o violão de obras compostas para alaúde barroco. São discutidas as diferenças entre os dois instrumentos relacionados à notação, número de cordas e afinação. É também apresentado um histórico do uso de scordatura nos diversos instrumentos de corda. São analisadas as carac
Publicado em: 2007
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12. O processo de transcrição para violão de Tempo di Ciaccona e Fuga de Béla Bartók / O processo de transcrição para violão de Tempo di Ciaccona e Fuga de Béla Bartók
Esta dissertação de mestrado trata do processo de transcrição para violão solo dos movimentos Tempo di Ciaccona e Fuga, da Sonata para violino solo (1944) de Béla Bartók. O primeiro capítulo contempla análises estruturais básicas dos movimentos Tempo di Ciaccona e Fuga, assim como o histórico da Sonata para violino solo e uma breve abordagem sobre
Publicado em: 2007