Musical Identity
Mostrando 1-12 de 52 artigos, teses e dissertações.
-
1. A construção social do professor de música
RESUMO O presente estudo teve como objetivo verificar o potencial das Licenciaturas em Música em ressocializar o indivíduo em sua formação musical. Aferiu-se como esta instância socializadora participa na construção identitária de jovens professores de música, em especial da identidade profissional. O estudo abrangeu todas as instituições com o cu
Educ. rev.. Publicado em: 02/05/2019
-
2. Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios / Vestiges of the sacred: an ethnography of forms and silences
This study is an ethnography regarding sacred forms. Our empirical field was the city of Juazeiro do Norte, which is located in the south of Ceará, one of the biggest centers of popular pilgrimage in Brazil, emphasizing the old path that leads to the statue of Padre Cícero called Ladeira do Horto. By means of a theoretical cooperation between the fields of
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/08/2012
-
3. Eu gosto de escutar música todo dia [] Todo jovem gosta Escutar música já faz parte da minha vida: Jovens, escuta diária de música e aprendizagem musical
The purpose of this study was to identify what young students learn of music to experience it through the everyday experience of listening to music using digital technologies. It was developed in the field of music education in its social and cultural approach. Taking for granted that music is learned in daily activities, and that young people listen to musi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012
-
4. O lugar da música religiosa na construção psicossocial da identidade de jovens presbiterianos independentes no estado de São Paulo
This research aims to study the place of religious music in the psychosocial construction of the identity of Independent Presbyterian youth in São Paulo state. Its objective aims to verify how the youth identity developed within the changes and transformations of post-modern society and in which way the religious music was present in those changes. In a fir
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2012
-
5. Do Regional ao Choro elétrico: convenções, redes e identidade no trabalho musical dos chorões / From Regional until Choro Eletrico: conventions, networks and identity on musical work of chorões
As atividades artísticas de músicos dedicados ao gênero choro são o ponta-pé inicial para o desenvolvimento desta pesquisa. A partir do Interacionismo Simbólico procuramos compreender como se caracterizam as redes, convenções sociais e artísticas, a identidade e presença feminina no grupo dos chorões que atuam nas cidades de Goiânia GO e Campinas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2011
-
6. SUSSAS E CURRALEIRAS KALUNGAS: na Folia do Divino Pai Eterno da cidade de Cavalcante-GO e na Festa de Santo Antônio da comunidade do Engenho II / Sussas andd Curraleiras Kalungas: at the Folia of Divino Pai Eterno of Calvacante and Festa de Santo Antônio of Engenho II community
Esta é uma pesquisa musical da comunidade Kalunga no contexto da Folia do Divino Pai Eterno de Cavalcante-GO e da Festa de Santo Antônio do Engenho II. Durante estas festividades são apresentadas a Curraleira e a Sussa, dois gêneros musicais com estrutura, forma, harmonia, melodia, ritmo e instrumentação hibridizados. A contextualização histórica e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
-
7. Sussas andd Curraleiras Kalungas: at the Folia of Divino Pai Eterno of Calvacante and Festa de Santo Antônio of Engenho II community / SUSSAS E CURRALEIRAS KALUNGAS: na Folia do Divino Pai Eterno da cidade de Cavalcante-GO e na Festa de Santo Antônio da comunidade do Engenho II
Esta é uma pesquisa musical da comunidade Kalunga no contexto da Folia do Divino Pai Eterno de Cavalcante-GO e da Festa de Santo Antônio do Engenho II. Durante estas festividades são apresentadas a Curraleira e a Sussa, dois gêneros musicais com estrutura, forma, harmonia, melodia, ritmo e instrumentação hibridizados. A contextualização histórica e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
-
8. Questões de identidade no Hip-Hop norte-americano: um estudo da banda Black Eyed Peas / Issues of identity in American hip-hop: a study of Black Eyed Paes
Esta dissertação investiga o processo de formação da identidade, através do trabalho artístico/musical da banda de hip-hop norte-americano: Black Eyed Peas, formada na década de 80, nos Estados Unidos da América. Essa investigação diz respeito às questões de identidades discutidas pela temática do hip-hop, bem como a releitura que esta banda apr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
-
9. PRÁTICAS MUSICAIS COTIDIANAS NA CULTURA GOSPEL: UM ESTUDO DE CASO NO MINISTÉRIO DE LOUVOR SOMOS IGREJA / EVERYDAY MUSICAL PRACTICES IN GOSPEL CULTURE: CASE STUDY ON THE PRAISE MINISTRY SOMOS IGREJA
O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas musicais, focando os processos pedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo de louvor Somos Igreja da comunidade evangélica Igreja em Cruz Alta-RS. A pesquisa procura compreender como se produzem essas práticas no contexto evangélico, como elas são vivenciada
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
10. MV BILL E O DIÁLOGO DO TRÁFICO: monitoramento de fala, estilo, identidade e preconceito lingüísticos. / MV BILL OF TRAFFICKING AND DIALOGUE: monitoring speech, style, identity and linguistic bias.
Cada indivíduo possui uma gama (maior ou menor) de papéis sociais que entram em ação nas relações interpessoais de acordo com o contexto em que elas ocorrem. Uma das formas de constatação deste processo é pela observação dos usos e práticas linguísticas dentro de comunidades que, assim como atitudes sociais, implicam em consequências, até mesm
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
11. Entre rodas de capoeira e círculos intelectuais: disputas pelo significado da capoeira no Brasil (1930-1960) / Between capoeira and intellectual circles: disputes over the meaning of capoeira in Brazil
O objetivo desta dissertação é analisar como a capoeira baiana passou a ser imaginada como símbolo de identidade brasileira por intelectuais e capoeiristas entre as décadas de 1930 e 1960, buscando responder a duas questões principais: quais foram os aspectos que levaram alguns intelectuais do período a se debruçarem sobre a capoeira baiana, selecion
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/03/2011
-
12. Versos violentamente pacíficos : o rap no currículo escolar / Violently peaceful verses : rap in the curriculum
Este trabalho procura justificar a didatização e a inserção curricular do rap nacional na grande área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Ensino Médio, sobretudo no tocante ao ensino de Língua e Literatura. O rap nacional tem ocupado um lugar de destaque na produção cultural urbana do Brasil: enquanto gênero poético-musical, ele é visto
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/02/2011