Musica Popular Brasileira
Mostrando 13-24 de 249 artigos, teses e dissertações.
-
13. Um coração futurista: a construção da sonoridade de Egberto Gismonti no início de sua trajetória (1969-1976)
RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir o início da trajetória do músico brasileiro Egberto Gismonti a fim de desvendar procedimentos musicais que fizeram parte da construção de sua carreira ao longo dos anos 1970, com especial atenção a sua produção fonográfica. Para tanto, além de um exame aprofundado do material musical de algumas de suas
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-04
-
14. Índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais
RESUMO Objetivo Comparar o índice de desvantagem vocal em cantores populares e eruditos profissionais de acordo com gênero, idade, tempo de atuação profissional e presença ou ausência de queixa vocal autorreferida. Método Participaram 132 cantores profissionais, 74 populares e 58 eruditos, que preencheram questionário com os dados: idade, gênero,
CoDAS. Publicado em: 2016-10
-
15. A Canção do Senhor na terra dividida: a música engajada dos protestantes brasileiros sob repressão militar e religiosa
Resumo Este artigo examina uma seleção de cânticos protestantes socialmente engajados produzidos nos anos 1970, período em que a polarização cultural-ideológica entre "alienados" e "engajados" existente no circuito da música popular brasileira repercutiu na esfera da música cristã brasileira. O objetivo é averiguar os componentes de nacionalismo m
Per musi. Publicado em: 2016-08
-
16. Gosto musical e pertencimento social: O caso do samba e do choro no Rio de Janeiro e em São Paulo
Resumo Com base em dados levantados em questionários aplicados entre 2006 e 2009 ao público de oito casas de espetáculo de São Paulo e do Rio de Janeiro dedicadas à difusão do choro e do samba (e seus subgêneros), este artigo argumenta que a hierarquia culturalmente reconhecida desses gêneros e subgêneros corresponde à hierarquia social de seus con
Tempo soc.. Publicado em: 2016-08
-
17. Dinheiro e música popular: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos
Resumo A primeira metade do século XX foi um período marcado por uma intensa construção de identidades nacionais no Brasil e nos Estados Unidos. A música popular desses dois países, especialmente o samba e os blues, reflete esses processos. Um dos temas centrais nas canções da época é o dinheiro e o modo como ele permeia o cotidiano.
Horiz. antropol.. Publicado em: 2016-06
-
18. A construção/invenção do samba: Mediações e interações estratégicas
RESUMO O objetivo do presente artigo é debater, a partir de uma bibliografia sobre a formação do samba e sua consolidação como canção urbana brasileira do início do século, aspectos da atuação dos primeiros sambistas dentro do contexto em que estes estavam inseridos na produção cultural à época. O texto procura destacar o caráter estratégico
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-12
-
19. Fome, comida e bebida na música popular brasileira: um breve ensaio
O artigo reflete sobre como as temáticas fome, consumo de refrigerantes e consumo de feijão com arroz são enfocadas na música popular brasileira. Investigamos os anos de ditadura militar (1964-1985). O foco da análise é a chamada canção de protesto, gênero musical caracterizado por críticas estético-cultural, político-ideológica e social aos gov
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2015-09
-
20. O jogo triste da vida: a sinuca dos excluídos em duas canções de João Bosco e Aldir Blanc
Consagrada na década de 1970, a parceria João Bosco e Aldir Blanc é uma das mais prolíficas da música popular brasileira. Suas canções traduziram de forma original temas e questões candentes no cenário político, social e cultural da época, que vão desde a repressão e a censura promovidas pelo governo militar, até a experiência sensível e as c
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-04
-
21. O rap radical e a "nova classe média"
Este artigo discute a recente alteração na posição relativa do rap e dos rappers no campo da produção cultural no Brasil. O grupo Racionais MCs, tão central no campo do rap nacional que acaba por determinar a tendência hegemônica do gênero, vem se afastando do posicionamento revolucionário que marcou seus primeiros anos. Proponho que o aumento
Psicol. USP. Publicado em: 2015-04
-
22. Benjamin Barreto da Silva Araújo um compositor brasileiro
Levantamento biográfico, organização e comentário crítico do repertório de canções de Benjamin Barreto da Silva Araújo (1902-1985), pianista, regente, arranjador, professor e compositor brasileiro que teve importante atuação na cena musical clássica e popular do Brasil. Musicou vários poemas de autores ligados ao movimento modernista, ficando su
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
-
23. Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50
Este artigo situa o conjunto das canções de câmara de César Guerra-Peixe quanto às fases estéticas e quanto ao gênero. Considerado um compositor nacionalista, sua produção é representativa de uma tendência estética que visa conciliar elementos da tradição musical erudita europeia e da música popular e tradicional brasileira. As obras são apre
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
-
24. Novena (1964) de Milton Nascimento e Márcio Borges: primórdios da síntese do Clube da Esquina
Análise de Novena, canção de 1964 que inaugurou a carreira de compositores da dupla do então cantor-instrumentista Milton Nascimento e do letrista Márcio Borges. O contexto histórico, especialmente a partir de depoimentos dos dois artistas (BORGES, 1996, 2010, 2012; NASCIMENTO, 1993, 1996, 2009, 2012; BORGES e NASCIMENTO, 2012a, 2012b, 2012c, 2012d, 20
Per musi. Publicado em: 2014-12