Musica Popular Brasil Historia E Critica
Mostrando 13-24 de 24 artigos, teses e dissertações.
-
13. A MPB entre o nacional, o popular e o universal: Edu Lobo e Caetano Veloso, engajamento político e atualização musical em debate (1965-1968)
This dissertation is making an analyze of the relation established between the proposals of cultural intervention and musical creation of Edu Lobo e Caetano Veloso with the matter of the politician involvement artist and the musical up to date during 1965 and 1968. To leave of this, the project identify that the both artists had defined, by his musical creat
Publicado em: 2008
-
14. Pelo gramofone: a cultura da gravação e a sonoridade do samba (1917-1971)
As possibilidades de gravação e reprodução sonoras, introduzidas a partir do fonógrafo de Thomas Edison, trouxeram mudanças significativas na forma como as pessoas produzem e ouvem musica. No Brasil, as gravações comerciais em disco iniciaram-se em 1902 e, desde então, as praticas de musica popular principal produto da indústria do discotiveram que
Publicado em: 2008
-
15. Da bossa nova ao pop: transformações na obra de Marcos Valle entre 1968 e 1974
Um estudo das transformações ocorridas entre 1968 e 1974 na música do compositor Marcos Valle. Contém biografia e discografia, catalogando os trabalhos mais importantes. Do estudo de letra, música e processos de gravação de onze LPs, um conjunto de características próprias emerge, situando a obra de Marcos Valle no universo musical brasileiro. Méto
Publicado em: 2008
-
16. Imagens do século XIX na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil
Esta tese de doutoramento investiga os modos de interlocução entre a Literatura e a História na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil. Parte-se da idéia de constituição e de modificações de imagens na consciência leitora, bem como de suas possíveis reverberações no imaginário coletivo e na cultura, analisando-se cinco obras do escritor gaúch
Publicado em: 2008
-
17. Na esquina do mundo: trocas culturais na música popular brasileira através da obra do Clube da Esquina (1960-1980)
A proposta desta tese é abordar as trocas culturais na MPB das décadas de 1960 e 1970, tendo como fio condutor o conjunto das manifestações musicais identificadas ao Clube da Esquina. O que torna de particular interesse esta formação cultural, neste sentido, é a diversidade de fluxos culturais que de alguma forma transitam nos trabalhos de seus membro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2007
-
18. An examination of the reception of bossa nova by journalism critics: renovation in popular music under the eye of the critic / Um exame da recepção da bossa nova pela crítica jornalística: renovação na música popular sob o olhar da crítica
O objetivo principal desta pesquisa é discutir a recepção crítica do primeiro fenômeno da música popular brasileira a interessar a grande imprensa - a Bossa Nova. Trata-se também de inserir a crítica literária na formação de uma crítica moderna brasileira, aí incluída a jornalística, capaz de criar parâmetros para outras críticas de arte. O
Publicado em: 2007
-
19. Som imaginário: amizade, viagens e cidades nas canções do Clube da Esquina
O trabalho que ora apresentamos aborda a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre os anos de 1967 e 1981, que passou a ser conhecido como Clube da esquina. Essa pesquisa situa-se na linha de história e culturas políticas, combinando duas matrizes de interpretação e análise da realidade histórica brasileira
Publicado em: 2007
-
20. Racionais MCs: música, mídia e crítica social em São Paulo
Intitulada como: Os Racionais Mcs: música, mídia e crítica social em São Paulo a pesquisa objetiva apresentar e analisar a produção e a constituição do maior grupo de rap do país que desde seus primórdios no final da década de 80 ganhou projeção pelas críticas sociais e por se confrontar com os mais diversos setores da sociedade. As atitudes co
Publicado em: 2007
-
21. Raul Seixas: a mosca na sopa da ditadura militar - censura, tortura e exílio (1973-1974)
This dissertation aims to rescue the importance of the singer and composer Raul Seixas (1945-1989) in the period between the military dictatorship and the promulgation of 1988 Constitution. It seeks, still, to verify his insertion into the Brazilian artistic scenario and in other segments during the 1970 decade, as the counterculture, the censorship, the rep
Publicado em: 2007
-
22. Flor-do-cerrado: o clube do Choro de Brasília
Este trabalho é um estudo de caso sobre o Clube do Choro de Brasília. Seu objetivo é retratar o desenvolvimento do choro no Distrito Federal e nesse processo, analisar a relevância do trabalho desenvolvido por essa instituição, intimamente relacionada com a história do choro brasiliense e possivelmente a mais atuante do gênero no Brasil. Com base em
Publicado em: 2006
-
23. Re-quebros da subjetividade e o poder transformador do samba
This thesis aims at problematizing the contemporaneous subjectivity. In order to achieve this goal, I propose an alliance with the samba, a Brazilian musical gender. I hypothesize that such an alliance can make the subjectivity create strategies of existence, which oppose to hegemonic ways produced by the market of this so called mainstream capitalist regime
Publicado em: 2006
-
24. The criticism and the artist: samba, repression and poetry in Chico Buarque / A crítica e o artista: samba, repressão e poesia em Chico Buarque
The aim of this work is to analyze a body of critical reviews and other journalistic writings produced at two different moments of Chico Buarques career: early 1970s and early 1990s. For this purpose, we have chosen three specific works to be studied: Sinal fechado (1974), Francisco (1987), and Paratodos (1993). In the analyses of reviews published on major
Publicado em: 2005