Imagens do século XIX na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Esta tese de doutoramento investiga os modos de interlocução entre a Literatura e a História na ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil. Parte-se da idéia de constituição e de modificações de imagens na consciência leitora, bem como de suas possíveis reverberações no imaginário coletivo e na cultura, analisando-se cinco obras do escritor gaúcho, a saber: Perversas famílias (1992), Concerto Campestre (1997), O pintor de retratos (2002), A margem imóvel do rio (2003) e Música perdida (2006). Todas elas caracterizam-se pela localização temporal no século XIX e por relações evidentes com elementos históricos. A hipótese inicial é de que há, entre essas narrativas, pontos de contato, fundando novas configurações de sentido ao outrora. Tais conexões excedem os limites de uma única obra, para oferecer novas imagens a eventos e a personagens da História Sulina e Nacional. Além da temporalidade, outras coincidências estruturais e temáticas estabelecem vínculos a ponto de permitir a imagem de um universo paralelo à história oficial ou a outra que se ampara nas lendas e mitos da cultura popular. Numa época em que a exploração do passado no gênero romanesco cedeu espaço para temáticas mais contemporâneas, indagam-se as causas pelas quais as obras do romancista portoalegrense seguem com fôlego, garantindo prêmios e conquistando leitores. O estudo divide-se em quatro etapas assim definidas: um panorama da vida, da obra e da fortuna crítica do escritor cujo título é Um romancista do Sul. No mesmo, já ficam esboçadas as linhas de força da análise, dando também a orientação ao percurso teórico. A segunda etapa, cujo título é A escritura entre a ficção e a História, apresenta as bases teóricas que sustentaram, mas que, sobretudo, foram ditadas pela etapa analítica. Uma variada gama de teorias e conceitos como intertextualidade, imagologia, hipertextualidade, meta-história, autor implícito, ironia, silêncio, alteridade e estilística conjugam-se. Todas com o fim de identificar os recursos adotados pelo escritor, para inculcar no leitor, por meio do efeito estético, uma retórica ficcional, que se caracteriza em todos os aspectos pelo propósito revisional. As duas partes subseqüentes intitulam-se respectivamente O itinerário da paixão: da margem para o centro e para outras margens e Circuito de imagens: romance, História e identidade. Ambas dedicam-se à análise e à interpretação das obras do corpus, sendo a primeira inteiramente focada n’A margem imóvel do rio e a segunda, dedicada às relações entre todas as narrativas do corpus. A última parte, intitulada O maestro do romance, apresenta algumas idéias conclusivas sobre o percurso sem, contudo, encerrar questão quanto às mesmas e, desviando, sempre a atitude classificatória.

ASSUNTO(S)

literature brasil, luiz antonio de assis, 1945-, crítica e interpretação literatura brasileira history crítica literária literatura sul-rio-grandense images literatura e história reader século xix identity hipertextuality ficção hipertextualidade (luiz antonio de assis brasil) tese

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