Musica Colonial
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1. “Nos e fidju la di gueto, nos e fidju di imigranti, fidju di Kabu Verdi”: estética, antirracismo e engajamentos no rap crioulo em Portugal
Resumo Ao longo de décadas, o rap tem sido central na construção de um discurso antirracista em Portugal. Com músicas a denunciar a violência policial, a exclusão social, o legado colonial e o racismo, os rappers negros das periferias de Lisboa desempenham um papel de vanguarda na luta contra a opressão racial, particularmente aqueles que cantam em cr
Soc. estado.. Publicado em: 2021-04
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2. A crítica como réplica bakhtiniana: Edward W. Said como crítico musical
RESUMO O artigo propõe uma leitura do trabalho do teórico pós-colonial Edward Said por meio de um olhar bakhtiniano. Ainda que Said e Bakhtin tenham se engajado de forma diferente na política de suas respectivas épocas e que tivessem ideias distintas sobre a relação entre ética e política, seus escritos abrangentes têm sido adaptados e suas ideias
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2016-04
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3. PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA: ASPECTOS SOCIAIS, EDUCACIONAIS E LEGAIS
A presente dissertação apresenta discussões sobre a Educação Musical no contexto das Políticas Públicas no campo da Educação. A investigação tem como objetivo o processo de institucionalização da obrigatoriedade do ensino da Música nas escolas da rede pública do município de João Pessoa, com base no que versa a Lei 11.769/2008. Para tanto, s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2012
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4. Canção de ninar brasileira: aproximações / Brazilian lullaby: approaches
A definição mais imediata para canção de ninar, uma das várias denominações brasileiras para este gênero poético-musical, é estabelecida por sua finalidade: canção feita para adormecer criança pequena; uma definição funcional,portanto. A análise do conteúdo poético e da forma destas canções permite identificar os elementos imprescindívei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2012
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5. 50 anos de Psicologia no Brasil: a construção social de uma profissão
As profissões imperiais, assim Edmundo Campos Coelho, um sociólogo das profissões, designa as profissões (engenheiro, médico e advogado) que se constituíram e foram as primeiras a ganhar regulamentação a partir de 1822, primórdios da fase imperial brasileira e momento que marca o início da institucionalização e do regramento da vida dos brasileir
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 2012
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6. Candombe do Açude entre a tradição e a exposição
O Candombe é um ritual originado no Brasil durante período colonial em louvor a Nossa Senhora do Rosário e aos antepassados, mantido ainda hoje pelos descendentes dos escravos da Fazenda Cipó reunidos na Comunidade do Açude, localizada no município de Jaboticatubas, Minas Gerais. O ritual caracterizou-se ao longo da sua história por manter-se distante
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/09/2011
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7. Maravilha e conhecimento na arte religiosa de Minas colonial
A arte religiosa barroca construiu verdadeiras máquinas capazes de maravilhar quem se aproximasse. O objetivo era a conversão do fiel e a maravilha, a isca que o podia atrair, fazendoo considerar os ensinamentos da Igreja. Nesse sentido, procurase identificar na pintura, talha e música religiosas de Minas colonial alguns artifícios usados para maravilhar
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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8. Veni Sancte Spiritus: um moteto de José Maurício Nunes Garcia
A produção musical no gênero sacro teve importantes representantes no período do Brasil Colônia e Imperial, entre os quais se destaca o Padre José Maurício Nunes Garcia, responsável pela música da Sé Imperial do Rio de Janeiro antes e após a chegada da família real em 1808. Sua vasta produção resistiu ao tempo através de manuscritos autógrafo
Per Musi. Publicado em: 2011-12
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9. Atuação de músicos em associações religiosas de Desterro nos períodos colonial e imperial / Atuação de músicos em associações religiosas de Desterro nos períodos colonial e imperial
Os documentos das associações religiosas são uma relevante fonte de informações acerca da prática musical e da atuação de músicos durante os séculos XVIII e XIX no Brasil. Neste trabalho são apresentadas informações obtidas em documentos de três associações religiosas existentes em Desterro (atual Florianópolis), a partir das quais é traça
Publicado em: 2010
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10. Música para uma exposição cartográfica
O artigo explora o uso da documentação histórica para composição das duas trilhas musicais que sonorizaram a exposição Cartografia de uma História: São Paulo Colonial, mapas e relatos, exibida no Museu Paulista. A primeira trilha, destinada ao vídeo instalado na sala cujo tema foi América: a quarta parte; a segunda, instalada na sala dedicada à c
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material. Publicado em: 2009-06
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11. RITMO E POESIA: A LÍRICA DA PERIFERIA URBANA
O presente trabalho analisa a produção de textos por pessoas consideradas à margem da sociedade. A dissertação se concentra nos autores de rap da periferia dos grandes centros urbanos e na noção de território ideológico estabelecido por sua escrita e canto performático. Tal análise é feita a partir de pesquisa bibliográfica e entrevista, tendo c
Publicado em: 2009
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12. O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros / The conductor and the choral tone : a methodology of voice building for choirs
Com o objetivo de prover material de pesquisa capaz de auxiliar o regente coral em sua função de preparador vocal, o presente trabalho é um amplo estudo sobre técnica vocal e práticas interpretativas no âmbito da música coral. Trata-se de um trabalho direcionado a regentes que atuam à frente de coros mistos adultos, de natureza amadora e formação d
Publicado em: 2009