Musica Antropologia Social
Mostrando 1-12 de 37 artigos, teses e dissertações.
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1. MÚSICA E VIDA SOCIAL NA ANTROPOLOGIA DE ANTHONY SEEGER
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
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2. O BANJO, A ABELHA E AS FLORES: ENTREVISTA COM ANTHONY SEEGER
Resumo A riqueza e multiplicidade de aspectos da trajetória profissional de Anthony Seeger expressam-se nesta entrevista realizada no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, em 5 de maio de 2015. A forte ligação de Seeger com o banjo conduz a conversa que percorre seus laços familiares e musicais; seu encontro com a antropologia na Uni
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2018-08
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3. Música gospel no Brasil - reflexões em torno da bibliografia sobre o tema
Resumo O sucesso do mercado de música gospel no Brasil no início do século XXI foi seguido por uma ampliação da produção acadêmica que busca entender esse fenômeno social. As áreas que se voltam para esse objeto também se multiplicam, sendo que hoje podemos encontrar pesquisas desenvolvidas em Ciências da Religião, Sociologia, Antropologia, Musi
Relig. soc.. Publicado em: 2017-12
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4. Memória Social a brincadeira dos cocos na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos-PB
O presente artigo discute o papel da memória social na construção e manutenção de atividades culturais. A pesquisa focalizou a brincadeira dos cocos em Caiana dos Crioulos, uma comunidade remanescente dos quilombos, localizada no Estado da Paraíba. Utilizando conceitos teóricos da Antropologia, Sociologia e Etnomusicologia, o presente texto argumenta
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
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5. Music and musicalities in the hip hop movement: gospel rap
Neste artigo refletimos sobre algumas questões apontadas inicialmente na tese de doutorado em Antropologia Social intitulada “A caminhada é longa e o chão tá liso!: O Movimento hip hop em Florianópolis e Lisboa” (Souza 2009) e que dá suporte etnográfico para as reflexões aqui levantadas sobre esta produção musical. O rap é uma música que nasc
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
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6. "Eu canto samba" ou "Tudo isto é fado" : uma etnografia multissituada da recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos / "I sing samba" or "It's all fado" : a multi-sited ethnography on the recriation of choro, samba and fado by young musicians
O choro, o samba e o fado são gêneros musicais populares e tradicionais e estão vinculados com a identidade e o imaginário dos seus países de origem, Brasil e Portugal. Na última década jovens músicos estão redescobrindo estes gêneros musicais através das suas práticas musicais, com a valorização das formas coletivas de aprendizagem e ambientes
Publicado em: 2011
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7. Mediações musicais e direitos autorais entre grupos Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul
Esta pesquisa objetiva confrontar os fundamentos das atuais regulamentações dos direitos autorais com aspectos de processos de registro e difusão musicais entre grupos Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul. A emergência da música étnica no mercado musical mundial, a promoção de políticas públicas de proteção ao patrimônio cultural e a difusão de m
Publicado em: 2011
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8. O sertanejo além-mar : identidade regional e imigração goiana na República da Irlanda
A partir da análise de um fluxo emigratório de brasileiros de Goiás em direção à República da Irlanda, esta tese tem como objetivo compreender como os elementos da identidade regional desses imigrantes são reforçados, negociados ou negados no contexto da vida no exterior. Procurei, ainda, entender como essa experiência impacta as leituras que esses
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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9. Peles braiadas: modos de ser Kalankó / Peles braiadas: modos de ser Kalankó
Os Kalankó vivem no alto sertão alagoano, mais especificamente no município de Água Branca/AL. Eles afirmam-se publicamente indígenas, desde o fim da década de 1990, sendo reconhecidos como tais pelo Estado brasileiro em 2003. A etnologia indígena estuda e classifica este fenômeno como etnogênese, além de outros termos afins. Estes estudos focam-se
Publicado em: 2011
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10. Embolada e outras coisas do folclore tulusano. a experiência da associação escambiar em Toulouse - França
A partir de meados da década de 80 do séc. XX, gêneros atribuídos à música do Nordeste brasileiro notadamente o forró, o coco de embolada e o repente de viola vêm sendo gradativamente incorporados à produção musical de artistas do sul da França ligados ao movimento occitanista, conectando atualmente vários músicos e grupos das regiões referida
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/12/2010
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11. Remixando Teixeirinha : uma ánalise antropológica sobre a construção da imagem pública do "gaúcho coração do Rio Grande"
Esta pesquisa trata das maneiras pelas quais a imagem pública do artista popular gaúcho Vitor Mateus Teixeira, conhecido como Teixeirinha – que morreu em 1985, depois de uma longa carreira de sucesso no Brasil e no exterior na música e no cinema – é construída, percebida e colocada em circulação. Através de uma etnografia das manifestações de s
Publicado em: 2010
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12. Por uma geografia da música : o espaço geográfico da música popular platina
Trata a presente dissertação de uma pesquisa envolvendo um estudo de representações sociais do espaço em um grupo de compositores do espaço platino, com vistas a compreender as relações entre música popular e espaço geográfico. O espaço platino aqui é tido como um espaço sul-americano situado na confluência de três países: Argentina, Brasil
Publicado em: 2010