Musica Antropologia Social
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13. Entre gingas e cantigas : etnografia da performance do ensaio de promessa de quicumbi entre os morenos de Tavares, Rio Grande do Sul
Esta dissertação baseia-se na pesquisa etnográfica desenvolvida desde 2008 nas comunidades quilombolas de Capororocas e Olhos d´ Água, no município de Tavares, Rio Grande do Sul, entre os membros da Irmandade do Rosário de Tavares. O ritual do Ensaio de Promessa Quicumbi, performatizado por homens em dias de pagamento de promessas, em louvor a Nossa S
Publicado em: 2010
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14. "A maior zoeira": experiências juvenis na periferia de São Paulo / "A maior zoeira": youthful experiences on the urban outskirt of São Paulo
Esta tese aborda diferentes experiências juvenis observadas em variados contextos etnográficos em duas localidades em periferias do município de São Paulo: Cidade Ademar, na zona sul, e Brasilândia, na zona norte. A partir de uma perspectiva multilocalizada, a pesquisa buscou entender como as experiências juvenis modificavam e eram modificadas por outr
Publicado em: 2010
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15. Miguilim foi pra cidade ser cantor : uma antropologia da música sertaneja
This text describes an ethnography of universe of música sertaneja, a kind of music very popular in Brazil, from a study that articulates its two aspects: as musical genre, with specifical discursive characters, renown by a community of listeners; as social field, marked by process of autonomy, specialization, and divided by fights to legitimacy. From a fie
Publicado em: 2009
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16. A música, o conviver e o lembrar : um estudo etnografico entre os músicos da centenária Banda Rossini da cidade de Rio Grande, RS
O presente trabalho consiste numa etnografia junto à Banda Musical Gioachino Rossini, instituição centenária da cidade de Rio Grande-RS. A análise aqui proposta baseia-se no “conviver” e no “lembrar” de seus músicos. No conviver, enfoca-se as interações entre eles e a relação destes com o espaço de sua sede, com a memória e a música. No
Publicado em: 2009
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17. "Mara sulada e dã ku torno" : performance, gênero e corporeidades no Grupo de Batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde)
Este estudo sobre as redefinições das noções de gênero entre o grupo de batukadeiras de São Martinho Grande (Ilha de Santiago, Cabo Verde) visa analisar, a partir de suas trajetórias pessoais/profissionais, as performances das corporeidades femininas e masculinas no batuko, no ku torno e nas narrativas das letras de música. A reflexão apresentada pa
Publicado em: 2009
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18. Representacoes sociais sobre praticas de ensino e aprendizagem musical : um estudo etnografico entre congadeiros, professores e estudantes de musica
Esta pesquisa é um estudo etnográfico realizado em dois cenários, social e culturalmente diferenciados de ensino e aprendizagem de música. Inseri-me no contexto ritual do Congado e no contexto institucional do Conservatório de Música, ambos localizados na cidade de Uberlândia, MG, entre os anos de 1995 e 1997. A proposta de lançar um olhar antropoló
Publicado em: 2009
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19. A poética do improviso : prática e habilidade no repente nordestino
O presente estudo aborda o repente ou cantoria, modalidade de poesia cantada e improvisada praticada na região Nordeste do Brasil, especialmente nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Seus praticantes são chamados de repentistas, cantadores ou violeiros e cantam sempre em dupla, alternando-se na composição de estrofes de acord
Publicado em: 2009
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20. "Papagaio véio não aprende a falá!?": um ensaio polifônico sobre os significados das vivências musicais em grupo de idosos portadores de doença de Parkinson
O presente estudo teve como objetivo compreender os sentidos da experiência das Vivências Musicais em grupo de idosos portadores da Doença de Parkinson (DP), e integrá-los em significados socialmente construídos, por meio da análise etnográfica interpretativa. Para isso, tomamos como apoio o referencial teórico da antropologia interpretativa de Cliff
Publicado em: 2009
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21. "Batuque de mulheres" : aprontando tamboreiras de nação nas terreiras de Pelotas e Rio Grande, RS
Estudo etnográfico das trajetórias de três Tamboreiras de Nação, mulheres batuqueiras atuantes no contexto musical afro-religioso do extremo sul brasileiro, nas cidades de Pelotas e Rio Grande/RS, representantes de uma restrita rede de mulheres (re)conhecidas como prontas no Tambor de Nação. Tomando como objeto o batuque produzido por mulheres, suas c
Publicado em: 2009
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22. Estigma e cosmopolitismo na constituição de uma música popular urbana de periferia : etnografia da produção do tecnobrega em Belém do Pará
Esta pesquisa etnográfica focaliza a produção do tecnobrega, uma modalidade de música eletrônica considerada de "mau gosto" estético, associada às periferias da cidade de Belém (Capital do Pará, no norte do Brasil) e a indivíduos/grupos sociais pertencentes a esses espaços urbanos. Consiste basicamente no resultado de manipulações computacionais
Publicado em: 2009
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23. Uma etnografia do Nove : brincadeiras de viola em Machado e arredores (MG)
This dissertation is about the Nove, festive gatherings that congregate men, women, children, young and old people, around collective dances known as brincadeiras de viola. They take place at night and, besides singing and dancing, involve food and drink. I present here an ethnography of three such Noves I took part during fieldwork in the town of Machado an
Publicado em: 2009
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24. Cultura organizacional, lugar e memória : representações de espaço e tempo em dois restaurantes em Porto Alegre
Este estudo busca desvendar aspectos da cultura organizacional de dois restaurantes pertencentes à mesma rede, compreendendo sua dimensão simbólica através de representações de espaço e tempo, e desenvolvendo comparações acerca de suas semelhanças e diferenças. Em virtude da complexidade do tema, foram utilizados aportes teóricos da Antropologia
Publicado em: 2009