Meyerhold
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. MCCAW, Dick. Bakhtin and Theatre: Dialogues with Stanislavsky, Meyerhold and Grotowski [Bakhtin e o teatro: diálogos com Stanislavsky, Meyerhold and Grotowski]. Abingdon: Routledge, 2015. 264p.
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2016-12
-
2. Em Busca de um Ser Humano Não Programado
RESUMO Stanislavski diz a seus atores: o Estúdio é para a Vida. Meyerhold acrescenta: o Teatro é a arte do Homem. Craig prevê um novo ator: Hoje ele personifica e interpreta; amanhã ele precisará representar e interpretar, e no terceiro dia ele irá criar. Grotowski e Barba aproveitam as forças do teatro oriental na epifania do Performer. Finalmente s
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-08
-
3. A escuta do sussurro: percepção e composição do ritmo no trabalho do ator
O presente trabalho é uma reflexão teórica-prática na busca de ações pedagógicas para o ator perceber, entender e compor ritmos em seu trabalho de atuação. Para compreender o conceito de ritmo foram consultados estudiosos da área da música como Mário de Andrade, Bruno Kiefer, Sérgio Magnani e Murray Schafer - a fim de apreender a sua estrutura e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/09/2010
-
4. Aikido and Contemporary Actor´s Body / O aikido e o corpo do ator contemporâneo
A presente pesquisa tem como objeto de estudo as técnicas, princípios e filosofia da Arte Marcial Japonesa chamada Aikido, em diálogo com princípios e métodos desenvolvidos por Meyerhold, Rudolf Laban, Eugênio Barba e Grotowski, objetivando criar procedimentos que auxiliem a preparação corporal do ator e sua criação artística. Busca-se, portanto,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/05/2009
-
5. Cia. Stravaganza : um olhar sobre os processos criativos no teatro de grupo
Esta dissertação estuda os processos criativos da Cia. Teatro di Stravaganza em seus 21 anos de existência, a partir da ótica do teatro de grupo: uma unidade de trabalho consistente, que propõe um teatro que tenha um caráter de pesquisa, de busca de novos referentes e uma organização colaborativa, com responsabilidade coletiva na concepção do proje
Publicado em: 2009
-
6. O Ritmo musical da cena teatral: a dinâmica do espetáculo de teatro
The aim of the present research is the appreciation of the musical aspects which are concerned to theatrical practice, specifically the notions of "rhythm" and "dynamics" (as this one contributes to the formation of rhythm) and their pervading, often in a intuitive way, the putting-on-stage process. Initially gathering definitions of such concepts in the dis
Publicado em: 2008
-
7. Vakhtangov in search of the theatricalization / Vakhtangov em busca da teatralidade
Vakhtangov in search of the theatricalization takes as an object of study the ways of formation of scene and the proposals for the work of the actor in the last works developed by the Russian director, in the years of 1920-1922, and his contributions for the contemporary theater. During this period, there were analysed the proposals of re-creation of concept
Publicado em: 2008
-
8. Catirina, o boi e sua vizinhança : elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator
Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é
Publicado em: 2006
-
9. Catirina, o boi e sua vizinhança: elementos da perfomance dos folguedos populares como referência para os procesos de formação do ator
Esta pesquisa tem como objetivo a observação, investigação e aplicação de princípios presentes no fazer dos brincantes dos folguedos e festas da tradição popular brasileira, que podem se constituir referências para o processo de formação e criação do ator. Como estudo de caso, o trabalho propõe a brincadeira do Bumba-meu-boi, da forma como é
Publicado em: 2006
-
10. Para evitar o "costume" : figurino-dramaturgia
O objetivo da pesquisa foi reconhecer as diferentes funções do figurino teatral ultrapassando a ideia de figurino como caracterizxação do personagem e buscando na cena contemporanea amostras onde adquire uma funcao de colaborador da dramaturgia. O texto está estruturado em tres capitulos. O primeiro trata do figurina na encenação e estudos de Appia, C
Publicado em: 2005
-
11. O Paradoxo do ator-marionete : diálogos com a prática contemporânea
Este texto busca refletir sobre as implicações do conceito de ator-marionete, partindo do pressuposto que este constitui um paradoxo, pois a função ator remete a uma autonomia, enquanto que a marionete subentende a manipulação por outro que esteja fora de seu corpo. A estrutura do texto está dividida em três capítulos que fazem diálogos com prátic
Publicado em: 2005
-
12. Estradas de sonhos: uma contribuição circense na formação do ator
Este estudo teórico/prático, iniciado informalmente em 1997, tem o intuito de aproximar duas artes cênicas tão próximas em sua essência mas tão distantes hoje na prática profissional: o teatro do circo. Sendo, por isso, formalizado e finalizado com esta dissertação de mestrado que se divide em três grandes capítulos. No capítulo Caminhos Trilhad
Publicado em: 2005