Memoria Na Arte Teses
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1. O Estado da Arte sobre Refugiados, Deslocados Internos, Deslocados Ambientais e Apátridas no Brasil: atualização do Diretório Nacional do ACNUR de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso de graduação em João Pessoa (Paraíba) e artigos (2007 a 2017)
O escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil celebrou, em 2019, os quinze anos da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Foi um momento oportuno para resgatar a memória das principais ações e produções em prol da população que buscou o Brasil como país de proteção, e, ao mesmo tempo, inaugurar um momento de respostas para os desafios do presente, buscando a construção de um futuro mais acolhedor para pessoas refugiadas, deslocadas, apátridas e tantas outras que precisaram deixar suas casas para poderem viver uma vida normal aqui no país. O propósito deste livro é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa que mapeou o estado da arte sobre refugiados, deslocados internos, deslocados ambientais e apátridas, a partir da produção acadêmica divulgada entre 2007 e 2017. Em se tratando de recorte temporal, a crise financeira de 2007, na Europa, trouxe mudanças drásticas na migração mundial, particularmente, entre 2007 e 2011, quando um grande número de migrantes irregulares do Oriente Médio, da África e do Sul da Ásia tentaram entrar na Europa via Turquia e Grécia. Enquanto isso, o Brasil, em 2007, celebrava os dez anos de criação da avançada lei de proteção aos refugiados (Lei 9474/97), em que ampliava a definição da Convenção da ONU de 1951, considerando também como refugiado aquele que estava fora de seu país de origem por violação maciça e generalizada aos direitos humanos (art. 1º, III)
Autor(es): Pacífico, Andrea Pacheco; Pinheiro, Andrezza Teles; Granja, Júlia Patrícia Ferreira de Vasconcelos; Varela, Adolfino
EDUEPB. Publicado em: 2020
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2. Imagens de memória: esquecimento na contemporaneidade
A arte, ao misturar-se com a vida, atende ao dever de memória exigido após a Shoah e desenvolve estratégias diante do desafio da representação da catástrofe. Para isso, é fundamental compreender a relação complexa com a temporalidade pela qual passou o século XX até chegar à cultura de memória e à abertura dos arquivos proibidos. Se a história
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/11/2011
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3. O limiar da carne: amor e erotismo na poesia de Hilda Hilst
O presente trabalho visa delimitar os espaços ocupados pelos discursos erótico e lírico-amoroso na obra poética de Hilda Hilst (1930-2004), a partir de uma leitura focada em poemas dos seguintes livros: Júbilo, memória, noviciado da paixão (2001), Exercícios (2002) e Cantares (2004). Para estabelecer e reconhecer as fronteiras de sua tessitura poéti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/09/2011
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4. Horizontes possíveis em derivas cariocas / Possible horizons in derives around Rio s streets
Horizontes possíveis em derivas cariocas é uma pesquisa em que práticas como desenho, foto e vídeo se entrelaçam com a memória da cidade do Rio de Janeiro. Os registros de situações na cidade são tratados como intervalos em percursos diários. Uma cena agencia um quadro imaginativo que se adensa com as relações acionadas por lembranças. Tais rela
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2011
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5. Verdeamarelo/anta e antropofagia: narrativas da identidade nacional brasileira
O presente estudo tem como objeto de análise a construção da identidade nacional tal como foi proposta por dois dos mais destacados grupos modernistas do Brasil o Verdeamarelo/Anta e a Antropofagia , cujo período de atuação se deu entre 1926 e 1929. Tendo em vista a importância da presença desses grupos na memória histórico-cultural do país, empre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/10/2010
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6. Entre caixa preta e cubo branco: o vídeo nos espaços das artes plásticas
Esta tese explora vários aspectos relacionados com a transposição da imagem em movimento, da Caixa Preta da sala de cinema, para o Cubo Branco da galeria-museu. Dado o nexo que, por definição, liga a imagem em movimento à sequência temporal, o território natural de pesquisa das suas possibilidades expressivas foi por muito tempo a narrativa cinematog
Publicado em: 2010
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7. Um banquete de ideias: o juízo crítico na restauração do afresco de Andrea Mantegna
Nestes escritos, busquei o equilíbrio entre o Pensamento e a Tecnociência. Como restauradora de obras de arte, preocupei-me com as decisões tomadas para as intervenções restaurativas, especialmente nos tratamentos pictóricos. Acreditei que a tomada de decisão deve ser antecedida e acompanhada de um juízo crítico, que é desenvolvido não só com dis
Publicado em: 2010
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8. "La Ilíada" por César Brie :: um canto de memória, luto e história
Esta dissertação examina as relações entre o teatro e a literatura na peça La Ilíada (2000), do escritor, dramaturgo e diretor argentino César Brie (1954-). A análise tem como eixo principal os conceitos de performance, intertextualidade e tradução teatral. A partir da perspectiva da memória, desenvolvem-se reflexões sobre o caráter performátic
Publicado em: 2009
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9. Alphonsus de Guimaraens Filho :: um intelectual em tempos modernos
Nesta dissertação, a obra e a vida de um poeta se mesclam e a arte é posta em diálogo com outros saberes culturais. Entra em cena o contexto histórico-cultural do Brasil nas décadas de 1940 a 1960, período em que Alphonsus de Guimaraens Filho - protagonista neste palco de discussões - iniciou sua carreira literária e trabalhou como funcionário púb
Publicado em: 2009
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10. Lembrar para esquecer: Transitoriedade e criação
Este texto é resultado de uma pesquisa que venho realizando desde agosto de 2006, tendo como objeto de estudo a procura das raízes de minha prática artística. Busco um aprofundamento teórico das reflexões relativas aos aspectos que envolvem meu processo de criação: tempo, esquecimento e memória. Para desdobrar e ampliar estas questões, recorro à a
Publicado em: 2008
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11. Augusto Roa Bastos e Cándido López:: invenção de realidades na Guerra Grande
Esta dissertação tem por objetivo pesquisar como a literatura articula-se com a história, a tradição, o mito, a memória e o imaginário nacional para a (re)construção de uma identidade paraguaia na obra do escritor Augusto Roa Bastos. Os textos-chave analisados são Em frente à frente argentina e Em frente à frente paraguaia, os quais constituem a
Publicado em: 2008
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12. Um olhar sobre o vazio: imagem e escrita em Douleur Exquise e L Absence, de Sophie Calle
Esta dissertação tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a obra de Sophie Calle, a partir das relações entre a escrita e a imagem no livro Douleur exquise (2003) e na trilogia L Absence (2000). Tendo como eixo a temática da ausência e da memória, buscamos determinar o diálogo entre a fotografia e a narrativa no corpus selecionado, comparando
Publicado em: 2007