Um olhar sobre o vazio: imagem e escrita em Douleur Exquise e L Absence, de Sophie Calle
AUTOR(ES)
Valdete Nunes Silva Souza
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Esta dissertação tem como objetivo geral realizar um estudo sobre a obra de Sophie Calle, a partir das relações entre a escrita e a imagem no livro Douleur exquise (2003) e na trilogia L Absence (2000). Tendo como eixo a temática da ausência e da memória, buscamos determinar o diálogo entre a fotografia e a narrativa no corpus selecionado, comparando os efeitos do real e do ficcional, verificando o processo de elaboração do texto e da imagem na composição de seus livros. No que se refere à fotografia, a análise se baseia nas pesquisas de Roland Barthes (1984) e de Philippe Dubois (1993). Para cotejar os limites da ficção e da realidade em Douleur exquise são utilizadas as noções de autobiografia, proposta por Philippe Lejeune (1975), e de autoficção, termo difundido por Serge Dubrovsky (1977). As descrições das obras de arte em L Absence são examinadas à Luz das teorias de Philippe Hamon (1991) e de Liliane Louvel (1977).
ASSUNTO(S)
memória na literatura teses. fotografia artistica teses. literatura e fotografia teses. calle, sophie, 1953- l absence critica e interpretação teses. calle, sophie, 1953- douleur exquise critica e interpretação teses. semiótica e literatura teses. ficção autobiografica francesa teses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-74QKGKDocumentos Relacionados
- Sophie Calle: entre imagens e palavras
- O espaço vazio: reflexões sobre a função do vazio na cura psicanalítica e na arte
- O homem vazio: uma crítica ao utilitarismo
- Patologias do vazio: um desafio à prática clínica contemporânea
- Do vazio mental ao vazio corporal: um olhar psicanalítico sobre as comunidades virtuais pró-anorexia