Linguagem Pictorica
Mostrando 13-24 de 28 artigos, teses e dissertações.
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13. The construction of a landscape / A construção de uma paisagem
O projeto artístico "A Construção de uma Paisagem" se constitui de dois núcleos importantes: Locus Amoenus e Mapas Imaginários. Seu fio condutor é a pintura. O desenho, a gravura, a colagem, e a fotografia enriqueceram o corpo do trabalho com a expressividade específica de suas linguagens. O texto descreve quais foram os antecedentes e as experiência
Publicado em: 2009
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14. Piedade, sadismo, sedução : a libertação do corpo mistificado : (um estudo sobre A Religiosa, de Diderot) / Pity, sadism, seduction : the mystified body s liberation : ( a study on Diderot s The Nun)
Este trabalho é um estudo sobre algumas das temáticas de La Religieuse (A Religiosa), de Diderot, baseado numa abordagem pictórica. Conceitos como o de anamorfose e o de naïveté na pintura, presentes na arte do século XVIII são usados nessa abordagem. A trajetória de Suzanne Simonin, protagonista do romance, expõe histeria, homossexualidade, melacol
Publicado em: 2009
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15. Technological resources in literacy acquisition processes by deaf students, in a bilingual learning perspective / O recurso tecnológico no processo de letramento de alunos surdos, numa perspectiva educacional bilíngue
O presente estudo, intitulado "O Recurso Tecnológico no Processo de Letramento de Alunos Surdos, numa Perspectiva Educacional Bilingue", busca compreender a construção de sentidos pelo sujeito surdo a partir da abordagem fenomenológica da percepção e da linguagem proposta por Merleau-Ponty, Carmo, Bicudo, Espósito, Heidegger, Basbaum e Flusser, verifi
Publicado em: 2009
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16. Autorreferencialidade em território partilhado
Autorreferencialidade em Território Partilhado trata-se de uma investigação em pintura e fotografia a partir de uma definição mais ampla do que seja do campo da pintura. Contrapondo-se as definições modernistas que estabeleciam ser do campo da pintura somente seus elementos essências, ou seja, o plano, a cor e o gesto, esta investigação parte de um
Publicado em: 2009
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17. Tropical, de Anita Malfatti: reorientando uma velha questão
A partir da análise de Tropical, tela pintada por Anita Malfatti em 1917, este artigo propõe que a artista procedia a uma mudança em sua linguagem pictórica, afastando-se das concepções de vanguarda que adotara até então para, aderindo ao clima de retorno à ordem internacional, aproximar-se das discussões sobre o nacionalismo na arte, presentes na
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2008-03
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18. OS IMPASSES DA INTERPRETAÇÃO: O PAPEL DO SILÊNCIO NA RECEPÇÃO DA OBRA POÉTICA DE MALLARMÉ E DA PINTURA DE CÉZANNE / LES IMPASSES DE L`INTERPRÉTATION: LE RÔLE DU SILENCE DANS LA RÉCEPTION DE L`OEUVRE POÉTIQUE DE MALLARMÉ ET DE LA PEINTURE DE CÉZANNE
A noção de silêncio na linguagem da arte está geralmente associada a uma certa crise dessa linguagem. De fato, tal é o que ocorre na obra poética de Stéphane Mallarmé e na pintura de Paul Cézanne que, desde há mais de um século, colocam perante seus leitores e seus espectadores o problema de sua insistente dificuldade. Essa tese propõe deslocar o
Publicado em: 2008
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19. Interferências entre transposições : (uma poética pictórica de acumulação e adensamento de imagens videográficas)
A presente pesquisa contempla a produção pictórica individual do período de 2005 a 2007, assim como uma reflexão teórica abordando conceitos e referências capazes de servirem de aporte ao registro conceitual desse processo poético. A partir da instauração desse trabalho pictórico proponho uma investigação poética visual referente às interferê
Publicado em: 2008
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20. A fatura na obra de Fábio Miguez
The present research has as its study object the production process in the pictorial development. Through a phenomenological approach, we find instruments that assist us in thinking the process of production of painting. As a case study for our research we chose the work of the São Paulos artist Fábio Miguez in the period between 1983 and 2000. We consider
Publicado em: 2008
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21. Caetano de Almeida: injunções da alegoria na arte contemporânea / Caetano de Almeida: the allegory in contemporary art
O reaparecimento do debate sobre a alegoria na arte contemporânea pode ser encarado como retorno de uma questão recalcada, que embora já anunciada por Walter Benjamin, desde então pouco avançou. Neste sentido, a produção artística de Caetano de Almeida, colocada em diálogo com trabalhos de outros artistas e textos teóricos, permite que se retome um
Publicado em: 2008
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22. A dimensão ficcional da arte na educação da infância
Para abarcar a relevância de problematizar concepções polarizadas na redução do sensível ou exacerbação do racional que orientam ações educativas em artes plásticas na infância, o estudo faz emergir as contradições e ambigüidades da tensão filosófica em torno das noções de imagem pictórica e imaginação poética a partir do contraste ent
Publicado em: 2007
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23. Oscar Niemeyer and Le Corbusier: meetings / Oscar Niemeyer e Le Corbusier: encontros
A leitura comparativa das arquiteturas de Oscar Niemeyer e Le Corbusier aponta para a existência de um diálogo. Os três encontros ocorridos entre os arquitetos em 1936 no Rio de Janeiro, em 1947 em Nova York e 1955 em Paris prestam-se como cenário para uma troca de experiências estéticas caracterizada por uma relação de influência e contra-influênc
Publicado em: 2007
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24. O resgate da poética do pensamento em Ferreira Gullar e em Luis Felipe Noé
Este estudo está vinculado ao campo da Literatura Comparada, altercando fronteiras discursivas entre a poesia de Ferreira Gullar e a pintura de Luis Felipe Noé. Com base no estudo da análise do corpus, composto pela produção poética e pictórica e dos ensaios críticos dos respectivos autores, a presente tese visa estabelecer um diálogo crítico cuja
Publicado em: 2007