Jogos Serios
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. SERIOUS GAMES IN VIRTUAL WORLDS: AN APPROACH TO SOFTWARE TESTING TEACHING AND LEARNING / JOGOS SÉRIOS EM MUNDOS VIRTUAIS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TESTE DE SOFTWARE
Este trabalho apresenta uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos utilizando o jogo sério denominado Jogo da Equipe de Teste de Software (JETS), que é um jogo em três dimensões, multiplayer e foi desenvolvido no mundo virtual OpenSim. Esse jogo simula o setor de Teste de Software de uma empresa de desenvolvimento de sistemas e visa a proporcionar co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2012
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2. A SERIOUS GAME FRAMEWORK FOR INFORMATION MARKET WITH APPLICATION IN BUSINESS ETHICS / UM FRAMEWORK DE JOGOS SÉRIOS PARA MERCADO DE INFORMAÇÕES COM APLICAÇÃO EM ÉTICA EMPRESARIAL
A dissertação Um Framework de Jogos Sérios para Mercado de Informações com Aplicação em Ética Empresarial propõe-se a desenvolver um framework para agilizar o desenvolvimento de jogos, utilizando o modelo de Mercado de Informação. Este consiste, basicamente, em utilizar o senso comum e a sabedoria dos participantes numa estrutura de mercado especu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
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3. Usabilitygame: jogo simulador para apoio ao ensino de usabilidade / Usabilitygame: game simulator to support the teaching of usability
Há um reconhecimento crescente da importância do ensino de Usabilidade, que vem sendo abordada nas mais variadas formas nas disciplinas de graduação em assuntos relacionados à informática. Usabilidade é um conceito essencial que os profissionais da área precisam aprender já que produzem artefatos para os mais diversos tipos de usuários e contextos,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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4. VR-MED : linguagem de domínio específico para desenvolvimento de ambientes virtuais aplicados ao ensino de medicina de família e comunidade
Além do entretenimento, um jogo pode ser aplicado no treinamento de profissionais ou como ferramenta de auxílio para o aprendizado de alunos. Este gênero de jogo é conhecido como Jogos Sérios. Na área da Educação, tipo de ferramenta faz parte dos chamados Objetos de Aprendizagem. Atualmente, pode-se observar um aumento da quantidade de Objetos de Apr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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5. JOGO EDUCACIONAL PARA APOIAR O ENSINO DE TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DE TESTES DE UNIDADE
O teste de software, visto como uma das medidas de qualidade do software tem suas técnicas e práticas pouco aplicadas pelas empresas, para tal, a falta de profissionais habilitados e disponíveis para a implantação destas técnicas e práticas de teste é apontada como um dos principais fatores. O ensino de teste de software, comumente abordado durante a
Publicado em: 2010
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6. Objetos de aprendizagem interativos : ferramenta de apoio a disciplinas teóricas
Os recursos computacionais disponíveis aos alunos poderiam ser mais bem utilizados, e sistemas instrucionais de apoio às disciplinas teóricas podem ser desenvolvidos para proporcionar a interatividade (learn-by-doing) e, assim, aproveitar a fluência e interesse da Geração Digital pelas mídias digitais a favor da educação. Com base teórica para os f
Publicado em: 2009
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7. Synthetic actors in serious games: an Organizational Psychology based approach / Atores sintéticos em jogos sérios: uma abordagem baseada em Psicologia Organizacional
Modeling Synthetic actors (SA) is currently one of the research areas within Artificial Intelligence. These actors are a specific kind of intelligent agents are able to perceive the environment and act on it on the basis of their reasoning capabilities and their personality (which dictates a particular way of interacting with the environment surrounding them
Publicado em: 2009
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8. Virando o jogo : uma analise de videogames atraves de um olhar discursivo critico / Turning the game : an videogame analysis through a critical discursive view
O presente estudo reflete sobre a possibilidade de desenvolvimento da consciência crítica a partir da interação com jogos digitais. Nessa direção, a pesquisa revê uma literatura mais geral sobre jogos, apontando diferentes abordagens teóricas e sugere uma análise de videogames a partir de uma perspectiva discursiva. Devido à preocupação com a ref
Publicado em: 2008