Jogos E Brinquedos
Mostrando 13-24 de 124 artigos, teses e dissertações.
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13. O jogo como estratégia para abordagem da sexualidade com adolescentes: reflexões teórico-metodológicas
RESUMO Objetivo: descrever o jogo Papo Reto e refletir sobre suas bases teórico-metodológicas. Método: estudo analítico sobre o processo de elaboração do jogo on-line Papo Reto, destinado a adolescentes de 15 a 18 anos, com acesso ao Jogo entre 2014 e 2015. Resultados: as interações de 60 adolescentes de Belo Horizonte e de São Paulo constituíra
Rev. Bras. Enferm.. Publicado em: 2017-04
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14. Brinquedo terapêutico no preparo de crianças para procedimentos invasivos: revisão sistemática,
Resumo: Objetivo: Revisar, de forma sistemática, as evidências em relação à eficácia do uso do brinquedo terapêutico sobre o comportamento e a ansiedade de crianças submetidas a procedimentos invasivos. Fontes dos dados: A busca da revisão sistemática foi efetuada nas bases MedLine, Lilacs, Central e Cinahl. Não houve limitação quanto ao ano o
J. Pediatr. (Rio J.). Publicado em: 2017-02
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15. Familiares de crianças com deficiência: percepções sobre atividades lúdicas na reabilitação
Resumo O objetivo do estudo foi verificar a percepção de familiares sobre as atividades lúdicas desenvolvidas para crianças com deficiência em uma instituição de saúde pública de Florianópolis (SC). O estudo configura-se como descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa dos dados. Os participantes foram os familiares de crianças com defici�
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2016-10
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16. "Jogando" com as diferentes linguagens: a atualização dos jogos na educação física escolar
Resumo Este texto busca uma aproximação entre o campo de estudos e de intervenções do lazer e a educação física escolar, a partir das reflexões sobre uma experiência com a transposição de linguagens em um curso superior para a formação de professores de educação física. A proposta consistiu na transposição da linguagem midiática dos jogos
Rev. Bras. Ciênc. Esporte. Publicado em: 2016-09
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17. Limites e possibilidades de um jogo online para a construção de conhecimento de adolescentes sobre a sexualidade
Resumo O estudo teve como objetivo analisar limites e possibilidades de um jogo online para a construção de conhecimento em saúde dos adolescentes no campo afetivo-sexual e reprodutivo. Trata-se da avaliação da experiência de um grupo de adolescentes com o uso da ferramenta lúdica Papo Reto durante um período de três meses. Participaram do estudo 23
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2016-08
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18. Lúdico no cuidado à criança e ao adolescente com câncer: perspectivas da equipe de de enfermagem
RESUMO Objetivo: Descrever a perspectiva da equipe de enfermagem sobre a utilização do lúdico no cuidado à criança e ao adolescente com câncer hospitalizada. Metodologia: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa, realizada entre agosto de 2013 e julho de 2015, com 29 profissionais de enfermagem de uma Unidade de Internação Onco-he
Esc. Anna Nery. Publicado em: 14/06/2016
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19. Percepção de Pais e Terapeutas Ocupacionais sobre o Brincar da Criança com Paralisia Cerebral
RESUMO: crianças com paralisia cerebral (PC) apresentam déficit motor e podem ter poucas vivências sensório-motoras, o que interfere em sua principal atividade: o brincar. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção de pais e de terapeutas ocupacionais sobre o comportamento lúdico de crianças com PC. O estudo foi desenvolvido com 25 crianças
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2016-06
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20. Contribuição do brinquedo terapêutico estruturado em um modelo de cuidado de enfermagem para crianças hospitalizadas
RESUMO Objetivo Analisar como o Brinquedo Terapêutico estruturado em um Modelo de Cuidado de Enfermagem contribui no cuidado à criança hospitalizada. Método Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA), de abordagem qualitativa. Participaram do estudo sete crianças. A coleta de dados foi realizada entre setembro e outubro de 2014, por mei
Rev. Gaúcha Enferm.. Publicado em: 31/05/2016
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21. MEMÓRIAS DO LADO DIVERTIDO DA ESCOLA PRIMÁRIA PORTUGUESA
ResumoEste texto, cuja essência foi apresentada no 10º congresso luso-brasileiro de História da Educação, visa a realçar, como objeto de pesquisa histórica, o lado lúdico da escola, em particular nos tempos de recreio, no espaço temporal do intervalo das lições. Os jogos e brincadeiras infantis têm o seu lugar no universo escolar e, como tal, sã
Hist. Educ.. Publicado em: 2015-12
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22. Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a ludicidade de jogos em saúde
Resumo OBJETIVO Elaborar e validar um instrumento para a avaliação da ludicidade de jogos em contextos educativos da saúde. MÉTODO Pesquisa metodológica, exploratória e descritiva, desenvolvida em duas etapas: 1. aplicação de questionário aberto a 50 graduandos, com análise de conteúdo das respostas e cálculo do coeficiente Kappa para fechament
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 2015-12
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23. Tecnologias com realidades virtual e aumentada no Desempenho Humano: uma revisão
Resumo Introdução : A sociedade atual é influenciada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Os brinquedos outrora construídos de forma artesanal recebem novas leituras, tornaram-se produtos altamente comercializados e neste contexto os jogos que utilizam as tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) estão presentes no
Fisioter. mov.. Publicado em: 2015-12
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24. REVELANDO O MUNDO DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO POR MEIO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO DRAMÁTICO
RESUMO Objetivou-se compreender o brincar da criança pré-escolar em tratamento oncológico por meio do brinquedo terapêutico dramático. Participaram de sessões de brinquedo terapêutico dramático cinco crianças com câncer, em idade pré-escolar, de janeiro a maio de2013. Procedeu-se a análise do material conforme o referencial da fenomenologia: aná
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 2015-12