Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a ludicidade de jogos em saúde
AUTOR(ES)
Pires, Maria Raquel Gomes Maia, Göttems, Leila Bernarda Donato, Silva, Laianna Victoria Santiago, Carvalho, Paloma Aparecida, Melo, Gislane Ferreira de, Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da
FONTE
Rev. esc. enferm. USP
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-12
RESUMO
Resumo OBJETIVO Elaborar e validar um instrumento para a avaliação da ludicidade de jogos em contextos educativos da saúde. MÉTODO Pesquisa metodológica, exploratória e descritiva, desenvolvida em duas etapas: 1. aplicação de questionário aberto a 50 graduandos, com análise de conteúdo das respostas e cálculo do coeficiente Kappa para fechamento dos itens; 2. procedimentos de construção de escalas, com validação de conteúdo mediante análise dos juízes e estimativa de consenso pelo Content Validity Index(CVI). RESULTADOS Foram validados 53 itens acerca do caráter irrequieto dos jogos nas dimensões da ludicidade, dos componentes formativos da aprendizagem e do perfil dos jogadores. CONCLUSÃO A ludicidade pode ser avaliada por itens validados relacionados ao grau de envolvimento, de imersão e de reinvenção dos sujeitos na partida, ao lado da dinâmica e da jogabilidade do jogo.
ASSUNTO(S)
educação em saúde jogos e brinquedos educação superior criatividade autonomia pessoal estudos de validação
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