Interactive Learning
Mostrando 1-12 de 207 artigos, teses e dissertações.
-
1. Aquaculture and innovation based on interactive learning processes: Pacu Project in Terenos, MS
Resumo Este artigo descreve as tecnologias de inovação do Projeto Pacu durante sua trajetória relacionada à aquicultura, assim como os impactos em sua estrutura e dinâmicas. O objeto de pesquisa é a unidade produtiva da Fazenda Santa Rosa em Terenos, Mato Grosso do Sul. A influência dos processos de aprendizagem interativa no ato inovador foi avaliada
Interações (Campo Grande). Publicado em: 2022
-
2. Os artefatos digitais como ferramentas mediadoras das atividades cognitivas dos estudantes: possibilidades para novos cenários de aprendizagem
RESUMO Este estudo busca investigar em que medida os artefatos digitais se consolidam como instrumentos mediadores das atividades cognitivas e o que podem proporcionar aos jovens estudantes em seu processo formativo a partir de práticas educativas intencionais. A pesquisa segue o delineamento qualitativo, na modalidade exploratória e com características d
Educ. rev.. Publicado em: 05/12/2019
-
3. Interações professora - criança em uma sala de recursos: caminhos para a co-construção da aprendizagem
Resumo Este artigo identifica e analisa as interações entre uma professora e uma criança, com atrasos no desenvolvimento da linguagem, em uma sala de recursos de Brasília. No estudo, de base qualitativa, foram observadas as estratégias comunicativas e metacomunicativas utilizadas no processo de aprendizagem, com foco na construção da linguagem, a part
Psicol. Esc. Educ.. Publicado em: 02/12/2019
-
4. A Teoria da Atividade na Produção de Material Didático Digital Interativo de Matemática
Resumo Neste artigo discutimos o modo como a linguagem matemática formal, as tecnologias digitais, a internet, os ambientes virtuais de aprendizagem e a interação entre participantes de cursos a distância podem influenciar e transformar a produção de conhecimento em cursos a distância. Consideramos a pesquisa que deu origem a este artigo como um estud
Bolema. Publicado em: 02/12/2019
-
5. O uso de jogos interativos por crianças com síndrome de Down
Resumo Introdução O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil e um importante recurso no trabalho com crianças, mas é importante considerar que os brinquedos e brincadeiras vêm se transformando e incluíram os jogos virtuais, que passaram a ser utilizados nos atendimentos de terapia ocupacional. Objetivo Analisar três plataformas e seis
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 04/11/2019
-
6. Reflections on graduate professor training
Resumo Objetivo: Refletir acerca de atividades voltadas para o desenvolvimento de pós-graduandos, em programa de estágio docente, na perspectiva de ensino e formação na pós-graduação Stricto sensu. Método: Trata-se de estudo reflexivo, fundamentado na formulação discursiva acerca de competências requeridas e diretrizes propostas pelo Plano Nacio
Esc. Anna Nery. Publicado em: 29/07/2019
-
7. Simulador didático para análise dos transientes de ondas de tensão em uma linha de transmissão similar à transmissão e reflexão de ondas eletromagnéticas
Abstract O modelo de educação nas últimas décadas passou por mudanças consideráveis do ponto de vista didático. Com o avanço da tecnologia, a velocidade de obtenção de informações aumenta e o uso de ferramentas que permitem a visualização dinâmica de conteúdos torna-se um forte aliado ao processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho trata da
Rev. Bras. Ensino Fís.. Publicado em: 29/07/2019
-
8. Leer, comprender y aprender en la escuela secundaria: enfoques y perspectivas
Resumo Na escola, a aprendizagem a partir dos textos é fundamental para a inclusão real dos alunos. O sistema educacional argentino é descrito no nível secundário de educação juntamente com os desafios linguístico-cognitivos em relação à aprendizagem que o dito contexto supõe. Da mesma forma, é conceituado o processo mediante o qual os alunos ap
Psicol. USP. Publicado em: 22/07/2019
-
9. La interactividad en los museos de ciencias, pivote entre expectativas y hechos empíricos: el caso del Centro Interactivo de Ciencia y Tecnología Abremate (Argentina)
Abstract: This article reflects on the interactivity and experience of adolescents in science museums, through an exploratory and qualitative study carried out in the Interactive Center of Science and Technology Abremate (Argentina). The corpus includes the audiovisual record of the visits made by five groups of students between 14 and 17 years old from publ
Ciênc. educ. (Bauru). Publicado em: 01/07/2019
-
10. Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativo
Resumo Por meio de pesquisa qualitativa, este trabalho buscou identificar as percepções de estudantes de medicina sobre o ensino da ética na graduação. Foram entrevistados 24 alunos de universidade pública e realizada análise categorial temática, preservando o anonimato das informações por códigos. Duas categorias foram destacadas. A primeira exp�
Rev. Bioét.. Publicado em: 01/07/2019
-
11. Peer Instruction-Based Feedback Sessions Improve the Retention of Knowledge in Medical Students
RESUMO Instrução de pares (PI) é um processo interativo de ensino-aprendizagem entre os estudantes e tem sido aplicado em várias universidades em todo o mundo. Essa metodologia de ensino ativa melhora o desempenho dos alunos e sua capacidade de resolver problemas quando realizam atividades com seus colegas. Não há estudos sistemáticos sobre o uso de P
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 23/05/2019
-
12. Efeitos do uso de diferentes tecnologias educacionais na aprendizagem conceitual sobre o sistema miofuncional orofacial
RESUMO Objetivo Comparar três métodos de aprendizagem sobre anatomia e fisiologia do sistema miofuncional orofacial, sendo dois interativos (uso de softwares educacionais) e um tradicional, quanto à aprendizagem conceitual de estudantes de graduação em Fonoaudiologia. Métodos Participaram 36 estudantes do segundo ano, alocados randomicamente em grupo
Audiol., Commun. Res.. Publicado em: 09/05/2019