Imagens De Icones
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
-
1. As mil e uma mortes de um estudante: foto-ícones e história fotográfica
Resumo O estudo avalia a possibilidade de uma história fotográfica com base na noção de foto-ícone, que nos ajuda a observar como as imagens participam da história e conformam a experiência que temos dela. Seguindo a biografia, nem sempre linear, de uma imagem, acompanhamos neste artigo a trajetória da fotografia do estudante perseguido pela polícia
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2021-04
-
2. O MASCULINO NOS TRAÇOS E CORES DO JOVEM VICTOR MEIRELLES
Resumo Este artigo faz uma discussão dos tipos masculinos presentes na coleção Estudo de trajes italianos, produzida por Victor Meirelles, analisando: aspectos quantitativos da iconografia associada aos gêneros; os ícones da aparência corporal recorrentes na caracterização das figuras masculinas da coleção e, por fim, a relação dessas representa�
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 05/08/2019
-
3. Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança
O artigo analisa a produção fotográfica de Genevieve Naylor, fotógrafa contratada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para produzir a imagem do Brasil como um bom vizinho, durante a Segunda Guerra Mundial. Na abordagem busca-se traçar paralelos entre a presença cultural da população negra nos Estados Unidos e no Brasil, por meio da anális
An. mus. paul.. Publicado em: 2014-06
-
4. Dioniso nOs Sertões brasileiros: a experiência religiosa do Teatro Oficina
A presente pesquisa abarca os conceitos sobre sincretismo pelo viés religioso e cultural, apontando a construção da identidade via metamorfose e da utopia como fonte das escolhas pautada nos desejos. Partindo dessa investigação observamos um paralelismo da historicidade de um dos ícones do Teatro brasileiro a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona dem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2012
-
5. Representações da paisagem brasileira por lentes francesas: um estudo de caso / Representations of Brazilian landscapes through French lens: a case study
Procuramos no presente trabalho verificar em que medida o álbum fotográfico Brasil pode ser considerado um caso exemplar da dimensão visual brasileira das décadas de 1940 e 1950 quanto à representação do país nesse tipo de suporte específico. Ao sintetizar diversas identidades visuais regionais, segundo um discurso articulado entre o editor, fotógr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/04/2012
-
6. Desenhando um paraíso tropical: a construção do Rio de Janeiro como um destino turístico
As primeiras imagens (gráficas ou narrativas) que circularam no exterior sobre o Rio de Janeiro. O complexo processo de produção em série da imagem, envolvendo vários profissionais que muitas vezes trabalhavam a distância. As possibilidades econômicas de uma cidade a ser construída, e o interesse de imigrantes aventureiros e empreendedores. A cidade
Publicado em: 201103
-
7. O sujeito reconstruído: sobre algumas imagens mallarmaicas na obra de Alejandra Pizarnik
Resumo A leitura da obra poética da argentina Alejandra Pizarnik revela ao leitor atento um emaranhado de imagens que remetem a um dos ícones da poesia moderna, o francês Stéphane Mallarmé. Entretanto, nota-se, ao mesmo tempo, uma radical mudança de comportamento do sujeito poético da autora, que em vez de desaparecer no teatro autorreferente do signi
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2011-12
-
8. Das mãos do autor aos olhos do leitor. Um estudo sobre livros escolares: A Série de Leitura Graduada Pedrinho de Lourenço Filho (1950/1970)
Objeto importante da cultura escolar os manuais escolares se firmam como elemento material para uso de professores e alunos e como representação de todo um modo de conceber e praticar o ensino. Os manuais escolares aqui problematizados para investigação circularam a partir da década de 1950 até a década de 1970, com o nome de Série de Leitura Graduad
História (São Paulo). Publicado em: 2011-12
-
9. A dualidade presença/ausência nas imagens impressas de Edvard Munch e Andy Warhol: aproximações possíveis
Ao observar a iconografia na obra impressa desses dois artistas de contextos diversos, é possível estabelecer uma aproximação. Ambos praticaram repetições e variações temáticas/cromáticas. Uma exposição ocorrida no Louisiana Museum of Modern Art (Dinamarca) colocou lado a lado os dois artistas. O curador da exposição, Poul Erik Tøjner, afirma
ARS (São Paulo). Publicado em: 2011
-
10. Personalização dos softwares HiperEditor e HiperNavegador para uso na Agência de Informação Embrapa.
Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma versão personalizada dos softwares HiperEditor e HiperNavegador para uso no Gestor de Conteúdo da Agência de Informação Embrapa, visando atender aos novos requisitos dos usuários nesse sistema. As atualizações foram concebidas por meio do uso dos códigos-fonte dos softwares, da biblioteca JDK, do ambie
Campinas: Embrapa Informática Agropecuária. Publicado em: 2011
-
11. Encruzilhadas da cultura: imagens de Exus e Pombajiras na Umbanda / Culture crossing: images of Exu and Pombajira of Umbanda
A presente dissertação pretende ser uma pequena contribuição para o campo, ainda pouco explorado, dos estudos das artes sacras afro-descendentes brasileiras. Aqui, intento me aprofundar no mundo delicado e complexo no qual se inserem as esculturas religiosas dos Exus e das Pombajiras da Umbanda. Todo o percurso desenvolvido pelas imagens que figuram esse
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2010
-
12. Imagens e representações : a instransparência cognitiva dos ícones
O trabalho explora a diferença entre as propriedades semânticas e as propriedades icônicas, tidas como idênticas por certas teorias da representação. Ícones não podem ser os conteúdos dos processos cognitivos porque eles não possuem as propriedades sintáticas intrínsecas que tornam possíveis a sua instanciação em eventos mentais. O iconismo é
Publicado em: 2010