Fotografia e a cultura política nos tempos da política da Boa Vizinhança
AUTOR(ES)
Mauad, Ana Maria
FONTE
An. mus. paul.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-06
RESUMO
O artigo analisa a produção fotográfica de Genevieve Naylor, fotógrafa contratada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos para produzir a imagem do Brasil como um bom vizinho, durante a Segunda Guerra Mundial. Na abordagem busca-se traçar paralelos entre a presença cultural da população negra nos Estados Unidos e no Brasil, por meio da análise do conteúdo e da expressão das imagens fotográficas produzidas por Naylor no Rio de Janeiro; dos contatos que ela estabeleceu com a intelectualidade brasileira e, finalmente, das letras de duas musicas cantadas por Carmen Miranda, um dos ícones da cultura popular de massa que configurava no Brasil dos anos 1940, a relação entre o nacional e o popular.
ASSUNTO(S)
cultura negra fotografia política da boa vizinhança genevieve naylor
Documentos Relacionados
- SAÚDE, EDUCAÇÃO E AMAZÔNIA NA POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA: A TRAJETÓRIA DE ALAN FISHER NO BRASIL (1942-1945)
- Da Diplomacia do Dólar à Diplomacia da Boa Vizinhança: continuidades e diferenças na política dos Estados Unidos para a América Latina (1898-1933)
- FORTALEZA NOS PRIMEIROS TEMPOS DA TV: COTIDIANO, MEMÃRIA E CULTURA (1958-1965)
- Cinema documentário, política de boa vizinhança e a construção de uma imagem do Brasil na década de 1940
- Da periferia ao centro: cultura e política em tempos pós-modernos