Ignacio De Loyola Brandao
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1. Sob o domínio do duplo: um estudo comparativo de dois contos de Ignácio de Loyola Brandão
resumo Da tradição à modernidade, figurações do duplo denotam o prestígio da fantasia e do imaginário no vasto espaço da literatura. Na contemporaneidade, os dramas humanos são elementos inspiradores na composição do esfacelamento do eu, tornando-se uma das vias pelas quais a crise da subjetividade é representada na literatura. Assim, o presente
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2018-08
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2. A literatura com a tesoura na mão: sobre Brandão, Burroughs e Gysin
resumo Zero, de Loyola Brandão, é um romance que desperta desconforto e estranhamento em seus leitores. A violência e o caos, tanto temáticos quanto estéticos, e o próprio procedimento de composição a partir de fragmentos e retalhos, são elementos que causam esse estranhamento. Nesse artigo, partimos da hipótese de que a voz experimental que rege o
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-04
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3. Crônicas em antologias, suas adaptações audiovisuais e os sentidos : o gênero na formação intercultural discursiva em comunicação social = Chronicles in anthologies, their audiovisual adaptations and meanings : the genre in the intercultural discursive formation from the social communications perspective / Chronicles in anthologies, their audiovisual adaptations and meanings : the genre in the intercultural discursive formation from the social communications perspective
Esta pesquisa destina-se ao estudo discursivo da leitura do gênero crônica - suas memórias e seu funcionamento - em duas materialidades. Buscamos compreender o funcionamento na forma escrita - em obras reunidas em antologias, e na forma audiovisual - em crônicas que foram adaptadas a partir de textos que se encontram publicados em antologias e veiculados
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/05/2012
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4. 1975 : o dispositivo engajamento : Zero, de Ignácio de Loyola Brandão, e El otoño del patriarca, de Gabriel García Márquez
Esta tese se inscreve dentro do projeto contemporâneo de escrever a história da literatura de um só ano, no caso o ano de 1975. Para tanto, toma-se o conceito de dispositivo, de Michel Foucault, e seus desenvolvimentos por Hans Ulrich Gumbrecht e Giorgio Agamben, e se descreve o dispositivo engajamento. O dispositivo é descrito de maneira genealógica, a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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5. Análise discursiva da literatura como dispositivo enunciativo : o caso de Cadeiras Proibidas
No Brasil, entre 1964 e 1985, liderado por militares, instalou-se no poder do Estado um regime ditatorial que cerceou muitos direitos civis e humanos de indivíduos ou instituições que mantiveram posicionamento político-ideológico contra esse governo repressivo. Embora restritas por censuras institucionais, as manifestações artísticas de diversas orde
Publicado em: 2011
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6. Em 1975 : três romances brasileiros
Esta dissertação de Mestrado estuda o ano de 1975 a partir dos conceitos de dispositivo, que são artefatos ou práticas cotidianas, e de código, opções culturais dispostas em pares de oposição, reproduzindo o experimento realizado por Hans Ulrich Gumbrecht no seu livro Em 1926: vivendo no limite do tempo. A partir dos dispositivos e códigos definido
Publicado em: 2008
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7. A LITERATURA CONTRA O AUTORITARISMO: A DESORDEM SOCIAL COMO PRINCÍPIO DA FRAGMENTAÇÃO NA FICÇÃO BRASILEIRA PÓS-64 / LITERATURE AGAINST AUTHORITARIANISM: SOCIAL DISORDER AS A PRINCIPLE OF FRAGMENTATION IN POST-64 BRAZILIAN FICTION
O propósito da presente pesquisa é refletir acerca da fragmentação nas diferentes obras produzidas no curso do período ditatorial brasileiro (1964-1985): Zero, de Ignácio de Loyola Brandão; A festa, de Ivan Ângelo; Reflexos do baile, de Antonio Callado; e Quatro-olhos, de Renato Pompeu. O primeiro romance foi concluído em 1969 e editado em 1975, os
Publicado em: 2008
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8. "Banquete-ê-mo-nos" : uma relação entre George Orwell e Ignácio de Loyola Brandão
O objetivo deste trabalho é examinar em 1984, de George Orwell, e em Não verás país nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão, como aparecem as relações entre o homem e a sociedade. No contexto da pós-modernidade, onde estas relações fogem da mimesis, a exigência de versatilidade coloca em xeque os valores do projeto racional moderno e busca a transfo
Publicado em: 2007
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9. The reading of the textual detective story genre and its processes of referentiation / Leitura do gênero textual policial e estratégias do processo de referenciação
This study, developed as a doctoral thesis in the Program of Post-Graduated Studies in the Portuguese Language at PUC/SP, was conducted in the reading, writing and language teaching research fields and has as its main theme the reading of a specific genre, the detective story, and its processes of referentiation. Based on the hypothesis that, by getting in t
Publicado em: 2006
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10. Uma criação em processo: Ignácio de Loyola Brandão e Não verás país nenhum
Esse trabalho tem por meta a compreensão do processo de criação artística, tentando livrá-lo da mística difusa em que costuma ser envolvido. Analisamos, especificamente, o processo através do qual Ignácio de Loyola Brandão passou para chegar à produção de seu livro "Não Verás País Nenhum". Para tal análise, partimos da observação das marcas
Publicado em: 1990