Identidade Africana
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13. Escalas da identidade na literatura africana das independências: uma abordagem exploratória sobre nacionalismo, identidades sociais e produção cultural
Resumo Este artigo busca investigar de que maneira escritores africanos da época das independências recorriam, em seus textos, a identidades sociais demarcadas em termos de nação, raça, etnia e classe, no esforço de definir, explicar e pautar a ação coletiva pelo quadro de projetos políticos nacionais específicos. Após revisar a possibilidade de s
Tempo. Publicado em: 2018-01
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14. Comunidades tradicionais negras e a proteção da Convenção 169 da OIT
Resumo O artigo propõe-se a realizar um estudo sobre a Convenção 169 da OIT de 1989 no contexto brasileiro, questionando se as comunidades de terreiros de matriz africana estão amparadas sob sua tutela. Em decorrência disso, foi necessário perquirir se o termo “povos tribais”, lá contido, encontra-se atualizado perante as legislações subsequente
Rev. Direito Práx.. Publicado em: 2017-12
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15. TERRITORIALIDADE E CULTURA ENTRE OS KALUNGA: para além do culturalismo
Este artigo apresenta uma discussão sobre as ressignificações identitárias ocorridas na comunidade remanescente de quilombo denominada Kalunga, localizada no nordeste de Goiás, Brasil, ao longo de sua formação e a partir do reconhecimento dessas comunidades pela Constituição Federal Brasileira de 1988. O reconhecimento adiciona novas problemáticas
Cad. CRH. Publicado em: 2017-05
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16. Almoço do Círio: um banquete sacrificial em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré
Resumo A relação estabelecida numa das mais importantes festividades religiosas brasileiras – o Círio de Nazaré, em Belém do Pará – entre religião, festa e comida permite refletir sobre esse banquete sacrificial, tomando como mote o “paticídio”, que nos leva a pensar em sacrifício nas práticas religiosas contemporâneas. Trata-se de ritual
Relig. soc.. Publicado em: 2016-12
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17. Crossing Borders. A Filosofia da Identidade e a Transculturalidade na Arte Contemporânea Africana
RESUMO: No centro da filosofia de Kwame A. Appiah encontra-se a questão da identidade. Partindo do conceito da liberdade de Mill, ele considera a criação de uma identidade pessoal, no sentido de individualidade particular, uma tarefa permanente - como projeto individual. Nesse contexto, os planos de vida não devem ser concebidos como genericamente rigoro
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2016
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18. As heranças do Rosário: associativismo operário e o silêncio da identidade étnico-racial no pós-abolição, Laguna (SC)
Este artigo traz uma reflexão sobre a Sociedade Recreativa União Operária (1903), uma associação fundada por afrodescendentes vinculados à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Consideramos a relação entre as associações, religiosa e leiga, o principal indicativo da ascendência africana dos sócios da Operária, uma vez que essa agrem
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 2015-06
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19. Cucumbis Carnavalescos: Áfricas, carnaval e abolição (Rio de Janeiro, década de 1880)
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os Cucumbis Carnavalescos. Esses grupos alcançaram a sua maior notoriedade na segunda metade da década de 1880, aparecendo cada vez mais nos jornais e conquistando seu espaço nas ruas durante os dias de carnaval. Eles foram reconhecidos, por jornalistas e outros observadores contemporâneos, como "africanos" - "dan
Afro-Ásia. Publicado em: 2014-06
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20. Crioulização em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: divergências históricas e identitárias
Cabo Verde e São Tomé e Príncipe foram as primeiras sociedades crioulas do mundo atlântico. Inicialmente, em muitos aspetos, a colonização dos dois arquipélagos pelos portugueses era muito semelhante. Contudo, a diferente posição geográfica e as divergências do clima e do meio ambiente condicionaram o desenvolvimento de economias distintas e difer
Afro-Ásia. Publicado em: 2014-06
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21. Um Brasil melhor
Muitos países no continente americano se autodenominam “nações de imigrantes”. Nos EUA, o mito da “terra prometida” sugere que estrangeiros prosperam ao chegar ali porque a nação é intrinsicamente extraordinária. No Brasil, contudo, a relação entre imigração e identidade nacional é outra. Intelectuais, políticos, além de líderes cultur
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 17/02/2014
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22. Do (in)visível ao risível: o negro e a "raça nacional" na criação caricatural da Primeira República
A partir de caricaturas e de textos de humor publicados nas revistas ilustradas cariocas na Primeira República - sobretudo entre 1898 e 1918 -, o artigo analisa o lugar do negro e a reatualização da ideia de "raça nacional". Discute-se em que medida o humor é capaz de evidenciar mecanismos pouco visíveis, repercutindo o preconceito racial da época e r
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-12
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23. Challenges to digital patrimonialization: heritage.org /digital museum of african and Afro-Brazilian memory
Em nossa época os museus digitais e as novas tecnologias da informação parecem oferecer novas oportunidades para a preservação do patrimônio e sua divulgação e visitação. Grupos historicamente subalternos enxergam novas possibilidades para a criação de museus e exposições comunitárias. Isto parece ser ainda mais valido no 'Sul Global' e, de fo
Vibrant, Virtual Braz. Anthr.. Publicado em: 2013-06
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24. Mulheres negras da montanha: a religiosidade das benzedeiras de Rio de Contas
Ao escrevermos nesse texto sobre as mulheres negras e benzedeiras das montanhas de Rio de Contas BA abordaremos a benzedura, talvez, sob um aspecto nunca antes estudado. Nossa pesquisa se realiza sobre um tripé que se apresenta como eixos capítulos que procuram responder à relação das benzedeiras negras de Rio de Contas de suas antepassadas pela oralida
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/10/2012