Historia Do Cinema No Brasil
Mostrando 1-12 de 88 artigos, teses e dissertações.
-
1. CINEMA, IDEOLOGIA E INCONSCIENTE: COLIN MACCABE, STEPHEN HEATH E A SCREEN THEORY
Resumo Abordagens do funcionamento da ideologia, da discursividade e da subjetividade foram desenvolvidas e convergiram nos estudos cinematográficos nos anos 1970, na França e na Grã-Bretanha. Tais desenvolvimentos e convergência sucederam com o engajamento político de intelectuais, a partir da influência de Louis Althusser e Jacques Lacan. Esta retros
Ling. (dis)curso. Publicado em: 2021-08
-
2. Os produtores cinematográficos e o Estado na Argentina e no Brasil (1930-1945)
Resumo Este artigo descreve e analisa as relações entre Estado e produtores cinematográficos na Argentina e no Brasil no período de 1930 a 1945, buscando também comparar ambas. No Brasil, o Estado adotou postura protecionista em relação ao cinema bem antes da Argentina, entretanto, isso não foi suficiente para fazer a produção de longas-metragens a
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
-
3. Experiência estética no debate do filme Lakay numa universidade brasileira
Resumo Em agosto de 2016, foi promovido um cinedebate pelo GRUDES (grupo de pesquisa em cinema e audiovisual da Universidade Tuiuti do Paraná) sobre o filme Lakay, dos cineastas Jéssica Frazão e Matheus Paladino (2016). O filme relata a vida dos imigrantes haitianos no sul do Brasil e nesse evento estavam presentes alunos de graduação da Universidade Tu
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-08
-
4. O cinema silencioso e o som no Brasil (1894-1920)
Resumo O cinema silencioso recorreu ao som desde o princípio. Porém, malgrado a relevância da conexão dessas duas esferas, apenas recentemente estudiosos estrangeiros se debruçaram sobre os usos que o cinema silencioso fez do som. No Brasil, pesquisas neste âmbito ainda tateiam. Este artigo pretende recuperar os usos que o cinema silencioso fez do som
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
-
5. Da cena do contato ao inacabamento da história: Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)
Este livro se destina a todos(as) que se interessam por conhecer um tipo raro de cinema feito no Brasil: os filmes de contato. Seus realizadores se dedicam a filmar durante um extenso período de tempo uma das experiências mais devastadoras ainda nos dias de hoje em andamento no território brasileiro: o contato entre a sociedade nacional e os povos que aqui vivem originariamente. Adrian Cowell, Vincent Carelli e Andrea Tonacci captam os inúmeros sentidos desse encontro, indagando a história – suas catástrofes e suas aberturas –, no mesmo momento em que abrem novos caminhos para o cinema.
Autor(es): Alvarenga, Clarisse
EDUFBA. Publicado em: 2017
-
6. Historiografia audiovisual: a história do cinema escrita pelos filmes
Resumo Este artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelo Grupo Historiografia Audiovisual (UFJF), que tem como foco o estudo de filmes que apresentem como tema o próprio cinema. Nosso percurso tem início com a pesquisa em andamento “Historiografia audiovisual do cinema no Brasil”; em seguida, estabeleço relações entre o meu trabalho como
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
7. A guerra gaúcha: o Cinema argentino no Brasil (1935 - 1945)
Resumo Esse artigo aborda a circulação da produção cinematográfica argentina no mercado brasileiro entre 1935 e 1945 objetivando mapear quais filmes foram exibidos no Rio de Janeiro e em São Paulo, sua repercussão na imprensa, como os produtores portenhos buscaram comercializar suas películas e as dificuldades encontradas por eles. A pesquisa tem com
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-04
-
8. Humberto Mauro e o cinema como construção da memória
Em Humberto Mauro, Cinema, História, dois filmes de Humberto Mauro são analisados e articulados com o contexto histórico em que foram realizados. Dessa forma, é exposta a relação entre arte, cultura e poder no Brasil e, mais especificamente, de que maneira se dá a monumentalização do passado por meio de uma iconografia que tem por fim se tornar a pr
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2014-06
-
9. Suicidas e foliões: chanchada, carnavalização e realismo no filme Tudo azul, de Moacyr Fenelon (1951)
O filme Tudo azul (1951), dirigido por Moacyr Fenelon, foi um dos momentos do projeto de um cinema nacional-popular, apoiado por realizadores de esquerda, na tentativa de articular crítica social e diversão. Ao narrar a angústia do "pequeno funcionário" Ananias, compositor inédito e pai de vários filhos que trabalha em uma companhia de seguros mas sonh
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-06
-
10. Grande Otelo: um pícaro na cena brasileira
O presente trabalho parte de um olhar sobre a história de vida e da arte praticada pelo ator Grande Otelo (1915-1993) e, para isso, levanta dados sobre a sua atuação em Companhias de teatro de meados do século XX, como também sua passagem pelo teatro de revista, espaço que, sob o foco dessa dissertação, configurou-se como laboratório prático no exe
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/05/2012
-
11. Divergent imagery, historic \"conciliation\": memory, melodrama and documentary in the movies Four days in September and Hércules 56 / Imagens divergentes, \"conciliação\" histórica: memória, melodrama e documentário nos filmes O que é isso, companheiro: E Hércules 56
O melodrama histórico O que é isso, companheiro? (Bruno Barreto, 1997) e o documentário Hércules 56 (Silvio Da-Rin, 2006) adotam gêneros cinematográficos distintos para representar uma das mais importantes ações da luta armada durante o regime autoritário no Brasil (1964-1985): o sequestro do embaixador dos EUA, Charles Elbrick, promovido por MR-8 e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
-
12. A distribuição independente no cinema brasileiro : um estudo sobre a circulação do longa-metragem nacional no mercado de salas, em 2010
This dissertation has the objective of to investigate the distribution of brazilian feature films in home movier theatres by independent distributers in 2010. Identify the behavior of these films in relation to economic and institutional factors that brazilian market. Also, look on the set of weights that separate elements of brazilian cinema audience, even
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/03/2012