Historia Do Cinema Brasileiro
Mostrando 1-12 de 77 artigos, teses e dissertações.
-
1. Caminhos de um cinema brasileiro
Resumo A obra resenhada busca dar conta da vasta e complexa história do cinema brasileiro. Ao seguir uma linha temporal, dos primórdios do cinema até as produções mais recentes, traz uma pluralidade significativa de pesquisadores, metodologias e abordagens, do começo da produção nacional, em 1895, até o cinema mais recente, de 2016.Abstract This boo
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 23/05/2019
-
2. A representação do negro em dois manifestos do cinema brasileiro
Resumo O artigo examina como a questão do negro foi abordada e debatida no cinema brasileiro a partir de dois textos-manifestos de cineastas e críticos vinculados ao Cinema Novo: David Neves e Orlando Senna. Se o arrazoado desses autores se aproxima ao estabelecer que o Cinema Novo redefiniu a representação do negro no cinema brasileiro, distancia-se qua
Estud. av.. Publicado em: 2017-04
-
3. O cinema silencioso e o som no Brasil (1894-1920)
Resumo O cinema silencioso recorreu ao som desde o princípio. Porém, malgrado a relevância da conexão dessas duas esferas, apenas recentemente estudiosos estrangeiros se debruçaram sobre os usos que o cinema silencioso fez do som. No Brasil, pesquisas neste âmbito ainda tateiam. Este artigo pretende recuperar os usos que o cinema silencioso fez do som
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
-
4. Da cena do contato ao inacabamento da história: Os últimos isolados (1967-1999), Corumbiara (1986-2009) e Os Arara (1980-)
Este livro se destina a todos(as) que se interessam por conhecer um tipo raro de cinema feito no Brasil: os filmes de contato. Seus realizadores se dedicam a filmar durante um extenso período de tempo uma das experiências mais devastadoras ainda nos dias de hoje em andamento no território brasileiro: o contato entre a sociedade nacional e os povos que aqui vivem originariamente. Adrian Cowell, Vincent Carelli e Andrea Tonacci captam os inúmeros sentidos desse encontro, indagando a história – suas catástrofes e suas aberturas –, no mesmo momento em que abrem novos caminhos para o cinema.
Autor(es): Alvarenga, Clarisse
EDUFBA. Publicado em: 2017
-
5. Historiografia audiovisual: a história do cinema escrita pelos filmes
Resumo Este artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelo Grupo Historiografia Audiovisual (UFJF), que tem como foco o estudo de filmes que apresentem como tema o próprio cinema. Nosso percurso tem início com a pesquisa em andamento “Historiografia audiovisual do cinema no Brasil”; em seguida, estabeleço relações entre o meu trabalho como
ARS (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
6. A guerra gaúcha: o Cinema argentino no Brasil (1935 - 1945)
Resumo Esse artigo aborda a circulação da produção cinematográfica argentina no mercado brasileiro entre 1935 e 1945 objetivando mapear quais filmes foram exibidos no Rio de Janeiro e em São Paulo, sua repercussão na imprensa, como os produtores portenhos buscaram comercializar suas películas e as dificuldades encontradas por eles. A pesquisa tem com
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2016-04
-
7. Uma história de cinema e censura durante a ditadura brasileira: entrevista com Tereza Trautman
O trabalho da cineasta Tereza Trautman foi perpassado pela emergência das reivindicações de emancipação e igualdade para as mulheres, principalmente na década de 1970. Enquanto o governo militar brasileiro e seu órgão de censura tentavam moralizar a sociedade e manter as mulheres em seus papéis privados, tradicionalmente estabelecidos, Tereza Trautm
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2015-12
-
8. Dioniso nOs Sertões brasileiros: a experiência religiosa do Teatro Oficina
A presente pesquisa abarca os conceitos sobre sincretismo pelo viés religioso e cultural, apontando a construção da identidade via metamorfose e da utopia como fonte das escolhas pautada nos desejos. Partindo dessa investigação observamos um paralelismo da historicidade de um dos ícones do Teatro brasileiro a Associação Teatro Oficina Uzyna Uzona dem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2012
-
9. A chegada do som nos cinemas de São Paulo segundo a Folha da Manhã (1928-1933)
A presente dissertação centra-se no estudo e observação do período de transição entre o filme silencioso e o sonoro nas salas de cinema da cidade de São Paulo, registrado nas páginas do jornal Folha da Manhã entre 1928 e 1933. Ela tem como objetivo investigar e compreender como se processaram as adaptações do mercado exibidor a esta nova tecnolog
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2012
-
10. É que Glauber acha feio o que não é espelho: a invenção do Cinema Brasileiro Moderno e a configuração do debate sobre o ser cinema nacional.
O principal objetivo deste trabalho consistiu em estabelecer uma ampla interlocução entre os vários sujeitos envolvidos com as produções de sentido sobre o Cinema Brasileiro e que tomam a noção de moderno como ponto de discussão. A análise de textos e livros produzidos por cineastas e críticos de cinema permitiu enxergar os pontos de articulação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/05/2012
-
11. Found-footage film - documentário de arquivo : O cinema de Emile De Antonio e uma análise de In The Year of The Pig
Um panorama conceitual sobre filmes documentais realizados a partir de images de arquivo, os chamados found-footage films. A principal referência para análise da produção cinematográfica do período anterior aos anos 1960 é o livro Films Beget Films, publicado em 1964, pelo pesquisador norte-americano Jay Leyda. Esta dissertação procura complementar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/05/2012
-
12. A distribuição independente no cinema brasileiro : um estudo sobre a circulação do longa-metragem nacional no mercado de salas, em 2010
This dissertation has the objective of to investigate the distribution of brazilian feature films in home movier theatres by independent distributers in 2010. Identify the behavior of these films in relation to economic and institutional factors that brazilian market. Also, look on the set of weights that separate elements of brazilian cinema audience, even
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/03/2012