Historia Cultural Latino Americana
Mostrando 1-12 de 26 artigos, teses e dissertações.
-
1. Uma ontologia evolucionista : considerações sobre a noção de desenvolvimento na obra de Darcy Ribeiro
Esta dissertação procura investigar possíveis pontos de interlocução entre uma teoria antropológica moderna e discursos sobre o ―desenvolvimento‖. O principal ponto de interlocução destes campos são teorias acerca da mudança cultural, considerando o papel de mediadoras que desempenham ao produzir sentidos específicos para a noção de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/08/2012
-
2. THE THEOLOGY OF THE HOLY SPIRIT IN VICTOR CODINA / A TEOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO EM VÍCTOR CODINA
A teologia do Espírito Santo em Víctor Codina, tecida na linha da complementação cristológica e eclesiológica pós-conciliar, relaciona o Espírito Santo e a Igreja em perspectiva histórico-crítica no processo salvífico que une Jesus à Igreja. O autor escuta e reflete teologicamente a partir da realidade existencial latino-americana e projeta conse
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/08/2012
-
3. Educomunicação e cidadania na América Latina. A interface comunicação/educação a partir das práticas sociais no continente: estudo de caso de políticas públicas na Argentina e no Brasil / Educommunication and citizenship in Latin America. The interface comunication/education from social practices in daily life: study of the case of public policies in Argentina and Brazil
Esta pesquisa teve como objetivo identificar o contexto político-social em que surgiu o conceito de educomunicação na América Latina, tendo como hipótese que o novo campo emergiu da própria luta do movimento social pelos direitos humanos, em específico, pelo direito à comunicação. Refletimos, nesse contexto, sobre a comunicação, como campo cient�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/04/2012
-
4. José Martí: modernidade e utopia
O artigo trata da trajetória intelectual e política de José Martí. Busca analisar as rupturas que o mesmo introduziu no campo cultural da América Latina, ao reescrever as relações entre civilização e barbárie, assim como entre literatura, história e política. Utilizou-se da crônica jornalística como arma de combate para introduzir um discurso n
Sociedade e Estado. Publicado em: 2011-08
-
5. O Projeto de identidade latino-americana de Manoel Bomfim na obra A América Latina: Males de Origem (1905) / The Project for Latin American identity in the work of Manoel Bomfim Latin America: Origin of Evil (1905)
A presente dissertação objetiva contribuir para o debate latino-americanista trazendo para a discussão as idéias do pensador brasileiro chamado Manoel Bomfim (1868-1932) específicamente com relação à identidade latino-americana. Pretendemos, para tanto, vislumbrar em que medida as considerações que este pensador brasileiro faz acerca da América La
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/04/2010
-
6. A oposição de direita ao populismo no Cone Sul: proposta para uma história latino-americana e comparativa
Parte do livro:Política e identidade cultural na América Latina
Autor(es): Bohoslavsky, Ernesto
Editora UNESP. Publicado em: 2010
-
7. Música Contemporânea em Minas Gerais: os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte (1986-2002)
The aim of this work is to understand the historic process which achieved the construction of the Latin American contemporary music movement in Belo Horizonte, more specifically, the Latin American Composers Gatherings of Belo Horizonte, held in the years 1986-1988-1992-2002 sponsored by the Fundação de Educação Artística. It was also possible to get kn
Publicado em: 2010
-
8. As perversões ficcionais da representação: de Vaimaca Perú a Antônio Conselheiro
O presente trabalho centra-se na análise da idealização como forma de reconhecimento da subalternidade, idealização que se pretende garantia de uma ordem no marco das dinâmicas disciplinares do poder. Esse poder é aquele no qual se vinculam as alteridades de uma forma que, aprioristicamente, se considerará perversa por resultar consciente negação d
Publicado em: 2010
-
9. The Project for Latin American identity in the work of Manoel Bomfim Latin America: Origin of Evil (1905) / O Projeto de identidade latino-americana de Manoel Bomfim na obra A América Latina: Males de Origem (1905)
The present dissertation has an objective to build a Latin-Americanist debate unfolding the ideas of a Brazilian thinker named Manoel Bomfim (1868-1932), specifically with respect to Latin American identity. We intent to glimpse in which measurement the forethoughts of this Brazilian thinker makes of Latin America; if it can be considered a project of identi
Publicado em: 2010
-
10. As Bienais de Artes Visuais do Mercosul : utopias & protagonismos em Porto Alegre (1997-2003)
Esta tese discorre sobre a Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Exposição de arte contemporânea que ocupa vários espaços expositivos e interfere na cidade de Porto Alegre através de intervenções na paisagem e, principalmente, cultural, social, artística e economicamente. Mais especificamente buscou-se a apresentação das relações de estado e merc
Publicado em: 2009
-
11. Interfaces culturais : The ventriloquist s tale &Macunaíma
institucionalização acadêmica de tais estudos, com a criação do Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), em 1964, na Universidade de Birmingham, muito se tem discutido e pesquisado sobre a questão da identidade dos povos que pertencem ao assim chamado ?terceiro mundo?, principalmente daqueles que sofreram com a imposição da força hegemônica
Publicado em: 2008
-
12. ROMEIROS E PEREGRINOS NA ROMARIA DE SANTO ANTÃO: O POVO DA CRUZ RUMO A SALVAÇÃO LATINO-AMERICANA / ROMEROS Y PEREGRINOS EN EL PEREGRINAJE DE ANTÃO SANTO: LA GENTE DE LA CRUZ EN RUTA DE LA SALVACIÓN EN AMERICANA LATINA
Por volta de 1848, segundo o contexto messiânico do sul do Brasil no século XIX, e conforme a realidade e características dos movimentos rústicos sertanejos, iniciou-se em Campestre, Santa Maria, RS, um movimento messiânico encabeçado pelo asceta João Maria de Agostinho, o santo monge ou solitário eremita de Campestre e Botucaraí. João Maria foi ho
Publicado em: 2008