Hermeneutica Musical
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1. O Estilo indígena de Villa Lobos (Parte II): aspectos rítmicos, texturais, potencial significante e tópicas indígenas
Segunda parte do artigo resultante de minha dissertação de mestrado, que trata da representação musical do índio brasileiro na composição de Heitor Villa-Lobos. Nessa segunda parte, continuo defendendo a existência de um "estilo indígena" coerente e autoreferente na música de Heitor Villa-Lobos. Analiso aspectos rítmicos e texturais desse estilo e
Per musi. Publicado em: 2013-06
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2. A teoria fraseológico-musical de H.C. Koch (1749-1816) / The musical-phraseological theory of H.C. Koch (1749-1816)
Este trabalho propõe a abordagem hermenêutica da teoria fraseológica de Heinrich Christoph Koch (1749-1816), considerada, desde o século XVIII, a mais clara e completa sistematização fraseológica de sua época. O objetivo é compreender historicamente como se manifesta a relação entre a gramática musical, a retórica e a estética nessa teoria, inv
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/10/2011
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3. The blue dress: education and music in the childhood: anthropological considerations / O vestido azul: educação e música na infância - ressonâncias antropológicas
This dissertation is about a study that intends to go underneath the reflection of music and education in the childhood. This way, its not about creating new methodologies on how teaching music or technical-musical considerations for didatic aplications, but the possibility of a childhood education focused on an encounter between professor and pupil, the sea
Publicado em: 2010
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4. Three piano waltzes of Radames Gnattali : an analytical-interpretive approach / Tres valsas para piano de Radames Gnattali : uma abordagem analitico-interpretativa
O presente trabalho tem como objeto de estudo as valsas para piano Carinhosa, Perfumosa e Vaidosa, de Radamés Gnattali, e tem por objetivo o estudo analítico das referidas peças visando ao entendimento dos processos composicionais empregados e sua relação com a interpretação das obras. Para tanto, foi utilizada a técnica de Análise Hipermétrica ela
Publicado em: 2009
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5. Uma concepção musical para as Impressões Sinfônicas Festas das Igrejas, do compositor Francisco Mignone. O uso da Hermenêutica do ponto de vista da Regência.
In this work, we will present a musical conception of the Impressões Sinfônicas Festa das Igrejas (Symphonic Impressions Churches Party), by the composer Francisco Mignone. The interpretive aspect is the main focus of this study, so we will highlight some of the many intrinsic musical components of the score, indicating interpretation possibilities based o
Publicado em: 2008
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6. Os saberes docentes na ação pedagógica dos estagiários de música : dois estudos de caso
O presente trabalho se propôs a investigar como os estagiários de música desenvolvem sua ação pedagógica a partir dos saberes docentes mobilizados e socializados na atividade de estágio. Os trabalhos de Lee S. Shulman (1986, 1987, 2004), Maurice Tardif (2002) e Clermont Gauthier et al. (1998) fundamentam o referencial teórico desta investigação. A
Publicado em: 2007
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7. Ser docente universitário-professor de música : dialogando sobre identidades profissionais com professores de instrumento
Tomando como ponto de partida o tema das identidades profissionais e as reflexões sobre as minhas vivências como professora universitária na área de música, proponho o estudo das narrativas de dezesseis professores de instrumentos musicais nos cursos de Bacharelado em Música em três universidades públicas do Estado do Rio Grande do Sul: UFPel, UFRGS,
Publicado em: 2007
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8. The rhetorical orientation of the classical compositional process examined in H. C. Koch s essay Versuch einer anleitung zur composition / A orientação retorica no processo de composição do classicismo observada a partir do tratado Versuch einer anleitung zur composition (1782-1793) de H. C. Koch
Esta pesquisa propõe o estudo da Teoria da Composição musical do final do século XVIII a partir da obra Versuch einer Anleitung zur Composition (1782-1793) de H.C. Koch. Concentra-se na orientação retórica dos procedimentos composicionais, em seus aspectos mecânicos e sua regulamentação. O estudo compara o sistema retórico de criação com o siste
Publicado em: 2006