Helio Oiticica
Mostrando 37-48 de 54 artigos, teses e dissertações.
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37. LIVRO OU LEAVE ME: THE BABYLONIAN WRITINGS OF HÉLIO OITICICA (1971-1978) / LIVRO OU LIVRO-ME: OS ESCRITOS BABILÔNICOS DE HÉLIO OITICICA (1971-1978)
From 1971 to 1978, Hélio Oiticica (1937-1980), a native of Rio de Janeiro, lived in Manhattan. During his sojourn in New York, a city he referred to as Babylon, he put much of his effort into a new project: that of publishing a number of texts written in this period as a book whose format and content would constantly change throughout the years, never reach
Publicado em: 2008
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38. H2 O2: Hélio por Hélio; Oiticica pós Oiticica
Essa dissertação realiza um estudo acerca das atuais exibições e condições de leitura dos trabalhos de Hélio Oiticica. A questão é discutir como ocorre a exposição dessas obras e qual o contraponto desses projetos em relação aos depoimentos do autor. Iremos, com isso, abordar, a partir de um determinado recorte de sua obra, uma questão mais amp
Publicado em: 2007
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39. As cores e os lugares em Hélio oiticica: uma leitura depois de Houston
ARS (São Paulo). Publicado em: 2007
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40. Uma configuração comunicativa do corpo: condutas e vertigens no filme H.O de Ivan Cardoso
A pergunta - como se configura a dimensão comunicativa do corpo num contexto em que a relação com o corpo do outro, e com o nosso próprio, está atravessada em grande parte pelas imagens? - nasceu com a constatação de que hoje as imagens se valem excessivamente dos corpos, ao mesmo tempo em que as estratégias espetaculares convidam-nos a esquecer que
Publicado em: 2007
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41. Uma poética ambiental - Cildo Meireles (1963-1970) / Uma poética ambiental - Cildo Meireles (1963-1970)
Esta tese tem como objeto a formação e a produção do artista brasileiro Cildo Meireles entre os anos de 1963 e 1970 nas cidades de Brasília e Rio de Janeiro, e a discussão desses fatos em relação à idéia de uma ênfase em seus aspectos ambientais. O objetivo é de verifi car como a perspectiva de Brasília, idéia cunhada por Mário Pedrosa e Frede
Publicado em: 2007
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42. Espaço fluido
O termo Espaço Fluido está sendo por mim proposto para pensar obras que, ao serem instaladas, incorporam o espaço de apresentação, bem como o espectador. A realização de propostas artísticas a partir de sua relação específica com o lugar vem se apresentando, desde o final dos anos 50, constituindo-se fundamental para a inserção e a experiência
Publicado em: 2007
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43. Entre o museu e a praça : o legado de Lygia Clark e Helio Oiticica / Between the museum and the square, the artistic legacy of Lygia Clark and Helio Oiticica
The divergence between contemporary art and the museological conventions that has persisted for some decades, can be explained by the fact that the modern museum has become inadequate in relation to the present artistic production. In this dissertation we intend to discuss the museum?s assimilation of Lygia Clark and Helio Oiticica?s art works, considering b
Publicado em: 2006
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44. Arte para o corpo : vivenciar, perceber e sentir a arte contemporanea brasileira / Art for the body : to live deeply, to perceive and to feel in the art brazilian contemporary
Esta pesquisa teve por finalidade apontar a importância da estimulação sensorial no corpo humano por meio do contato com objetos e instalações que possam proporcionar uma experiência sensível (olhar, tatear, ouvir, degustar e falar). Neste sentido, tais experiências mostram a interação entre a arte e a vida do ser humano em seu dia-a-dia, bem como
Publicado em: 2006
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45. Trabalhos de escala ambiental: da escultura moderna a situações contemporâneas / Trabalhos de escala ambiental: da escultura moderna a situações contemporâneas
O projeto de pesquisa analisa os rumos do pensamento escultórico moderno em direção a uma escala ambiental, processo que tem origem no final do séc. XIX, momento em que a obra A Porta do Inferno, de Auguste Rodin, modifica o espaço narrativo clássico, rompendo com a premissa do monumento e passando a pleitear cada vez mais uma imersão da obra no espa�
Publicado em: 2006
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46. As exposições internacionais de arte brasileira: discursos, práticas e interesses em jogo
Nos anos 90, a presença da arte brasileira tornou-se cada vez mais freqüente na cena artística internacional. Curadores e demais agentes internacionais vêm adotando um discurso politicamente correto, segundo o qual as fronteiras entre centro e periferia, que sempre organizaram o campo artístico internacional, teriam desaparecido, permitindo assim a valo
Sociedade e Estado. Publicado em: 2005-12
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47. ESPAÇO, COR E HABITAÇÃO: O JOGO COMO ESTRUTURA E LUGAR DE ENCONTRO, NA OBRA DE HÉLIO OITICICA / ESPACE, COULEUR ET HABITATION: LE JEU COMME STRUCTURE ET LIEU DE RENCONTRE, DANS L`OEUVRE DE HÉLIO OITICICA
Parcourir l`espace pour, enfin, rencontrer l`humain. Des Meta-schémas aux Monochromatiques et de ceux derniers jusqu`aux Reliefs Spatiaux, Pénétrables, Bolides, Parangolés (parangolé: argot de la ville de Rio de Janeiro des années 50, utilisé par Hélio Oiticica pour nommer beaucoup de ses travaux). Parcourir l`espace pour l`habiter et pas pour le mes
Publicado em: 2005
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48. Marepe:memória, devaneio e cotidiano na arte contemporânea da Bahia.
Este trabalho buscou entrar no universo da produção do artista plástico baiano Marepe. Para compreender melhor a inserção de sua obra num patamar de grande reconhecimento internacional - sendo este artista jovem, presente, aproximadamente, há quinze anos no meio artístico e, ainda, residindo em uma cidade do interior da Bahia -, foi fundamental uma br
Publicado em: 2005