Heidegger Martin 1889 1976
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13. Agö, orixá! gestão de uma jornada afro-estética-trágica : o relato de um aprendizado e de uma formação pedagógica vivida no candomblé
A Tese problematiza o aspecto estético, ético e pedagógico do Ilê axé Oya Gbembale em Goiânia. Propõe-se compreender o Terreiro de Candomblé como espaço de aprendizagem, onde o trágico ganha um contorno pela sua plasticidade, movimento e complexidade que povoa o Cotidiano e a vida do Povo do Santo. Assim, a Educação no Axé ganha uma dimensão po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2009
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14. A co-pertinência entre Ser e homem no pensamento de Heidegger: em busca da unidade esquecida. / The together-belongingness of Be-ing and man in the philosophy of Heidegger: in search of the hidden unity.
Discute-se nessa dissertação, ao modo de uma reflexão fenomenológica, a co-pertinência (Zusammengehörigkeit) entre Ser e homem. Trata-se de um conceito que aparece explicitamente no pensamento fenomenológico de Martin Heidegger, sobretudo a partir dos anos 30, quando o pensamento heideggeriano interroga o sentido da Verdade segundo a história do Ser,
Publicado em: 2009
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15. A co-pertinência entre Ser e homem no pensamento de Heidegger: em busca da unidade esquecida. / The together-belongingness of Be-ing and man in the philosophy of Heidegger: in search of the hidden unity.
Discute-se nessa dissertação, ao modo de uma reflexão fenomenológica, a co-pertinência (Zusammengehörigkeit) entre Ser e homem. Trata-se de um conceito que aparece explicitamente no pensamento fenomenológico de Martin Heidegger, sobretudo a partir dos anos 30, quando o pensamento heideggeriano interroga o sentido da Verdade segundo a história do Ser,
Publicado em: 2009
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16. The together-belongingness of Be-ing and man in the philosophy of Heidegger: in search of the hidden unity. / A co-pertinência entre Ser e homem no pensamento de Heidegger: em busca da unidade esquecida.
The together-belongingness (Zusammengehörigkeit) of Be-ing and man is discussed in this dissertation in the style of a Phenomenological reflection the together-belongingness (Zusammengehörigkeit) of Be-ing and man. It treats of a concept which appears explicitily in the phenomenological thought of Martin Heidegger, especially, beginning in the 30s, when he
Publicado em: 2009
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17. A questÃo da intencionalidade em Husserl e Heidegger: caminhos e descaminhos / The subject of intentionality in Husserl and Heidegger
The conductive thread of Edmund Husserl and Martin Heideggerâs phenomenological investigations is the concept of intentionality; his analysis has for purpose to solve the fundamental methodological problem concerning the scientific disclosure of the sphere of lived experience (Erlebnis). So that it becomes clear, it is necessary to consider him formally. In
Publicado em: 2008
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18. EVOCAÇÃO POÉTICA : O velar e o desvelar da obra pictórica Menino morto de Cândido Portinari à luz das concepções de Paul Tillich e de Martin Heidegger sobre as artes / Poetic evocation: the veiling and unveiling of the paint Dead boy by Cândido Portinari in the light of Paul Tillich and Martin Heideggers conceptions on art
Art has been always a great mystery to human beings. Its polissemic characteristic challenges us to think it as something always opened. Thats to say, as something that allows people to experience art in diverse manners. By choosing de paint of Cândido Portinari, titled Menino morto (Dead boy), we pretend to show that the meeting with a work of art is force
Publicado em: 2008
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19. A EXPERIÊNCIA DA LINGUAGEM E DO SAGRADO NO CONTO "A HORA E VEZ DE AUGUSTO MATRAGA" DE GUIMARÃES ROSA SOB A OCULAR DE MARTIN HEIDEGGER
Nesta pesquisa buscamos desenvolver o tema da linguagem e do sagrado no pensamento de Martin Heidegger (1889-1976). O sagrado ganha destaque em seu pensamento a partir do diálogo com o poeta Hölderlin (1770-1843). Tal diálogo partiu de uma necessidade do seu pensamento e se tornou possível uma vez que o poema deste poeta coloca em questão a própria ess
Publicado em: 2008
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20. Heidegger e a fenomenologia como explicitação da vida fáctica
A publicação das Obras Completas de Martin Heidegger tem oferecido aos estudiosos novos elementos para que se considere sua trajetória intelectual. Esta começa na teologia e desemboca na filosofia. No começo da década de 1920, ele compartilha com Husserl que a filosofia, que se encontra enredada em confusão com as ciências objetivas, só pode ser fen
Publicado em: 2008
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21. A dinâmica do sagrado em um horizonte pré-metafísico: Heidegger e os pensadores da origem / A dinâmica do sagrado em um horizonte pré-metafísico: Heidegger e os pensadores da origem
O presente trabalho tem o objetivo de apontar uma dinâmica do sagrado em um horizonte pré-metafísico a partir de uma aproximação entre dois âmbitos do pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976). A partir desta tarefa, nossa investigação deverá buscar demonstrar de que modo as palavras de Anaximandro, Parmênides e Heráclito (chama
Publicado em: 2007
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22. Dasein e Linguagem em Heidegger:do discurso ao monÃlogo / Dasein and language in Heidegger: from discourse to monologue.
Este trabalho tem como propÃsito explicitar a continuidade do pensamento de Heidegger a respeito da relaÃÃo entre o Dasein e a linguagem, especificamente a partir da abordagem de trÃs textos: Ser e tempo (1927); Sobre o humanismo (1946) e O caminho para a linguagem (1959). O objetivo principal à examinar esta relaÃÃo antes e depois do que foi consider
Publicado em: 2007
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23. Escuta e verdade :uma interpretação a partir de Foucault e Heidegger
Dans les exercices spirituels proposés par les anciens greco-romains pour un souci de soi (epiméleia heautoû), sont soulignés ceux liés à lécoute. Ecouter sest caractérisé, à lintérieur dune série de pratiques, telles lire, écrire, mémoriser et méditer, comme la première forme et la plus privilégiée dappropriation de la vérité par le suje
Publicado em: 2007
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24. Na aproximação de mythos e logos: a compreensão sobre o modo de ser dos homens
Este estudo tem como questão distinguir e aproximar dois modos, mutuamente irredutíveis, de pensamento e discurso: o mythos e o logos. Para efetuarmos tal distinção, partimos do reconhecimento de algumas das características distintivas do mythos e do logos nas origens do pensamento ocidental, posto ser desde lá que germinam as expressões poéticas e f
Publicado em: 2007