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13. Utilização de callback no aprimoramento da interface com o usuário
O objetivo do presente trabalho é encontrar uma forma de prover real feedback aos usuários de sistemas interativos, em especial, no tocante a sistemas que realizam a carga de grandes volumes de dados demandando muito tempo de processamento e recursos de máquina para serem concluídos, aprimorando, desse modo, a interação humano-computador. Além de melh
Publicado em: 2011
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14. Estudo da hidrogenação do NBR empregando sistema bifásico
Neste trabalho foi estudada a hidrogenação do NBR em meio bifásico empregando complexos de rutênio e o líquido iônico [MBI][BF 4] que foi utilizado como agente imobilizante do catalisador. A hidrogenação mostrou-se efetiva em condições brandas como 10-40 atm e temperaturas de 140-160°C utilizando-se o complexo RuHCI(CO)(PCY3)2 onde obtiveram-se al
Publicado em: 2010
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15. Usabilidade para terceira idade : avaliação de usabilidade em ferramentas de correio eletrônico web (webmail) / Usability to older people: usability evaluation in website e-mail
Estudos nacionais realizados pelo IBGE (2002) apontam um aumento substancial – e crescente – do número de pessoas idosas no país, compreendendo cerca de 10% da atual população brasileira. Com o envelhecimento da população, surge a necessidade de manter a interação com sistemas e dispositivos informatizados adequada às necessidades especiais dess
Publicado em: 2010
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16. RenderXML : renderizador de interfaces de usuário para múltiplas plataformas / RenderXML – multiplatform user interface renderer
O surgimento de diferentes dispositivos computacionais fez crescer a demanda pela possibilidade de utilização de um aplicativo em múltiplas plataformas, exigindo o desenvolvimento de novas técnicas que possibilitem o atendimento desse requisito de forma mais simples. Uma das abordagens propostas para solucionar esse problema é caracterizada pelo uso de
Publicado em: 2010
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17. USING CASES IN REFLECTION IN ACTION IN HCI DESIGN ACTIVITIES / O USO DE CASOS NA REFLEXÃO EM AÇÃO EM ATIVIDADES DE DESIGN DE IHC
O processo de design envolve investigar a situação atual para definir um problema de design, elaborar uma proposta de intervenção na forma de uma solução e avaliar se ela é satisfatória (Lawson, 2006). Schön (1983) investiga a epistemologia da prática de design como um processo de reflexão em ação. Nesse contexto, exploramos conceitos de racioc�
Publicado em: 2010
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18. Estudo dos compostos nitrogenados em frações do petróleo
O nitrogênio é um componente universal de combustíveis fósseis, geralmente associados à matriz orgânica. A grande maioria destes compostos nitrogenados presentes no petróleo e resíduos tem efeito muito importante na estabilidade de processos catalíticos. Por exemplo, eles podem causar o envenenamento de catalisadores, além da formação de gomas na
Publicado em: 2010
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19. O raciocínio clínico do enfermeiro na avaliação de feridas em clientes com afecções oncológicas / The clinical reasoning of the nurse in the evaluation of wounds in clients with oncologic disease
Estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, que teve como objeto o raciocínio clínico elaborado pelos enfermeiros ao cuidarem de feridas em clientes com afecções oncológicas. Os objetivos traçados para o estudo foram: identificar as estratégias cognitivas que os enfermeiros com especialização em área oncológica consideram adotar pa
Publicado em: 2010
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20. OBSTÁCULOS AO ENSINO DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA ENGENHARIA SEMIÓTICA / OBSTACLES TO THE TEACHING OF THE SEMIOTIC ENGINEERING EVALUATION METHODS
This thesis presents the results of a qualitative research about the difficulties that are present in the teaching and learning process of two Human-Computer Interaction (HCI) evaluation methods. It concerns the Semiotic Inspection Method (SIM) and the Communicability Evaluation Method (CEM) both proposed by Semiotic Engineering to analyze the quality of the
Publicado em: 2009
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21. Models and Methods for Human-Computer Interaction Using Hands Gestures / Modelos e Métodos para interação homem-computador usando gestos manuais
Esta tese aborda o problema de entender videos digitais algoritmicamente aplicado ao design de sistemas de Interação Homem-Computador (HCI do Inglês: Human-Computer Interaction) baseados na postura e movimento da mão. Tais sistemas são frequentemente referidos como um tipo de Interface Perceptual com o usuário (PUI do Inglês: Perceptual User Interface
Publicado em: 2009
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22. ManasTool: uma ferramenta computacional para apoio ao projeto da comunicação entre usuários em sistemas colaborativos
The use of the Internet is growing in exponential proportion, and following this tendency, the use of the collaborative systems (i.e. systems that allows people to interact with each other) is also increasing. Since the eighties, researchers have pointed out the importance of the social impact that collaborative systems have over their users. However, few pr
Publicado em: 2009
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23. Geração automática e assistida de interfaces de usuário / Automatic and aided generation of user interfaces
A geração automatizada de Interfaces de Usuário (IU) é objeto de estudo há muitos anos. Desde a década de 80, dezenas de projetos foram desenvolvidos e várias soluções apresentadas ao mercado. Entretanto, mesmo com os avanços obtidos neste cenário, inúmeras dificuldades ainda continuam presentes no dia-a-dia dos desenvolvedores de sistemas. A nec
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2009
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24. COMPOSITION OF HCI EVALUATION METHODS FOR HYBRID VIRTUAL ENVIRONMENTS: A CASE STUDY WITH THE HYBRIDDESK / COMPOSIÇÃO DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE IHC PARA AMBIENTES VIRTUAIS HÍBRIDOS: UM ESTUDO DE CASO COM A HYBRIDDESK
O design da interação vem sendo finalmente reconhecido como um fator fundamental para a maior aceitação e utilização eficaz de aplicações e sistemas computacionais. Aplicações que fazem uso de ambientes virtuais (AV) vêm sendo desenvolvidas em número crescente e com finalidades cada vez mais diversas e inovadoras. Entretanto, o conhecimento sobre
Publicado em: 2009