Gaston Bachelard
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25. Circulação 7: uma proposta visual contemporânea
Esta dissertação trata de um levantamento teórico sobre as etapas do processo criativo, de uma proposta artística visual contemporânea, onde a máscara é o elemento deflagrador do projeto. O foco principal do trabalho plástico é a produção de uma poética, na qual se pretende, com a inserção da máscara, traduzir o mistério em uma obra de arte.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/12/2011
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26. Tacitus:uma coleção particular de coisas inanimadas
Esta dissertação detalha as etapas do processo criativo para a concepção de um painel modular de uma Coleção de pinturas figurativas de objetos singulares, constituído por 72 telas de 40 X 40 cm cada, apresentado no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em 2011. As seguintes ações processuais delinearam a pesquisa: uma coleta fotográfica de obje
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/12/2011
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27. Jardim de passiflora:impressões,marcas e devaneios / Passiflora garden:prints,marks and day dreams
Jardim de passiflora: Impressões, marcas e devaneios é o título desta dissertação na linha de pesquisa de Processos Criativos. Partindo de experimentações teóricas e práticas, almejou-se realizar uma pesquisa na qual a obra fosse o objeto central de investigação, considerando o seu processo de criação e as variações que ocorreriam na sua reali
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/12/2011
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28. Hibridismo, crítica e ironia: um estudo dos poemas em prosa de Pedro Kilkerry / Hybridity, critical and irony: a study of the prose poems of Pedro Kilkerry
Tendo como corpus de estudo quatro textos do poeta baiano Pedro Kilkerry (1885-1917), que são normalmente tidos como exemplos de prosa poética, o objetivo central desta pesquisa é analisar estes textos no âmbito do gênero literário difundido por Baudelaire: o poema em prosa, gênero híbrido que comporta características tanto da prosa quanto da poesia
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
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29. EspaÃos da imaginaÃÃo no processo criativo de Tatiana Belinky / Spaces of the imagination in the creative process Tatiana Belinky
Esta pesquisa se propÃe a fazer uma anÃlise dos EspaÃos da imaginaÃÃo no processo criativo da escritora Tatiana Belinky, a partir de uma investigaÃÃo de sua trajetÃria no universo da literatura infanto-juvenil, procurando verificar como ocorreu seu amadurecimento profissional desde sua atuaÃÃo como autora de peÃas de teatro, como roteirista à fas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/08/2011
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30. Aventuras e estratégias da razão: sobre a história epistemológica das ciências / adventures and strategies of reason: on the epistemological history of science
Embora a questão do esclarecimento não fosse novidade na História das Ciências, Gaston Bachelard (1884-1962) impôs-lhe várias mudanças ao demonstrar a historicidade da razão movendo-se para muito além das categorias a priori e negar uma continuidade necessária entre teorias e conceitos científicos. Por acreditar que a ciência é o local de onde e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
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31. IMAGENS SIMBÓLICAS E METÁFORAS EM FAZENDEIRO DO AR, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Esta dissertação apresenta, em seu primeiro capítulo, os conceitos de imagens e símbolos. No segundo, as teorias de Bachelard, aplicando-as a exemplos extraídos da obra poética Fazendeiro do Ar, de Carlos Drummond de Andrade. As metáforas são tratadas no terceiro capítulo. Orientam-se pelas teorias de Susanne Langer e também são aplicadas a exempl
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/08/2011
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32. Da imaginação criadora da ciência à imaginação criadora da poesia em Gaston Bachelard
Este trabalho reflexivo trata do pensamento de Gaston Bachelard, pensador arguto e incansável em suas investigações filosóficas. Ele viveu um dos períodos mais tumultuados para a ciência, os anos pós-revolução einsteiniana. Bachelard, porém, compreende que este evento representa um movimento inerente ao próprio conhecimento científico, que deve s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/06/2011
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33. Corpocircuito: uma poética de múltiplos na precariedade do equilíbrio / Cuerpocircuito:una poética de multiples en la precariedad del equilibrio
CUERPOCIRCUITO designa una investigación en poéticas visuales, cuyo abordaje metodológico en procesos de creación se apoya conceptualmente en la Teoría de la Formatividad de Luigi Pareyson que propone énfasis en el hacer; en la Crítica Genética de Cecília Salles que piensa el proceso como un sistema complejo de redes y en su perspectiva de análisis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/05/2011
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34. Educação na linguagem da anima: diálogos ontológicos com a música / Education in the language of the Anima: ontological dialogues with music
Há, entre educação e música, uma relação profunda que ultrapassa o ensino da arte. Partindo de uma perspectiva fenomenológica da interpretação e da escuta, encontramos na música estruturas míticas que permitem sustentá-la como chave metafórica para uma compreensão da atividade educacional, mediante a centralidade do ENCONTRO para ambas. A músi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/04/2011
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35. Miguilins no sertão da cabaça azul: incandescência, infância e devaneios poéticos em Mutum
A presente dissertação empreende uma leitura poética da novela Campo Geral, de Guimarães Rosa, do filme Mutum, baseado na novela citada e dirigido por Sandra Kogut e da investigação em campo realizada em cidades de Minas Gerais-MG envolvidas na realização desse filme. O propósito dessa leitura é comunicar a experiênica devaneadora realizada a part
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/04/2011
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36. Poesia e infância: o corpo em viva voz
Neste artigo busco problematizar a possibilidade desafiadora, colocada à escola da infância, de perceber o vínculo da leitura de poemas com sua potência enquanto experiência poética que pode ser conquistada em viva voz por um corpo que sente. No momento em que, no cenário educacional brasileiro, discute-se o currículo das escolas de Educação Infant
Pro-Posições. Publicado em: 2011-08