Funerary Practices
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Atualizando o debate sobre os judeus da África do Norte
RESUMO O artigo analisa o debate em torno dos judeus do norte da África, procurando articular a crítica ao modelo de assimilação cultural e a compreensão historiográfica romana antiga, reproduzida pelo pensamento humanista clássico e pós-clássico. Argumenta que a análise específica de contexto regional revela as ambiguidades e as incertezas ineren
Topoi (Rio J.). Publicado em: 15/08/2019
-
2. Mortuary practices in the Argolid between the eleventh and the eighth centuries BC / As práticas mortuárias na região da Argólida entre os séculos XI e VIII a.C.
A presente pesquisa de doutorado pretende levantar, catalogar e examinar os vestígios arqueológicos dos contextos funerários, datados entre o intervalo do século XI ao VIII a.C. nos principais sítios da região da Argólida (Mapas 1, 2 e 3), Argos, Tirinto, Asine, Micenas, Náuplia e Lerna. Comparando tais dados entre si, e discutindo-os a partir de fun
Publicado em: 2010
-
3. As práticas mortuárias dos caçadores-coletores pré-históricos da região de Lagoa Santa (MG): um estudo de caso do sítio arqueológico "Lapa do Santo" / The mortuary practices of pre-historic hunter-gatherers from Lagoa Santa region: a case study of the Santo Rockshelter archaeological site
A região de Lagoa Santa é mundialmente famosa pela quantidade, qualidade e antiguidade dos remanescentes esqueletais humanos nela encontrados. Entretanto, muito pouco é conhecido sobre as práticas mortuárias dos grupos que ocuparam a região. A versão vigente na literatura é que essas eram extremamente simples, expeditas e homogêneas. Na presente dis
Publicado em: 2010
-
4. PrÃticas funerÃrias e cultura material nos SertÃes da ParaÃba : a necrÃpole sÃtio Pinturas I, em SÃo JoÃo do Tigre
The history shows us that the area was inhabited since the period of posthuman contact by the group that was called Cariri. On the assumption that we can study and learn about the life of a human group through the death of their individuals, present as the main objective of this research to study the structures of the funeral site Pinturas I, trying to ident
Publicado em: 2009
-
5. The precolumbian occupation of "Região dos Lagos, RJ": settlement system and intersocietal relationships between sambaqui groups and Tupinambá and Una tradition / A ocupação pré-colonial da região dos Lagos, RJ: sistema de assentamento e relações intersocietais entre grupos sambaquianos e grupos ceramistas Tupinambá e da tradição Una
This research aimed contributing to the understanding of the settlement pattern of sambaqui dwellers who occupied the Saquarema lagoonar system (Rio de Janeiro State, Brazil) between 6600 and 1500 cal years BP. It considers the premise that studies of continuity and change are the base to the development of regional synthesis. The model developed presumes th
Publicado em: 2007
-
6. Structures and artifacts: the hero cult in Greek sites of Iron Age (XIth to VIIIth centuries BC) / Estruturas e artefatos $$b o culto heróico em sítios gregos da Idade do Ferro (séc. XI ao VIII a.C.)
This research aims to analyze the aspects of ritual practices that took place in monumental apsidal structures* in Greek sites of Iron Age (1100 to 700BC). Many authors believe that these funerary practices are dressed up as a real hero cult. Though, they also observe that generally is really difficult to establish a clear distinction between the sacred and
Publicado em: 2005
-
7. Das igrejas ao cemiterio : politicas publicas sobre a morte no Recife do Seculo XIX
From the study of the construction project of the Public Cemetery Bom Jesus da Redenção, in the XIXth century Recife, this work analyses how the traditional funerary customs were modified after the imposed new sanitary norms. In this sense, the outdoor cemeteries triggered new cultural practices and new adapted attitudes related to death. The hygienist phy
Publicado em: 2005
-
8. PrÃticas FunerÃrias na PrÃ-HistÃria do Nordeste do Brasil
A morte sinaliza a desintegraÃÃo e a dispersÃo daquilo que foi um indivÃduo: a pessoa morta torna-se um antepassado. Cada sociedade dirige seus rituais funerÃrios ou acomoda-se a eles de acordo com os elementos de seu universo mÃtico. A preocupaÃÃo humana em proteger ou preservar seus mortos, leva à transmissÃo e perpetuaÃÃo das prÃticas funerÃ
Publicado em: 2004